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A sua empresa ainda não aderiu ao marketing verde? Não é sustentável? Nem eco friendly? Nem 100% natural? Nem sequer amiga afastada do meio ambiente? Hum… temos de mudar isso urgentemente! E para começar, vamos explicar-lhe o que é marketing verde e porque é que pode ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes, ganhar reputação no mercado e reduzir custos a longo prazo.

De entre as várias estratégias de marketing disponíveis para promover um negócio, há uma que tem no nome a cor da esperança (e não é por acaso): marketing verde! Nunca ouviu falar?! Bom, mas seguramente que conhece o conceito de sustentabilidade que tem vindo a ganhar espaço no mundo dos negócios.

Pois estes dois conceitos estão relacionados, na medida em que o grande objetivo de ambos é a preservação do meio ambiente e melhoria da vida no planeta. Ora, é com práticas aliadas à sustentabilidade e marketing verde que pode destacar o seu negócio e atrair consumidores. Já está entusiasmado? Perfeito! Perceba, de seguida, o que é marketing verde e como pode usá-lo no seu negócio para conquistar mais clientes.

O que é marketing verde?

Marketing verde (também chamado de marketing ambiental ou eco marketing) é uma estratégia de marketing que tem por objetivo preservar o ambiente através de um conjunto de ações que visam a adoção de uma postura empresarial mais sustentável: da produção à distribuição, passando pela forma como se relaciona com a comunidade.

Um negócio que adote o marketing verde, além de divulgar as suas ações ecológicas, muda ou tenta mudar atitudes no sentido de proteger o meio ambiente. Ao mesmo tempo, difunde uma imagem de consciência ecológica se (e só se) efetivamente tomar uma atitude a nível de transformação e responsabilidade ambiental, social, cultural e económica.

Essa imagem é de suma importância para um bom posicionamento no mercado, já que os consumidores atuais estão cada vez mais interessados em consumir produtos ou aderir a serviços de qualidade e amigos do ambiente. Contudo, o conceito de marketing verde ultrapassa a comercialização de produtos/serviços sustentáveis… Também faz uma comunicação compatível com essa postura ecológica e analisa os efeitos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, gasto de energia e recursos não renováveis, entre outros.

Como é que o marketing verde pode ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes?

Talvez a questão não seja tanto “como é que o marketing verde pode ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes”, mas mais “como pode começar a fazer marketing verde”, já que é do conhecimento geral que os consumidores portugueses privilegiam produtos e serviços de empresas que tenham posto de lado as atividades tradicionais de marketing ligadas à divulgação e promoção de produtos e serviços, para abraçar atividades sustentáveis e defensoras de causas ambientais.

Com os clientes cada vez mais críticos, a cobrarem atitudes sustentáveis às empresas, o seu negócio pode beneficiar e muito do marketing verde, adotando medidas ecológicas na produção/venda dos seus produtos ou serviços, para atrair novos clientes defensores dos mesmos valores. Mas também para manter os clientes que já tem (ninguém lhe deixa de comprar só porque se tornou mais consciente) e para atrair outros consumidores que possam não dar tanta importância à sustentabilidade, mas que possam ser conquistados por outras características dos seus produtos/serviços, como qualidade ou preço.

E por falar em preço, se por vezes os valores podem ser reduzidos devido a reciclagem, reaproveitamento de materiais, poupança de energia e afins, de outras vezes eles podem encarecer… Mas não se preocupe porque muitos consumidores portugueses preferem pagar mais, mas levar para casa um produto que cause menos impactos ambientais.

Por exemplo, um produto de uma empresa que não faz testes em animais, um produto que venha numa embalagem reciclada, um serviço cuja origem não seja trabalho infantil, e por aí fora… Além disso, o marketing verde pode ser o diferencial de desempate para um cliente que está entre duas empresas com produtos similares, mas posturas ambientais diferentes, e assim deixar a sua marca à frente da concorrência. E não é tudo!

O marketing verde melhora a imagem de uma empresa no mercado em que atua, aumenta a sua notoriedade e competitividade, contribui para a qualidade de vida das próximas gerações e – tome nota! – a médio/longo prazo dá lucro, pois os investimentos em sustentabilidade permitem que a sua empresa economize. Se já entendeu as vantagens do marketing verde e quer adotar atitudes mais sustentáveis para valorizar a sua marca, continue a ler!

Quais são as melhores dicas para implementar o marketing verde na sua empresa? 

Já está a ver a sustentabilidade como um investimento com retorno garantido? Ótimo! Então, agora é mudar a sua postura empresarial e começar a beneficiar a natureza para melhorar a perceção dos clientes sobre os seus produtos/serviços. Como? Conheça as nossas dicas e comece hoje mesmo a adotar estratégias verdes!

  • Recicle e reaproveite materiais.
  • Não use materiais não-biodegradáveis.
  • Separe o lixo de forma adequada.
  • Poupe água na produção.
  • Elimine ou substitua produtos poluentes.
  • Reduza a emissão de gases poluentes.
  • Aumente a durabilidade dos seus produtos.
  • Invista em energias limpas (eólica, solar…)
  • Prefira fornecedores ecologicamente corretos.
  • Automatize os seus processos, reduzindo o uso de papel.
  • Desenvolva ou colabore com programas para redução da degradação ambiental.
  • Estimule o consumo consciente.
  • Implemente as normas ISO relacionadas com o meio ambiente.

Comece a desenvolver ações de marketing verde com a implementação de normas ISO relacionadas com o meio ambiente e a demonstrar aos seus consumidores a sua consciência ecológica. Clique aqui e conheça melhor a norma internacional ISO 14001. Diagnóstico ISO 14001

Como é que a ISO 14001 pode ajudar a desenvolver ações de marketing verde?

A certificação ISO 14001:2015, Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) pode ajudar a desenvolver ações de marketing verde porque esta é a norma internacional mais indicada para mostrar aos consumidores a sua preocupação em proteger o meio ambiente, aumentando assim a sua notoriedade no mercado. E isso porque a ISO 14001 integra um conjunto de requisitos para a gestão ambiental eficaz que, além de terem por missão a proteção do meio ambiente, cumprem com a lei em vigor.

Para mais, a certificação ISO 14001 vai ajudá-lo a usar de forma mais racional a energia e os recursos necessários ao desenvolvimento da sua atividade, e isso vai deixar os seus processos sustentáveis. E a sustentabilidade, por sua vez, vai reduzir os custos a médio/longo prazo!

Peça-nos uma proposta para certificação ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Mostre respeito pelo planeta e pelas gerações futuras, ganhe prestígio, cumpra com a legislação ambiental, reduza custos e seduza os seus clientes e potenciais clientes!

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