Skip to main content
Rate this post

A razão de ser deste artigo é o facto do ciclo de vida na ISO 14001:2015 estar a deixar muitos empresários que resolveram implementar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), assustados devido ao teor e complexidade dessa análise. No entanto, o conceito não podia ser mais simples e efetivo. Acompanhe-nos e vai perceber que afinal o bicho não tem 7 cabeças!

No início da nova versão da ISO 14001, onde são enunciados os objetivos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), há uma referência ao Ciclo de Vida na senda da proteção do meio ambiente. Diz que as organizações certificadas podem controlar ou influenciar o modo como os seus produtos e serviços são concebidos, produzidos, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspetiva de ciclo de vida capaz de evitar impactos ambientais negativos.

Esta observação leva muitas empresas a interrogarem-se sobre o ciclo de vida de um produto/serviço, nomeadamente sobre até onde se estenderia tal análise. Precisamente por isso, este artigo pretende explicar o conceito de ciclo de vida na ISO 14001, tipo de trabalho pretendido e seus benefícios para uma empresa e para o meio ambiente.

ISO 14001:2015

A certificação ISO 14001:2015, Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), foi pensada para empresas que querem demonstrar a sua preocupação com a proteção do meio ambiente, reforçando a sua imagem institucional e acompanhando a constante evolução do mercado. A norma internacional contém requisitos específicos para a gestão mais eficaz dos aspetos ambientais de todas as atividades de uma empresa, considerando a proteção ambiental, prevenção da poluição, cumprimento dos aspetos legais e necessidades socioeconómicas.

Esta certificação dá prestígio e reputação a qualquer empresa, não só por cumprir com a legislação ambiental, mas também por demonstrar um real compromisso com o meio ambiente. A conformidade com a ISO 14001:2015 permite ainda que uma empresa faça um uso racional de energia e recursos, reduzindo os custos ao longo do tempo.

Em conclusão, a certificação ISO 14001 ajuda a melhorar e desenvolver a performance sustentável e empresarial!

Perspetiva do Ciclo de Vida na ISO 14001

Como leu, a perspetiva do ciclo de vida na ISO 14001 identifica os fatores ambientais que ocorrem antes, durante e depois da produção e nessa identificação considera os aspetos ambientais para levar a cabo ações que minimizem os efeitos negativos para o meio ambiente. As etapas do ciclo de vida na ISO 14001 variam consoante o tipo de produto ou serviço, sim, mas o seu estudo permite sempre identificar os aspetos ambientais mais relevantes e quantificar o impacto gerado em cada etapa do processo.

Alem disso, a partir do estudo do ciclo de vida na ISO 14001, uma organização gera também grande valor para os seus processos na medida em que identifica pontos de melhoria (com redução de perdas e custos e reaproveitamento de materiais, entre outros). O objetivo final é melhorar continuamente o desempenho sustentável das empresas e dos seus produtos e serviços através da implementação da tal perspetiva do ciclo de vida.

Pespectiva do Ciclo de Vida

Crescimento sustentado - A ISO 9001 como ferramenta para alcançá-loComo leu, a perspetiva do ciclo de vida na ISO 14001 identifica os fatores ambientais que ocorrem antes, durante e depois da produção e nessa identificação considera os aspetos ambientais para levar a cabo ações que minimizem os efeitos negativos para o meio ambiente.

As etapas do ciclo de vida na ISO 14001 variam consoante o tipo de produto ou serviço, sim, mas o seu estudo permite sempre identificar os aspetos ambientais mais relevantes e quantificar o impacto gerado em cada etapa do processo.

Alem disso, a partir do estudo do ciclo de vida na ISO 14001, uma organização gera também grande valor para os seus processos na medida em que identifica pontos de melhoria (com redução de perdas e custos e reaproveitamento de materiais, entre outros).

O objetivo final é melhorar continuamente o desempenho sustentável das empresas e dos seus produtos e serviços através da implementação da tal perspetiva do ciclo de vida.

Ciclo de vida na ISO 14001: perspetiva versus avaliação

Segundo a norma ISO 14001:2015, não é necessária uma avaliação detalhada do ciclo de vida de um produto/serviço, apenas uma perspetiva sobre as etapas que podem ser controladas por uma empresa. Na prática, isso significa que para cumprir os requisitos da ISO 14001 deve, em primeiro lugar, identificar os aspetos ambientais relativos à fabricação/extração/produção de produtos, processos ou matérias primas que a sua empresa utiliza, ou seja, processos ocasionados por “culpa” da sua produção. Depois, deve conseguir identificar também os aspetos ambientais posteriores à produção ou prestação de serviços e usar essas informações sobre impactos ambientais para desenvolver os seus produtos ou serviços no futuro, reduzindo ou evitando os impactos ambientais negativos decorrentes da sua atividade.

Principais vantagens da perspetiva do ciclo de vida na ISO 14001

  • Desenvolvimento sustentável de uma empresa.
  • Economia de energia e de matérias-primas.
  • Desenvolvimento de ações para redução de resíduos, emissão de gases de efeito de estufa, etc.
  • Desenvolvimento e controlo da cadeia de valor.
  • Aumento das oportunidades de atuação em todas as fases da conceção produtiva.
  • Identificação e minimização dos riscos.
  • Criação de parcerias com fornecedores.
  • Aumento da capacidade de mudança.
  • Promoção da inovação
  • Melhoria continua do Sistema de Gestão Ambiental.

Como vê, a ISO 14001:2015 não obriga a uma análise complexa e muito abrangente do ciclo de vida dos produtos. Controlar e influenciar etapas do Ciclo de Vida, é suficiente. Procurar por minimizar fatores ambientais negativos antes, durante e depois da produção é quanto basta para desenvolver a sua cadeia de valor e prosperar.