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4 Problemas de comprometimento que atrapalham a sua empresa

Sabia que a maior dificuldade das empresas são os problemas de comprometimento e envolvimento entre colaboradores e administração?

Uma pesquisa anual sobre gestão de qualidade e certificação, realizada pela Templum e ForLogic, mostra exatamente isso: em 2019, problemas de comprometimento eram apontados como uma dificuldade por 47.7% dos participantes e em 2022, o número aumentou para 50.8%. 

Mas o que é relacionamento empresarial? 

Nada mais que um envolvimento real de todos os colaboradores para atingir os objetivos propostos pela organização. 

No primeiro episódio do Certifica Cast, o podcast que simplifica o “tecniquês” do mundo empresarial, Igor Furniel e Dani Albuquerque apresentam soluções para implementar no dia  a dia da sua empresa e resolver o famoso e velho problema de falta de comprometimento e interação.  

Neste artigo reunimos os principais insights para conseguir compreender quais são os maiores problemas de comprometimento e como analisar e solucioná-los com estratégias validadas e bem-sucedidas. 

Continue a ler e comece a colocar em prática!

Problema de comprometimento: não compreensão dos processos 

A lógica é bem simples: as pessoas não se relacionam com aquilo que não conhecem ou não entendem. 

Faça uma reflexão: será que todos os colaboradores sabem quais são os objetivos da empresa? Como alcançá-los? Como cada um pode contribuir para atingir a meta? Como será medido o desempenho e evolução? Quais são os ganhos para a empresa e para os colaboradores? Quais as consequências se os objetivos não forem alcançados? 

Se as suas equipas têm as respostas para todas estas perguntas, parabéns! Está no caminho certo para gerir uma empresa com colaboradores mais atentos e envolvidos. Porém, se faltou alguma resposta… o processo de comunicação não está a ser eficiente! 

Dani Albuquerque, Diretora de Operações da Templum, afirma que a grande maioria das empresas não está a conseguir manter o repertório de comunicação a nível estratégico e operacional em ambientes de trabalho remoto ou híbrido, após o distanciamento causado pela pandemia. Isto porque as ferramentas utilizadas no ambiente presencial não funcionam no novo cenário. 

Felizmente, a solução para o primeiro problema de comprometimento é bem simples: faça com que todos os colaboradores da empresa tomem conhecimento e entendam as questões envolvidas na macro e microesfera. 

Se precisar de ajuda, recorra a algumas destas ferramentas para estabelecer uma comunicação clara e frequente:

  • Manuais informativos com pequenos textos;
  • Disparos de e-mails;
  • “Chatbots” interativos; 
  • Vídeos curtos e explicativos dos gestores;
  • Intranet corporativa; 
  • Apresentação de indicadores em tempo real;
  • Periodicidade, rituais e rotinas com as equipas para práticas de comunicação.

Problema de comprometimento: medo de se expor 

O segundo problema de comprometimento está diretamente ligado ao anterior: quando a comunicação empresarial falha, o profissional não compreende o processo, fica sujeito a cometer erros e não expõe esses erros porque tem medo de ser mal visto pelos demais e de isso influenciar a sua carreira pela negativa. 

Dani Albuquerque explica que essa situação envolve duas variáveis super importantes: nomenclatura e alto desempenho. 

O termo “não conformidade” utilizado dentro do sistema de gestão deixa os colaboradores com receio porque existe um mito de que assim estão a assumir os próprios erros e a criar provas contra si mesmos. 

Qual é a alternativa? Trocar a expressão “não conformidade” por “desvio” para aligeirar e tirar o foco da pessoa, direcionando-o para os processos.

Sobre o segundo ponto, a auditora faz uma menção aos SEALs – equipa de choque dos Estados Unidos – que são referência de performance no mundo e avaliados em dois pilares principais: desempenho técnico e confiabilidade. Ou seja, estes profissionais só terão alto desempenho se forem bons e tiverem confiança na equipa e na empresa de que fazem parte. 

É fundamental, para evitar problemas de comprometimento, que os profissionais se sintam confortáveis para expor as suas opiniões e conclusões e para trabalhar os desvios em grupo. Para isso, Igor Furniel recomenda o seguinte: encorajar, tratar os erros de forma natural, reconhecer os casos de sucesso e adotar badges ou medalhas para premiar, por exemplo, o empregado do mês. 

Dica extra: leitura do livro “Um novo jeito de trabalhar: Ideias do Google que vão transformar a sua maneira de viver e liderar”. 

Problema de comprometimento: desvio da motivação

Será que a sua equipa conhece as reais motivações que justificam determinadas ações dos projetos? Ou será que apenas executa o que lhe é solicitado? Ou executa porque faz parte de uma norma estabelecida?

Com certeza, o desvio da motivação é um dos problemas de comprometimento mais comuns no sistema de gestão. E a sua causa prende-se, em geral, com as justificativas que são muito rasas, isoladas e temporais. 

Assim, quando não há proximidade real com a necessidade, as motivações dos colaboradores tornam-se insustentáveis. Afinal, ninguém se esforça muito para fazer algo que não compreende a importância. 

A solução, apesar de parecer complexa, é capaz de mudar tudo: incorporar no ADN da empresa. Ao englobar os valores de cada etapa, sem expor informações de risco e sem criar barreiras isolando os assuntos, conquista uma equipa bem relacionada com os pilares da empresa e um sistema de gestão de qualidade. 

Problema de comprometimento: centralização da decisão

O quarto e último problema de comprometimento surge quando existe centralização, isto é, apenas uma pessoa a decidir.

Para conquistar uma equipa comunicativa, é fundamental que inclua os colaboradores nos processos e nas tomadas de decisão. E para isso, existem algumas formas de descentralizar, como distribuir tarefas de forma organizada com prazos, metas e matriz de responsabilidade (o que cada um precisa de fazer). 

Não tenha dúvidas, quando cada colaborador perceber que é parte da solução, que não existe um arquétipo de herói e que a missão é da empresa, todos estarão mais envolvidos e por isso será mais fácil criar e manter um bom relacionamento.

Durante o podcast, Igor e Dani partilham os principais problemas de comprometimento que andam de mãos dadas e que, provavelmente, estão a atrapalhar a sua empresa. 

Deseja conhecer mais soluções para resolver problemas de relacionamento e comunicação na sua empresa? Convidamo-lo a assistir na íntegra ao primeiro episódio do Certifica Cast disponível na plataforma Youtube ou Spotify.