Skip to main content
5/5 - (2 votes)

Como escolher uma consultoria ISO?

Gerir um negócio rumo ao sucesso não é uma tarefa fácil, mas pode ser facilitada com a implementação de um Sistema de Gestão. Só que isso envolve a contratação de uma empresa de consultoria ISO para manter a sua melhoria constante e, com tanta oferta no mercado, é natural que na hora de escolher um parceiro tenha dúvidas… 

Se este artigo sobre como escolher uma consultoria ISO lhe interessou, é porque já decidiu certificar a sua empresa, mas ainda não sabe quais os melhores consultores para o ajudar na conceção, implementação e certificação de um Sistema da Qualidade, não é verdade? Ora, não há como fugir a essa necessidade de contratar um serviço de consultoria para manter a sua melhoria constante, seja a norma internacional mais popular, a ISO 9001, seja qualquer outra. Por isso, a questão que deve levantar é: como fazer a triagem e chegar à empresa mais correta para o seu tipo de negócio no meio de tanta oferta. Pois bem, nesse processo de seleção deve levar em linha de conta diversos fatores e é nesse sentido que o convidamos a conhecer, já de seguida, as melhores dicas para contratar o melhor serviço de consultoria ISO para a sua empresa se tornar mais competitiva e sustentável!

 

Defina os seus objetivos

Sim, já reconheceu a real importância da certificação ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, entre outras normais internacionais, mas será que reconheceu os reais problemas na sua empresa que essa certificação pode solucionar? É verdade que são muitos os benefícios da certificação ISO e bem genéricos, mas antes de pensar na entidade certificadora, deve ter consciência do que o seu negócio em particular precisa. Aumentar a reputação? Destacar-se da concorrência? Conquistar novos clientes? Motivar os colaboradores? Enfim, estes são apenas alguns exemplos do que podem ser os seus objetivos. E se os determinar com clareza, não só consegue escolher a norma ISO mais indicada para implementar na sua empesa, como consegue escolher os melhores consultores para o ajudarem a atingir… os melhores resultados!

 

Procure por uma entidade que partilhe os valores e a cultura da sua empresa

O processo de implementação da ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 – ou qualquer outra norma – é moroso. Não o vamos enganar. E precisamente por ser demorado e obrigar a uma relação constante e estreita com um serviço de consultoria, é conveniente que escolha uma empresa que partilhe dos mesmos valores, ou seja, que procure por consultores em que confie e que, mais do que isso, combinem com o seu negócio e encaixem na cultura da sua marca, independentemente da consultoria ser feita de modo presencial ou remotamente.

Clique aqui e conheça a identidade da Templum!

 

Certifique-se de que a consultora tem experiência na implementação de sistemas de gestão

É fundamental procurar por uma empresa certificadora com experiência na implementação de normas ISO porque isso é uma garantia de que já resolveu diversos tipos de desafios em diferentes negócios. A Templum, por exemplo, já certificou até ao momento 1.600 empresas, em mais de 600 cidades diferentes em todo o mundo! E esta mais-valia pode diferenciar este nosso serviço de implementação de uma norma ISO, de serviços similares da concorrência!

 

 

5/5 - (2 votes)

E-book Gratuito: Certificação ISO 9001

Este E-book exclusivo contém:

 
  • Melhorar o desempenho dos produtos e serviços;
  • Aumentar a satisfação dos clientes;
  • Planear e controlar as rotinas de trabalho de forma sistemática;
  • Reduzir custos;
  • Melhorar a comunicação interna;
  • Aumentar oportunidades;

Preencha o formulário abaixo e receba gratuitamente

Nome*
Consentimento*

 

Conheça os testemunhos de outros clientes

No ponto anterior falámos da experiência, mas se quer realmente escolher a melhor empresa de consultoria ISO para o seu negócio, não deve ficar-se pela contagem do número de clientes certificados. Deve tentar conhecer esses clientes e perceber se ficaram realmente satisfeitos com o trabalho dos consultores.

Testemunhos positivos podem não dar garantias, mas – convenhamos – são uma indicação forte de que se a empresa em causa foi a melhor opção para outros gestores, pode ser a melhor opção para si também.

Se a empresa de consultoria ISO não disponibilizar casos de sucesso no seu site (nomeadamente por conterem informações mais delicadas), uma boa ideia para perceber o nível de satisfação dos clientes é pesquisar na Internet por processos em curso contra a empresa, por exemplo, ou reclamações em fóruns, críticas nas redes sociais, e por aí fora.

 

Avalie os consultores ISO

Agora que já pesquisou pela reputação da empresa certificadora ISO, faça o mesmo para os seus consultores. Convém avaliar o ou os consultores que o vão acompanhar ao longo da implementação da ISO 9001, por exemplo, para ter a certeza de que são pessoas competentes e experientes, com qualificações que bastem para responder às suas expectativas.

Para o fazer basta, regra geral, visitar o site da empresa. Aí costumam constar informações sobre a equipa, incluindo qualificações, certificações e até prémios recebidos.

 

 

Veja se a empresa oferece garantia de certificação

Parece óbvio, mas infelizmente não é. Escolher uma boa empresa certificadora implica descobrir se ela oferece a garantia de certificação ISO 9001 ou outra norma internacional. A garantia da certificação é uma cláusula contratual que responsabiliza a empresa de consultoria pela aprovação ou reprovação da empresa contratante durante a auditoria externa. Por isso, um modelo de garantia em contrato como o da Templum é o ideal para si que não coloca o cenário da reprovação, não é verdade? Mas se por acaso a sua empresa passar por todos os nossos processos e ainda assim não conseguir a certificação, a Templum devolve 120% do seu dinheiro de volta! 120%, leu bem?

 

Desconfie de preços baixos

Todos os empresários procuram por preços baixos e o nosso caro leitor seguramente que não foge à regra. Mas vamos lá ser sinceros: acha que um serviço de consultoria ISO pode ser barato? Acha que um trabalho continuo, dedicado, profissional que vai trazer um excelente retorno à sua empresa pode ter um custo baixo? Não pode. Por isso, desconfie de soluções milagrosas e valores abaixo da média do mercado. Não se esqueça de que as melhores empresas de consultoria ISO investem bastante para reter os melhores consultores a trabalhar com as melhores marcas.

Ao pagar um valor justo, tem a certeza que pode contar com a resolução dos seus problemas através de soluções que combinam com os desafios particulares do seu negócio.

Quer conhecer os nossos preços? Clique aqui e solicite-nos uma proposta!