Os clientes são o bem mais precioso de qualquer empresa. Condição sine qua non para manter e desenvolver um negócio, não é verdade? Por isso, os inquéritos de satisfação podem ajudar a perceber qual a opinião das pessoas sobre os seus produtos e serviços de modo a ajustá-los às necessidades e desejos dos consumidores e não perder vivalma para a concorrência!
A pesquisa de satisfação de clientes através de inquéritos de satisfação, é uma das mais importantes ferramentas de gestão empresarial dos tempos modernos: nada como perguntas contundentes para descobrir as melhores formas de melhorar o seu trabalho! Nesse sentido, temos uma boa notícia! Existem várias plataformas gratuitas para criar inquéritos de satisfação de forma simples e eficaz e depois recolher os resultados. Mas sobre elas falaremos mais adiante, porque agora é tempo de lhe explicarmos melhor…
O que é um inquérito de satisfação?
Um inquérito, pesquisa ou questionário de satisfação é uma forma que a sua empresa tem de obter feedback do seu público sobre os produtos ou serviços que oferece. Trata-se de um canal direto de contacto, muito usado através de modelos de pergunta-resposta, hoje enviado online e que permite a recolha e tratamento de dados que revelam a opinião dos consumidores e que pode e deve ser usado para direcionar esforços no sentido de melhorar o desempenho da sua empresa.
E isso porque, através de um questionário de satisfação, é possível identificar o que o seu público pensa verdadeiramente sobre a sua empresa, produtos e serviços e assim ajustar e aperfeiçoar o seu planeamento estratégico. Sabia que a implementação da ISO 9001 é uma forma certeira de garantir a satisfação dos seus clientes? Clique aqui para mais informações.
Quais as principais vantagens de um inquérito de satisfação para a sua empresa?
Fazer inquéritos de satisfação de tempos a tempos, é uma estratégia que só pode trazer benefícios à sua empresa, no entanto há aqui a destacar três importantes vantagens de um inquérito de satisfação para seu negócio:
1.ª Recursos
Os resultados de um inquérito ou questionário de satisfação ajudam a sua empresa a usar os seus recursos da melhor forma possível, reduzindo consideravelmente o desperdício na medida em que quanto mais depressa identificar falhas, mais depressa reduz custos de produção e aumenta a faturação. A ISO 9001 permite-lhe antecipar situações que possam dar prejuízo e assim evita desperdícios de tempo, de recursos e de investimento em projetos desnecessários.
2.ª Colaboradores
Com a identificação do nível de satisfação dos seus clientes com a qualidade dos seus produtos ou serviços, consegue gerar um aumento da capacidade de comunicação entre os seus colaboradores o que por sua vez, aumenta a performance no trabalho de equipa e o nível de motivação. A ISO 9001 melhora a gestão de equipas, o envolvimento dos colaboradores e visão sistémica dos processos que envolvem fornecedores internos e externos.
3.ª Público-Alvo
Um inquérito de satisfação é uma excelente forma de conhecer melhor os gostos, desejos, necessidades e interesses do seu público-alvo, de forma a melhor satisfazê-lo com produtos/serviços que correspondam e até excedam as suas expectativas. A ISO 9001 garante que cumpre com os requisitos estabelecidos, sejam de clientes, legais, parceiros e internos, o que traz uma melhor reputação no mercado e facilita as parcerias comerciais.
3 Plataformas Gratuitas para Criar Inquéritos de Satisfação
Atualmente existem várias ferramentas gratuitas para criar inquéritos de satisfação, que pode usar para elaborar, enviar e medir os resultados dos seus inquéritos. Todas lhe oferecem uma forma ágil, prática e eficaz de conhecer o nível de satisfação dos seus clientes e parceiros em relação à sua empresa, porém resolvemos destacar neste artigo, três plataformas que merecem as preferências de muitas empresas. Perceba porquê!
- Google Forms
Talvez não saiba, mas pode criar os seus inquéritos de satisfação gratuitamente no Google e depois, recolher e organizar as informações rapidamente no seu Google Docs, em tempo real! Além do mais, nos formulários do Google ou Google Forms, pode personalizar os seus inquéritos de satisfação utilizando o logótipo da sua empresa, uma fotografia, as cores mais indicadas e até um modelo de formulário único ou um modelo retirado de um grande conjunto de temas disponibilizados na plataforma. Depois é só elaborar o inquérito escolhendo entre perguntas de escolha múltipla, de resposta curta, parágrafo ou escala linear, etc. Para usar gratuitamente os formulários Google, basta aceder à sua conta Gmail, entrar no Google Drive, selecionar “Formulário” e criar o seu inquérito de satisfação. Esta plataforma é muito intuitiva, simples de usar e disponibiliza interface em português!
- SurveyMonkey
O SurveyMonkey é uma excelente ferramenta para realizar inquéritos de satisfação de forma gratuita. Para a usar, basta entrar na página inicial do SurveyMonkey, criar uma conta de utilizador e depois de registado clicar em “criar questionário” para começar. O SurveyMonkey é um software bem mais completo que o Google Forms e também tem interface em português, mas devido aos inúmeros recursos disponibilizados pode ser mais complicado de usar. Além disso não permite grande personalização na versão gratuita nem modelos com mais de 10 perguntas e 100 respostas.
- Survio
A plataforma Survio é mais uma das ferramentas gratuitas para realizar inquéritos para perceber o nível de satisfação dos seus clientes. Oferece mais de 100 modelos de pesquisa de satisfação divididos por categorias e com a possibilidade de escolher o tipo de pergunta que prefere: de seleção simples a seleção múltipla, passando por escalas de valores, ordem de preferência, etc. Para construir, distribuir e gerir os seus inquéritos de satisfação no Survio, basta entrar na página principal do Survio e registar-se gratuitamente. Tal como no Google Forms e SurveyMonkey, tem interface em português e adaptação automática dos inquéritos para dispositivos móveis com ecrã mais pequeno, como smartphones e tablets.
Se está preparado para fazer uma pesquisa de satisfação e conhecer as opiniões dos seus consumidores de forma a tomar as melhores decisões possíveis no seu negócio, talvez esteja também interessado em melhorar exponencialmente os seus resultados através da obtenção da certificação ISO 9001.
Efetivamente uma pesquisa de satisfação ajuda bastante, mas não resolve todos os problemas na sua empresa. Para assegurar que os seus clientes têm uma excelente opinião sobre os seus produtos e serviços, deve considerar também a implementação de um sistema de gestão da qualidade – ISO 9001:2015.
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