Skip to main content
Rate this post

Os consumidores são cada vez mais exigentes em relação à segurança daquilo que consomem e o aumento da oferta permite-lhes escolher apenas produtos certificados, ideais para a sua saúde e bem-estar. Neste quadro, à sua empresa resta satisfazer-lhes as necessidades através da adoção de normas de segurança alimentar como a ISO 22000 e certificações mais abrangentes como a FSSC 22000.

Escusado será dizer-lhe que o comércio de produtos alimentares tem um enorme impacto na saúde das populações e nas economias de várias nações ao redor do mundo e que por isso a segurança alimentar deve ser uma prioridade para a sua empresa.

Não vale dizer-nos que tem a certeza de que os seus produtos ou serviços respondem aos mais elevados padrões de qualidade. Se não certificar a sua empresa com normas internacionalmente reconhecidas, por muita qualidade que os seus alimentos tenham, não vão merecer a confiança dos consumidores. Por isso é importante implementar a segurança alimentar na sua empresa, adotando as leis, normas e boas práticas aceites, e que envolvem o governo, mas também organizações internacionais.

O que é a Segurança Alimentar?

Por segurança alimentar entende-se a produção, transformação, distribuição e fornecimento de alimentos que não prejudiquem a saúde dos consumidores. Nesse sentido, algumas regras foram internacionalizadas para atender do mesmo modo a necessidades comerciais e sanitárias, através de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos.

A meta é atingir determinadas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais padronizadas, segundo as quais os alimentos são adequados ao consumo. Deste modo, a segurança alimentar é assegurada pela implementação de sistemas de segurança alimentar que têm por objetivo aumentar a confiança dos consumidores nos produtos e consequentemente aumentar a cota de mercado das empresas.

Pelo exposto se percebe que a adoção de medidas que assegurem a qualidade e a segurança alimentar não serve apenas para deixar a sua empresa bem na fotografia, serve também e fundamentalmente para garantir aos consumidores – cada vez mais sensibilizados para os benefícios de uma alimentação saudável – que não há falhas na qualidade, higiene e segurança dos alimentos que lhes está a fornecer e que estes só poderão contribuir para uma melhoria da sua saúde e qualidade de vida.

ISO 22000 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar

A norma ISO 22000 baseia-se nos princípios internacionalmente reconhecidos do sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP). Este sistema, por sua vez, baseia-se na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção e manipulação dos alimentos em todas as etapas da cadeia de fornecimento. Uma empresa com certificação ISO 22000:2018 demonstra ao mercado que assumiu um compromisso com o sistema de gestão da segurança alimentar e tem capacidade para fornecer produtos seguros ou que resultem em produtos seguros, ou seja, em conformidade com requisitos legais, de modo a satisfazer os seus clientes.

Na implementação da ISO 22000 são definidos os requisitos para sistemas eficazes de Gestão da Segurança Alimentar que podem ser aplicados em qualquer etapa da cadeia de produção e fornecimento de alimentos: dos agricultores e produtores pecuários, passando pelos fabricantes de rações, agroindústrias, distribuição, retalhistas e restauração, e terminando em atividades relacionadas com o transportes e armazenamento de alimentos e fabricantes de embalagens, pesticidas e aditivos, entre outros.

Principais benefícios da certificação ISO 22000

  • Assegurar a conformidade com a legislação.
  • Melhorar a eficiência na produção de alimentos seguros.
  • Aumentar a confiança dos consumidores.
  • Desenvolver e melhorar a performance do negócio.
  • Melhorar a fiabilidade das operações internas na satisfação dos clientes.
  • Alavancar a imagem corporativa a nível internacional.
  • Demonstrar um forte compromisso com Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar no concurso a contratos nacionais ou internacionais.
  • Realçar a qualidade e segurança dos produtos/serviços.
  • Contar com avaliações regulares para monitorizar e melhorar os Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar.
  • Melhorar significativamente a motivação dos trabalhadores, envolvendo-os e consciencializando-os para as suas responsabilidades na produção, processo, transporte e/ou manuseamento seguro dos produtos alimentares.
  • Reduzir riscos de sanções, multas e até ações judiciais.
  • Integrar com outras normas ISO.

FSSC 22000 – Food Safety System Certification

A FSSC 22000 Food Safety System Certification, é um referencial desenvolvido pela FFSC – Foundation For Food Safety Certification, uma fundação sem fins lucrativos que reúne alguns dos maiores retalhistas e das maiores indústrias do ramo alimentar, que ao observar uma lacuna nesse tipo de sistema de gestão desenvolveu um esquema de certificação para a indústria de transformação dos produtos alimentares. Este referencial é reconhecido pelo  GFSI – Global Food Safety Initiative  A FSSC 22000 é um esquema de certificação mais completo composto por:

  • Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, de acordo com ISO 22000.
  • Especificações técnicas para o sector dos Programas de Pré-Requisitos (PPR): ISO/TS 22002-1 (Produção de Alimentos), ISO/TS 22002-4 (Embalagens) e PAS 222 (Produção de Alimentação Animal).
  • Requisitos de sistemas adicionais.

A certificação FSSC 22000 foi desenvolvida para os sistemas de gestão da segurança de alimentos para consumo humano e para animais de forma a proteger as marcas e salvaguardar a saúde pública através da abordagem mais abrangente do mercado para a gestão de riscos voltada à segurança dos alimentos em toda a cadeia de fornecimento, como dizem, “da colheita à mesa”.

Principais benefícios da certificação FSSC 22000

  • Apresentar um esquema de segurança alimentar reconhecido pelo GFSI.
  • Abordar de forma séria e controlada a segurança de alimentos.
  • Reconhecer o compromisso com a segurança alimentar.
  • Controlar, avaliar, monitorizar e otimizar processos internos.
  • Minimizar riscos alimentares.
  • Aumentar a confiança dos consumidores.
  • Reforçar a abordagem pró-ativa para a segurança alimentar.
  • Usar abordagens preventivas e corretivas em relação à gestão de segurança de alimentos.
  • Reduzir custos através da eficiência de processos e auditorias internas e externas.
  • Abrange, além de requisitos próprios, a ISO 22000.
  • Estar apto para participar em concursos para fornecimento as grandes indústrias alimentares e aos grandes retalhistas.