Skip to main content
Rate this post

Poucas inspeções de segurança no trabalho, pouco interesse em cumprir normas internacionais e algum “chico espertismo” típico das empresas nacionais, classificam Portugal como um dos países da União Europeia com mais acidentes de trabalho, incluindo fatais. Que a sua empresa se livre de tal! Leia este artigo e saiba mais sobre a ISO 45001 para uma boa gestão da segurança e saúde no trabalho.

Segurança no trabalho | O que é?

Segurança no trabalho é um conjunto de medidas e ações adotadas com o objetivo de minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador. Este grupo de medidas visa identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente ocupacional seguro e saudável para todos.

Segurança no trabalho | Quais os acidentes mais comuns em Portugal?

Em Portugal, os acidentes de trabalho mais comuns são as quedas e os soterramentos. E grosso modo aconteceram porque as empresas em causa não seguiram as regras de segurança e/ou não utilizaram os dispositivos de segurança e equipamentos de proteção. Porém, nalguns casos a culpa não morre solteira: os trabalhadores também potenciaram estes acidentes com a ingestão de bebidas alcoólicas, fadiga e desmaios causados por hipoglicémias, por sua vez derivadas do facto de começarem a trabalhar sem tomar o pequeno-almoço, por exemplo.

Contudo, não há como não lhe dizer que a maior parte dos acidentes de trabalho acontecem por culpa das empresas que não cumprem com as normas de segurança e não têm uma política preventiva. Na verdade, o número de acidentes de trabalho diminuía se as empresas identificassem situações de risco, investissem em medidas de segurança, adotassem programas de prevenção e dessem ouvidos a campanhas de sensibilização. E sem dúvida que também diminuía se tivessem um certificado ISO 45001 para ajudar a promover a segurança no trabalho!

Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho | O que é?

Genericamente, é um sistema em que as empresas oferecem aos seus colaboradores, locais de trabalho seguros e saudáveis. O seu objetivo é prevenir lesões e doenças consequentes de atividades laborais. Assim, um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho é fundamental na estratégia de gestão do risco em qualquer empresa, independentemente do tamanho e área de atuação, pois permite-lhe proteger os trabalhadores e cumprir com os requisitos legais.

ISO 45001 | O que é?

A ISO 45001:2018 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, que veio substituir a OHSAS 18001, em março de 2018. O seu objetivo é o de ajudar as empresas a garantir a saúde e segurança do seu pessoal através da implementação de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho forte e eficaz na gestão de riscos de segurança e saúde. Com a ISO 45001, além de melhorar a segurança e diminuir acidentes, uma empresa consegue que os seus processos de trabalho sejam mais interessantes e produtivos, tantos para empregadores como para empregados e assim gerar valor. Se tem dúvidas, continue a ler este artigo para poder tomar nota dos principais benefícios da ISO 45001!

Principais benefícios da ISO 45001 para as empresas

Redução do risco de acidentes e doenças ocupacionais

A ISO 45001 protege-o a si e à sua equipa. Como? Através de uma abordagem estruturada de forma a identificar perigos – alguns de que nem suspeitava – e gerir os riscos para manter um ambiente de trabalho mais saudável e seguro. E o facto de reduzir o número de acidentes e problemas de saúde no local de trabalho, é a vantagem número 1 na lista de benefícios da ISO 45001 para as empresas, até porque menos acidentes, menos lesões, menos baixas… menos prejuízo para a sua empresa!

Conformidade com a lei

A ISO 45001 ajuda a sua empresa a identificar a legislação vigente e a implementar medidas conformes com a lei para reduzir o risco de acidente e de doença, mas também o risco de reclamações, pagamento de seguros, multas, baixas e afins. Dessa forma, aumenta a sustentabilidade financeira da sua empresa.

Desenvolvimento de uma cultura preventiva

Implementar um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho é desenvolver uma cultura preventiva na sua empresa que consciencialize todos os trabalhadores em relação aos riscos a que estão ou podem estar sujeitos, e à forma como os podem controlar e evitar.

Integração fácil com outras normas ISO

A norma ISO 45001 está alinhada com as outras normas de Sistemas de Gestão, como a ISO 9001 e a ISO 14001, pelo que a sua integração e controlo é muito fácil.

Certificado de responsabilidade

Há lá melhor forma de mostrar aos seus clientes, fornecedores e demais parceiros que a sua empresa está comprometida com questões da segurança e saúde no trabalho do que apresentar o selo da certificação ISO 45001? Preserve a vida de todos os colaboradores da sua empresa, garanta um ambiente de trabalho seguro e reduza custos com a implementação de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho!