Skip to main content
Rate this post

Já lá vai o tempo em que a certificação ISO 14001 não existia e um negócio era sinónimo de venda de um produto ou serviço numa comunidade local pouco exigente. Hoje a ISO existe, e as trocas comerciais são feitas num mercado global que faz diversas exigências de cariz internacional às empresas que nele atuam. Uma delas é a implementação de um sistema de gestão ambiental. Se é obrigatório? Não. Se o deve implementar? Com toda a certeza! Porquê? Por uma questão de ética e porque lhe vai trazer uma série de vantagens competitivas!

Qualquer empresa, independentemente da sua dimensão ou área de atuação, pode e deve implementar a ISO 14001:2015 para casar o seu desempenho empresarial com o desempenho ambiental. Se a sua empresa está em vias de facto, damos-lhe os parabéns! Obter a certificação é assumir o seu comprometimento com práticas sustentáveis e, na conjuntura atual, qualquer empresa deve conseguir demonstrar uma gestão empresarial que inclua a preocupação com o ambiente.

Poupa-se a natureza. Poupam-se os recursos naturais. E poupam-se uns tostões na sua empresa, pois a adoção da norma ISO 14001 traz muitos benefícios: sociais, ambientais, processuais, competitivos e económicos.

A norma ISO 14001 promove o respeito pelo planeta e pelas futuras gerações, mas também ajuda a sua empresa a manter-se conforme com a legislação ambiental, indo ao encontro dos desejos e expetativas dos consumidores, cada vez mais atentos às questões ambientais e mais preocupados em procurar produtos que respeitem o ambiente e, consequentemente, empresas que adotem práticas amigas da natureza.

Ainda assim compreendemos que precise de mais razões para implementar um sistema de gestão ambiental e fortalecer o conceito de sustentabilidade na sua empresa, desenvolver iniciativas que contemplem a qualidade do ambiente e responsabilidade social corporativa, segurança e saúde ocupacional. E vamos dar-lhos! Já de seguida conheça as principais vantagens em ser uma empresa sustentável.

8 Vantagens da certificação ISO 14001 para PMEs

A norma ISO 14001 ajuda a sua empresa a respeitar o planeta, a aumentar a sua visibilidade e credibilidade, conquistar mais clientes e fechar mais negócios, entre outros benefícios que vamos conhecer de seguida.

#1 – Confere reputação à sua empresa

Gostava que a sua empresa tivesse um comportamento ético face à sociedade e ao meio-ambiente? E faz muito bem! Tem é de implementar um sistema de gestão ambiental, que de resto agrada à comunidade local e consumidores em geral, que dão mais valor a uma empresa amiga do ambiente. Isso traduz-se numa maior reputação e credibilidade para o seu negócio e por consequência, num aumento de vendas. Não se esqueça que nos dias que correm são cada vez mais as pessoas que preferem comprar produtos ou serviços a empresas com boas práticas ambientais. Se implementar um sistema de gestão ambiental obtém benefícios externos (com uma boa imagem promove uma boa relação com consumidores, fornecedores e comunidade), mas também benefícios internos, já que o facto de instigar os seus colaboradores para boas práticas ambientais os deixa mais motivados e produtivos.

#2 – Retém os colaboradores

Como referimos na vantagem anterior, os colaboradores sentem-se mais motivados em empresas com a certificação ISO 14001 e a motivação vai levá-los a um maior empenho nas melhorias organizacionais. Se não sabia, fica a saber que grande parte das pessoas prefere trabalhar para uma empresa que cuida do ambiente, e veste a camisola com facilidade. Daí que a certificação também possa contribuir para reter colaboradores e com isso manter um ambiente de trabalho excelente e poupar dinheiro a formar novos funcionários, por exemplo.

#3 – Reduz custos

Hum… está desconfiado que um sistema de gestão ambiental não reduz custos? Pois engana-se! Uma das premissas da ISO 14001 é a redução de desperdícios de materiais. Além disso, ao usar sistemas para identificar, controlar e reduzir o número de incidentes ambientais, a norma ajuda a sua empresa a poupar dinheiro em multas, seguros, limpezas, reparações e outros custos associados a uma gestão deficiente. E não é tudo! Se conservar energia também poupa uma quantia considerável. Em suma, todas as medidas que permitem a redução do impacto ambiental da sua empresa, contribuem para a redução de custos.

#4 – Aumenta a competitividade

Outra das vantagens da certificação ISO 14001 é que serve para confirmar a preocupação da sua empresa com o meio ambiente, e isso é um diferencial no mercado. Na verdade, muitos contratos nacionais e internacionais exigem certificação ISO 14001 e por isso esta é uma mais valia para a sua empresa, mas mesmo que não lhe seja exigida a certificação, só o facto de a ter, coloca-a uns passos à frente da concorrência! Uma empresa sustentável é uma empresa moderna, com visão mercadológica. É uma empresa que oferece maior credibilidade a investidores, pois utiliza as melhores práticas na execução dos serviços e assim, o acesso a novos parceiros e a conquista de novos clientes torna-se mais fácil.

#5 – Proporciona um crescimento sustentável

As responsabilidades com impactos ambientais, ajudam a sua empresa a crescer de forma sustentada. Através da implementação de um controlo efetivo sobre todo o impacto ambiental, consegue usar materiais naturais para melhorar o desempenho na linha de produção, consegue reduzir a produção de lixos e resíduos no meio ambiente, reduzir os desperdícios, reduzir os custos e aumentar a eficiência em vários processos organizacionais!

#6 – Mantém a conformidade com requisitos legais

Pode seguir a lei mesmo não tendo um sistema de gestão ambiental implementado, mas a verdade é que a ISO 14001 auxilia a sua empresa a manter-se em conformidade através de uma estrutura para identificação, monitorização e manutenção da conformidade com os vários requisitos ambientais que se aplicam aos seus processos. O que de resto, também vai melhorar a sua imagem e credibilidade. Daí que esta seja outra das grandes vantagens da certificação ISO 14001 para PMEs.

#7 – Ajuda a obter sucesso na implementação de mudanças

A conformidade com a ISO 14001 leva-o a usar dados concretos em cada melhoria que tenta implementar e isso aumenta as hipóteses de ser bem-sucedido à primeira, não é verdade? E mesmo que não seja à primeira, acaba por descobrir a falha mais cedo do que descobriria se não tivesse certificação, e por consequência resolver atempadamente o problema, poupando tempo e dinheiro!

#8 – Oferece vantagens financeiras

Empresas com um sistema de gestão ambiental conseguem algumas vantagens financeiras, nomeadamente reduzir o valor do prémio do seguro de responsabilidade civil ambiental, obter financiamentos com taxas de juros mais simpáticas, empréstimos a custos mais baixos, etc.