NP 4552

Quais os benefícios da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal… e quais os riscos de não o fazer? Se gere uma empresa, sabe melhor do que ninguém qual a importância dessas conciliações. Mas será que já deu um passo em frente, na direção da implementação da NP 4552?

Se os seus colaboradores ainda não revelaram a sua insatisfação com a falta de um guia orientador de práticas familiarmente responsáveis, é porque desconhecem que desde 2016 existe uma norma portuguesa capaz de ajudar a sua empresa a garantir uma conciliação harmoniosa entre trabalho e vida familiar e pessoal. 

Com a NP 4552 satisfaz as necessidades dos seus colaboradores, mas também melhora os resultados da sua empresa e aumenta a notoriedade e reputação da marca. Precisa de mais motivos para continuar com a leitura deste artigo ou já percebeu que, se não atuar, é bem capaz de se arriscar a ver os seus trabalhadores nervosos, irritados e pouco motivados?

O que é a NP 4552?

A NP 4552 é uma norma portuguesa publicada em 2016 que tem por objetivo assegurar uma das prioridades estabelecidas pela Comissão Europeia no âmbito da igualdade entre homens e mulheres: a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal.

Baseada em princípios e valores que visam melhorar o bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral dos trabalhadores, a certificação NP 4552 implica a definição de metas, recursos, responsabilidades, riscos, oportunidades e processos de monitorização em termos de:

  • Organização do trabalho.
  • Apoio profissional e desenvolvimento pessoal.
  • Equipamentos, serviços e benefícios

Para que serve a certificação?

Basicamente, serve para definir os requisitos para a implementação, manutenção e gestão de um Sistema de Gestão da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal (SGC).

Quem desenvolveu a norma?

A norma foi desenvolvida pela APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial) em parceria com o IPQ (Instituto Português da Qualidade), com base na NP ISO 26000 (linhas de orientação da responsabilidade social) e NP 4469-1 (Sistema de Gestão de Responsabilidade Social). 

A norma surge na sequência de uma das maiores prioridades estabelecidas pela Comissão Europeia no âmbito da igualdade entre homens e mulheres:  a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal.

Que tipo de empresas devem obter a certificação NP 4552?

Todas as empresas e organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, independentemente do tipo, dimensão, personalidade jurídica ou setor de atividade. Basta que desejem demonstrar o seu compromisso com o objetivo da conciliação como critério de gestão, integrado nos seus processos empresariais.

Qual é a infraestrutura necessária para a NP 4552?

Para implementar um Sistema de Gestão da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, a sua empresa tem de possuir uma infraestrutura capaz de respeitar e assegurar os requisitos NP4552:

  • Deve conseguir desenvolver estes três campos de atuação…

– Boas práticas laborais

– Apoio profissional e desenvolvimento pessoal

– Serviços e benefícios

…definindo metas, recursos, responsabilidades, riscos, oportunidades e processos de monitorização.

  • Deve respeitar alguns documentos, indispensáveis à aplicação da norma portuguesa NP 4552:

– Constituição da República Portuguesa

– Código do Trabalho

– Legislação em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho

– Regulamentação Coletiva de Trabalho 

  • Deve levar em linha de conta os principais aspetos da conciliação nas suas decisões, nomeadamente nas atividades empresariais passíveis de criar um impacto positivo ou negativo na vida familiar e pessoal dos trabalhadores e outras partes interessadas. 
  • Deve conhecer muito bem o seu contexto para melhor compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas, pedindo a opinião dos colaboradores (entre outros grupos) para perceber o que melhorar em matéria de conciliação.
  • Deve definir objetivos de conciliação e implementar ações para tratar os riscos e oportunidades da conciliação.
  • Deve, por fim, fazer uma avaliação do desempenho e apostar numa melhoria contínua do SGC ou Sistema de Gestão da Conciliação, de forma a manter o seu “guia” orientador de políticas e práticas familiarmente responsáveis.

Em suma, estes são os requisitos genéricos aplicados à sua empresa ou a qualquer empresa pública ou privada que queira estabelecer, implementar, manter e melhorar um Sistema de Gestão da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

Vantagens NP 4552 

Quer conhecer a lista das maiores vantagens de ter este processo padronizado?

  • Capacidade de identificar as necessidades de conciliação dos trabalhadores.
  • Redução dos conflitos a nível de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
  • Eliminação de possíveis impactos negativos na própria atividade e nas pessoas nela integradas.
  • Criação de um clima de bem-estar na empresa.
  • Mudança da cultura organizacional.
  • Melhoria da imagem e reputação da marca, junto dos consumidores e mercado de atuação.
  • Exibição dos valores da organização com mais equidade e transparência.
  • Atração e retenção de talentos.
  • Captação de investimentos socialmente responsáveis.
  • Aumento da produtividade e competitividade da empresa.

Quais os riscos de não ter este processo padronizado?

Bom, se não implementar a NP 4552, corre vários riscos entre os quais – e desde logo – o desequilíbrio entre as necessidades dos seus colaboradores e os objetivos da empresa. Desequilíbrios que a seu tempo, vão acabar por baixar a satisfação e bem-estar das pessoas e reduzir o nível de produtividade… e depois afetar a imagem da marca junto dos públicos externos também, e por consequência a sua rentabilidade!

Não arrisque!

A Templum certifica a sua empresa com o SGC, considerando a Estrutura de Alto Nível da International Organization for Standardization (ISO), de modo a integrar a norma portuguesa NP 4552 com outro sistema de gestão da qualidade (SGQ) que tenha implementado ou pretenda vir a implementar. 

  • Diagnosticamos a sua empresa.

  • Elaboramos um cronograma de trabalho

  • Tratamos dos documentos necessários para a implementação da NP 4552.

  • Verificamos os processos (de acordo com o ritmo de implementação que desejar).

  • Esclarecemos as suas dúvidas na hora.

  • Entregamos a certificação SGC.