Skip to main content

O QUE É O SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO (SGI)?

O SGI – Sistema de Gestão Integrado é a consolidação de todos os processos de negócios num único sistema de gestão.

Com o Sistema de Gestão Integrado as organizações têm a possibilidade de implementar e se certificar em diversos referenciais num único processo, de forma a atender melhor às necessidades do negócio em termos de eficiência na condução da operação e na simplificação de processos semelhantes para evitar retrabalho.

O mais comum é unir os 3 principais Sistemas de Gestão: Qualidade (ISO 9001), Ambiente (ISO 14001) e Saúde e Segurança no Trabalho (ISO 45001). Porém, é possível acrescentar e/ou substituir para outros sistemas de gestão mais adequados ao seu negócio.

A sua empresa recebe todos os benefícios de um Sistema de Gestão Integrado

SATISFAÇÃO
DOS CLIENTES

MELHORIA NA GESTÃO
DE DADOS

COLABORADORES
MOTIVADOS

CENTRALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

MELHORIA DE DESEMPENHO

REDUÇÃO DE CUSTOS

PARA QUE SERVE O SGI?

Um Sistema de Gestão Integrado permite tornar os processos operacionais mais simples, mas com mais qualidade, e automatizar atividades para garantir maior eficiência, precisão, produtividade, controlo e redução de riscos à empresa.
⠀⠀⠀⠀
As principais normas ISO já estão estruturadas pelo ANEXO SL que permite um processo fácil de integração dos diferentes sistemas.
⠀⠀⠀⠀
O SGI mais comum é o que forma um Tripé de Sustentabilidade: Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001) e Saúde e Segurança no Trabalho (ISO 45001). Com estes três sistemas de gestão é possível controlar a qualidade de um produto ou serviço, conquistar a satisfação do cliente, descartar corretamente os resíduos, identificar os aspetos ambientais do negócio, medir a eficiência dos seus processos e criar ações para a saúde e segurança no ambiente de trabalho. Ou seja, é um sistema de gestão completo para qualquer empresa criar uma diferenciação no mercado.

Templum Consultoria

Contamos com 12 anos de história, mais de 1500 empresas certificadas e garantimos em contrato a devolução do valor pago na consultoria caso não conquiste a certificação ISO.

SGI

Como sabemos muitas empresas, públicas e/ou privadas, só contratam fornecedores que tenham o certificado SGI. Não existe a possibilidade de ficar de fora, certo?

SOLICITE UMA PROPOSTA

A sua empresa recebe todos os benefícios de um Sistema de Gestão Integrado

RECONHECIMENTO NACIONAL E INTERNACIONAL

ATENDIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS DE GRANDES CLIENTES

COMPETITIVIDADE
NO SETOR

Conquiste o SGI e transforme o futuro da sua empresa.

Coloque a sua empresa no primeiro lugar em processos de contratação!

O QUE A MINHA EMPRESA GANHA COM ISSO?

Sabia que existem oportunidades que só se abrem para quem tem o SGI?

As grandes organizações mantém uma política de contratação de fornecedores e um dos principais critérios é que a empresa tenha uma certificação SGI: ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.

Essas organizações precisam garantir que estão a realizar negócios com parceiros sérios e confiáveis e que prezam por questões de qualidade, ambientais e segurança no trabalho. Dependendo do produto ou do serviço que será fornecido, o SGI é um fator que pode colocar a sua empresa em primeiro lugar nesses processos.

Em suma, sem o SGI a sua empresa pode perder a oportunidade de fazer novos negócios e, consequentemente, ganhar mais dinheiro.

Aumente a sua margem

O reflexo da certificação sobre os fornecedores é notável, e eles passam a submeter-se a especificações mais precisas e parâmetros de qualidade mais rígidos, a aumentar a confiabilidade do seu produto/serviço. Certo?

SOLICITE UMA PROPOSTA

A sua empresa recebe todos os benefícios

DIMINUIÇÃO DE
ACIDENTES DE TRABALHO

REDUÇÃO DOS
IMPACTOS AMBIENTAIS

PADRONIZAÇÃO
DOS PROCESSOS

AUMENTO DA QUALIDADE DOS
PRODUTOS E SERVIÇOS

GARANTIR A
MELHORIA CONTÍNUA

USO EFICIENTE DE CONSUMÍVEIS E RECURSOS

REDUÇÃO DE FALHAS
NOS PROCESSOS

GARANTIR O
CONTROLO DAS INFORMAÇÕES

OTIMIZAÇÃO DO
PLANEAMENTO

DÚVIDAS FREQUENTES

Tenho uma empresa de serviços posso certificar no SGI?

O Sistema de Gestão Integrado pode ser implementado em qualquer empresa, independentemente da dimensão e/ou setor de atividade.

Existem pré-requisitos para certificar?

A empresa deve ser constituída legalmente (ter número fiscal) e satisfazer os requisitos legais do seu setor de atividade.

Empresas com mais de uma unidade podem-se certificar no SGI?

Pode sim. Nesse caso a empresa pode escolher certificar apenas uma unidade ou todas as unidades juntas.

O que tenho que fazer para certificar no SGI?

Em primeiro lugar, precisará implementar todos os requisitos da ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 na sua organização. Ao finalizar a implementação passará por uma auditoria interna que vai analisar a necessidade de ajustes. A Templum Portugal atua nesta primeira etapa do processo.

Na segunda etapa deverá contratar uma entidade certificadora que, após uma auditoria para identificar se todos os requisitos estão conformes, concederá o selo e o certificado à sua empresa.

A partir da certificação inicia-se um ciclo contínuo de evolução, melhoria e maturidade do seu Sistema de Gestão Integrado.

O certificado SGI tem validade?

O certificado do Sistema de Gestão Integrado possui ciclos de 3 anos, sendo que durante um ciclo a empresa passará por 2 auditoriais de acompanhamento, realizadas de forma anual e, no final do 3º ano do ciclo, uma auditoria de recertificação que gera um novo ciclo de 3 anos.

Em todas as auditorias é verificado se o sistema de gestão continua conforme com os requisitos das normas e se apresenta a melhoria contínua.

Templum Portugal

Desde 2016 estamos a atuar no mercado de Portugal e PALOP de forma a apoiar as organizações no mapeamento e resolução das dificuldades de gestão. Afinal, não ter o controlo preciso e real do que acontece, sempre leva a prejuízos desnecessários.

Um reconhecimento

Conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade da empresa, pois um SGI assegura boas práticas de gestão e de relacionamento com clientes e fornecedores, descarte correto de resíduos e uma elevada preocupação com a saúde e segurança dos seus colaboradores.

SOLICITE UMA PROPOSTA

A Consultoria que levou mais de 1.500 empresas à certificação

Como garantimos em contrato que terá sucesso?

  • Diagnóstico SGI X Realidade
    Identificaremos os pontos que precisarão de ajustes para conseguir a certificação. Nem mais, nem menos.
  • Cronograma (passo-a-passo)
    Criaremos um trajeto, sem distrações, até à sua certificação.
  • Validação a cada passo concluído
    Validaremos cada passo sem deixar nada pendente para trás.
  • Interação Frequente e Ilimitada com o Consultor
    Contactos diários, reuniões frequentes e produtivas com o consultor.
  • Documentos pré-formatados
    Elaboramos previamente os modelos dos documentos e ajustamos da forma mais útil e adequada à realidade do seu negócio.

NOSSOS CLIENTES

ESTAMOS SEMPRE DISPONÍVEIS
ATRAVÉS DA TECNOLOGIA.

Controlamos detalhadamente todas as atividades da sua jornada na consultoria dando o apoio necessário para que você maximize seus resultados. Tudo isso através de tecnologia intuitiva e com suporte de um especialista 24h por dia, 7 dias por semana! Dessa forma, conseguimos garantir seu avanço no cronograma para que sua empresa certifique dentro do prazo necessário.

online-icones-consultoria-iso-27001-templum-portugal-2