Skip to main content
Rate this post

Não precisa de fazer “andolitá” para escolher entre ISO 9001, ISO 14001 ou ISO 45001. Apesar da estrutura base destas normas internacionais ser idêntica, os objetivos e requisitos são totalmente diferentes. Da gestão da qualidade à gestão da saúde e segurança ocupacional, passando pela gestão ambiental, conheça as especificidades das normas ISO 9001, ISO 14001 ou ISO 45001, já de seguida!

Só com um truque de magia é que consegue que a sua empresa obtenha ganhos significativos sem investir em projetos significativos. Por isso, se não tem um ilusionista a trabalhar no seu negócio, considere a implementação dos Sistemas de Gestão com base nas normas ISO, para que a sua marca se expanda a novos mercados e aproveite novas oportunidades de negócio.

Com tantas normas disponíveis, como escolher a mais indicada para a sua empresa? A implementação de um Sistema de Gestão Integrado (SGI) é trabalhosa e dispendiosa?

Ora, isso é tudo verdade, mas também é verdade que milhares de empresas ao redor do mundo já se certificaram e acabaram por ficar à frente da concorrência. Também a sua empresa – independentemente do tamanho e área de atuação – tem de ter um Sistema de Gestão Integrado ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, não concorda? A questão é qual escolher, mas que não seja essa a desculpa, sim? É que se antes as normas não se interligavam, ou seja, se há uns anos a ISO 9001 tinha uma estrutura própria que não interagia com a ISO 14001 e OHSAS 18001 (atualmente superada pela ISO 45001), hoje em dia as normas – apesar das suas especificidades – têm a mesma estrutura base:

  • Objetivo
  • Referências normativas
  • Termos e definições
  • Contexto da organização
  • Liderança
  • Planeamento
  • Suporte
  • Operação
  • Avaliação de desempenho
  • Melhoria

Esta estrutura base das normas ISO permite uma maior consistência e simplifica a implementação de um SGI alinhado com a estratégia de negócio. Por tudo isto – e porque muitas organizações só negociam com empresas com sistemas de gestão certificados – continue a ler e decida qual a ou as normas internacionais que vai implementar na sua empresa: ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 ou Todas?

ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

A ISO 9001:2015 é a última versão de uma norma internacional focada na qualidade dos produtos e serviços que tem por objetivo ajudar as empresas a identificar e adotar práticas para alcançar a qualidade e o sucesso sustentado. E fá-lo através da otimização de processos que garante uma maior agilidade no desenvolvimento de produtos e serviços, uma produção mais eficaz e, claro, a satisfação dos clientes. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) irá ajudar qualquer gestor a descobrir e corrigir processos ineficientes dentro de uma organização.

ISO 9001 – para todo e qualquer tipo de empresa que queira oferecer um produto ou serviço de qualidade

Para começar, a ISO 9001 pode e deve ser implementada por qualquer tipo de empresa, independentemente da área de negócio e porte. Não é por acaso que é a norma mais conhecida e procurada em todo o mundo. Ela permite satisfazer o bem mais preciso de qualquer empresa: os clientes! Por isso, se a sua empresa quer agradar aos consumidores, operar com mais eficiência, identificar e reduzir riscos, garantir a qualidade dos produtos e serviços, alcançar novos mercados, ganhar credibilidade e competitividade, adotar uma cultura de melhoria contínua e cumprir com os requisitos legais obrigatórios… deve obter a certificação ISO 9001!

ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

A ISO 14001:2015 é uma norma internacional que permite a uma empresa mostrar o seu compromisso com a proteção do meio ambiente, reforçando a sua imagem institucional e acompanhando a constante evolução do mercado. A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) permite uma gestão mais eficaz dos aspetos ambientais das atividades de qualquer empresa, tendo em consideração a proteção ambiental, prevenção da poluição, cumprimento legal e necessidades socioeconómicas.

ISO 14001 – para empresas que querem negociar com clientes ambientalmente conscientes

Se a sua empresa além de manter o foco na oferta de produtos e serviços de qualidade, pretende potenciar novas oportunidades de negócio com clientes ambientalmente conscientes e aumentar a competitividade através da redução de custos, deve implementar a ISO 14001. Com a certificação ISO 14001 – de preferência aliada à ISO 9001 – a sua empresa melhora o ambiente de trabalho, a ética e a motivação dos colaboradores ao mesmo tempo que protege o meio ambiente. Com tudo isso, ganha credibilidade, reduz os custos com processos mais ágeis e produtivos e entra num ciclo de melhoria contínua.

ISO 45001 – Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SGSST)

A ISO 45001:2018 tem como objetivo reduzir os riscos em contexto organizacional, promovendo a gestão da saúde e da segurança no trabalho, ou ocupacional, para proteger os trabalhadores, facilitar o desenvolvimento contínuo da empresa e cumprir com os requisitos legais. A implementação de um Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SGSST) permite que qualquer empresa chegue rapidamente a um alto nível de compreensão dos processos que podem afetar a forma como gere as suas responsabilidades a nível de saúde e segurança dos colaboradores.

ISO 45001 – para empresas que querem proteger os colaboradores

Se a sua empresa precisa de evitar riscos, melhorar a gestão dos perigos em contexto de trabalho e garantir a saúde e segurança dos colaboradores, deve obter a certificação ISO 45001 (a par ou independentemente da certificação ISO 9001 e ISO 14001). Com a certificação ISO 45001 o seu negócio pode estabelecer processos de controlo que reduzam os riscos e acidentes de trabalho. E com a redução de acidentes, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e consequentemente, a sua motivação. Ao mesmo tempo, claro está, reduz custos com multas e indemnizações! Pelo exposto se percebe que a ISO 45001:2018 pode e deve ser alinhada com outras normas, como a ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015, criando assim um Sistema de Gestão Integrado que traz diversos benefícios as empresas, conforme demonstramos abaixo.

A importância de criar um Sistema de Gestão Integrado

Estamos a viver mudanças rápidas e constantes no mundo atual e as empresas que se antecipam na implementação de um Sistema de Gestão Integrado – SGI, tendem a ganhar com essa velocidade.  A nossa forma de pensar foi modificada pela quantidade e velocidade das informações recebidas diariamente. Assim, hoje é preciso reconhecer o ambiente de uma forma mais ampla e global.  Para isto, é importante a capacidade de analisar os dados que vão além das paredes da empresa e trabalhar com todas as variáveis que nos cercam para então conseguir obter uma vantagem competitiva em relação ao mercado atuante. Sim, com esse novo modelo organizacional aumentou a pressão nas empresas por uma estratégia que consiga lidar com todos esses campos solicitados. As empresas encontraram nos sistemas de gestão um caminho muito eficiente para trabalhar com todas essas variáveis. Afinal os sistemas de gestão são normas técnicas aplicáveis a qualquer tipo de organização, independente da localização, do tamanho ou produto/serviço, e que possibilitam a gestão de todos os processos e atividades da empresa.

Afinal, o que um SGI pode trazer de benefícios à minha empresa?

A implementação de um Sistema de Gestão Integrado eleva a empresa a outro padrão de qualidade e confiabilidade, pois, permite que monitorizem e controlem a satisfação do cliente, tenham uma gestão voltada para a redução e economia do consumo de recursos materiais e naturais e promova ações específicas para a saúde ocupacional dos funcionários, ao gerar um ambiente mais saudável e produtivo. Como resultado, os benefícios gerados são enormes, entre eles:

  • Melhoria da imagem da empresa junto do mercado e dos clientes;
  • Melhoria do desempenho organizacional e aumento da competitividade;
  • Melhoria do clima organizacional e aumento da produtividade;
  • Redução de custos operacionais e administrativos;
  • Captação de novos clientes;
  • Aumentar a visibilidade da empresa à novos potenciais clientes;
  • Participação em concursos públicos.

Então, vamos lá! Não perca tempo de estar à frente do seu concorrente e mãos à obra!!