Skip to main content
Rate this post

Sim, há um requisito para ser escolhido como fornecedor de uma empresa que pode ajudá-lo a ficar uns passos à frente da sua concorrência. Falamos da norma internacional ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que dá a garantia aos contratantes de que o fornecedor certificado gere o seu negócio de acordo com procedimentos e práticas que têm por objetivo a qualidade dos produtos ou serviços. Continue a ler e perceba porque é que deve obter esse certificado que lhe aumenta a reputação e credibilidade no mercado onde labora.

A sua capacidade para responder às exigências dos seus parceiros com qualidade e profissionalismo, é um requisito para ser escolhido como fornecedor de uma empresa, e a ISO 9001 dá, efetivamente, a garantia de que está apto a satisfazer a clientela. Deste modo, quer os concursos públicos quer os concursos privados dão preferência a fornecedores certificados com a ISO 9001, inclusive nalguns casos é mesmo obrigatório um SGQ, Sistema de Gestão da Qualidade.

Logo, para que a sua empresa seja reconhecida pelo nível de excelência que de facto têm e pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos, deve ter a sua estratégia alinhada com a estratégia das empresas contratantes e isso significa investir nas boas práticas determinadas pela ISO 9001. Preparar-se para a certificação ISO 9001, é preparar-se para ser escolhido como fornecedor de uma empresa pública ou privada. Clique aqui para mais informações!

Avaliação de fornecedores | O que as empresas levam em linha de conta antes de escolherem os seus parceiros?

Documentação Legal

Na hora de escolher os fornecedores, a maioria das empresas começa por solicitar a documentação que precisa para ter a certeza de que os concorrentes desenvolvem a sua atividade em conformidade com requisitos legais em vigor, nomeadamente licença de funcionamento e certificação ISO 9001, ISO 14001 ou ISO 45001, entre outros documentos.

Repare que, para os resultados das empresas contratantes serem positivos, os seus fornecedores também devem ser qualificados. Este é o principal requisito para ser escolhido como fornecedor de uma empresa!

Estabilidade Financeira

A par, as empresas interessadas em fazer a avaliação de fornecedores, levarão em linha de conta outro requisito para ser escolhido como fornecedor: a estabilidade financeira, pois como deve compreender, uma empresa com problemas de fluxo de caixa mais tarde ou mais cedo, acaba por ter também problemas para adquirir os materiais, entregar as mercadorias no prazo acordado e manter a qualidade dos produtos, não é verdade?

Histórico de Fornecimento 

Depois, o histórico das empresas concorrentes ao lugar, também é importante na avaliação de fornecedores para se perceber o percurso como fornecedor de modo a antever o impacto que a empresa pode ter num produto/serviço de outra empresa. Daí que possa receber uma visita para identificar potenciais problemas que não são possíveis de verificar na análise documental.

É verdade que trabalhar com fornecedores certificados nas normas ISO é um sossego e pode até evitar estas visitas e qualificar a sua empresa de imediato como fornecedora. Mas mesmo assim, saiba que vai ser monitorizado pontualmente de forma a verificar-se se (ainda):

  • Mantém a certificação ISO 9001, o conjunto de procedimentos que padronizam produtos e serviços para que a gestão das empresas seja mais eficaz.
  • Continua a cumprir com os prazos de entrega, outro requisito para ser escolhido como fornecedor de uma empresa.
  • Zela pela qualidade e segurança do material recebido, um ponto fundamental na avaliação de fornecedores.
  • Alterou, ou não, o preço, forma de atendimento, condições de garantia, posição no mercado, localização geográfica e outros itens que possam interessar/afetar o negócio do parceiro que o contratou ou pensa contratar, consoante a área de atuação em causa.
  • Tem uma boa performance, um requisito obrigatório que deve ser constantemente analisado na avaliação de fornecedores, através de KPIs (Key Performance Indicators), por exemplo, depois de definidos os aspetos de performance que serão analisados e acompanhados.
  • Adota boas práticas de gestão interna para fornecer produtos de qualidade, dentro do prazo e de acordo com o combinado, e para agilizar a resolução de problemas, sempre que necessário.

ISO 9001 | Quais são os critérios utilizados na auditoria de fornecedores?

Antes de mais, saiba que a ISO 9001 dá liberdade na definição de requisitos para selecionar parceiros. Contudo, para facilitar a auditoria de fornecedores, a empresa contratante é aconselhada a definir critérios de avaliação, de acordo com a seguinte nomenclatura:

  • Imprescindível: requisito essencial.
  • Necessário: requisito importante.
  • Recomendável: requisito importante.
  • Não aplicável.

Desta forma, para que apresente os ou o requisito para ser escolhido como fornecedor de uma empresa, seja qualificado e, consequentemente, escolhido após a auditoria de fornecedores, deve ter todos os requisitos imprescindíveis, entre 80 a 100% de requisitos necessários e acima de 20% de requisitos recomendados.

Auditorias de Fornecedores | Quais são as suas principais vantagens?

Em primeiro lugar, a auditoria de fornecedores tem a grande vantagem de garantir que a empresa ou as empresas escolhidas sejam as que menos tendência apresentam para inconformidades. Consequentemente, a segunda vantagem da auditoria de fornecedores é selecionar o parceiro que melhor poderá lidar com eventuais desvios na curva da produção. Em terceiro lugar, este tipo de seleção, privilegia empresas de confiança, capazes de dar resposta a todo o tipo de questões que possam surgir pontualmente no processo de fornecimento.

E depois, outras vantagens prendem-se com a padronização graças à certificação ISO 9001, o que garante menos erros e menos riscos e por isso costuma constar como principal requisito para ser escolhido como fornecedor de uma empresa.

Se quer ver a sua empresa contratada como fornecedora, convém certificar-se com a norma internacional ISO 9001 para garantir às empresas contratantes a qualidade do seu serviço, mas também para ganhar reputação no mercado em que atua. Diagnóstico ISO 9001

Fornecedores não certificados | Quais são os problemas que podem causar às empresas contratantes?

A escolha de um fornecedor não certificado com a ISO 9001, ISO 14001 ou ISO 45001, entre outras normas internacionais, pode acarretar alguns riscos como trabalhar com uma empresa sem licença, sem preocupações com o meio ambiente nem tão pouco com as condições de higiene, saúde e segurança dos seus trabalhadores.

Sendo assim, isso leva muitas empresas contratantes a preferirem ou mesmo a identificarem como requisito obrigatório do processo de seleção dos seus fornecedores, a ISO. E mesmo que a parceria com uma empresa não certificada corra bem, muitos contratantes só de pensarem que essa relação lhes pode prejudicar a imagem juntos dos consumidores (por trabalharem com um fornecedor que não parece idóneo), não arriscam.

De facto, independentemente do tamanho, tipo de negócio e área de atuação da empresa contratante, há diversos problemas que podem ocorrer na sequência da contratação de um fornecedor não certificado, nomeadamente atrasos nas entregas e falta de qualidade dos materiais que podem causar prejuízos em ambas as partes. E isso não acontece com fornecedores certificados com a ISO 9001.

Por isso… Faça parte do grupo de fornecedores certificados com a ISO 9001!

Gostou do nosso artigo? Volte ao início da página e indique-nos o seu grau de satisfação. Obrigado!