Tem consciência da importância de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade na sua empresa ou entende que o seu produto/serviço tem valor que chegue para agradar aos potencias clientes?
Otimiza os seus processos internos ou concentra-se apenas na parte mais comercial do negócio?
Continua a calcular o custo de investimento numa estratégia que verse a qualidade ou já percebeu que perde bem mais dinheiro se não investir, pois a falta de padrões elevados de qualidade é meio caminho andado para o insucesso?
Enfim… gostava de conhecer as principais vantagens de um Sistema de Gestão da Qualidade ou não?
Senhor empresário, antes de começarmos a falar da importância e das vantagens de um Sistema de Gestão da Qualidade, gostávamos de continuar a colocar-lhe umas perguntas…
- Quer ver os seus clientes satisfeitos?
- Melhorar os seus processos de produção?
- Assegurar a qualidade de uma forma continua?
- Fazer frente à concorrência?
- Gerar mais vendas?
Se respondeu “sim” a uma, algumas ou mesmo a todas as questões enunciadas, saiba que é só procurar por uma ferramenta de gestão interna que seja capaz de acrescentar valor à sua empresa.
Bom… a tarefa não é fácil nem rápida e é por isso que estamos aqui para lhe dar uma dica: adote um Sistemas de Gestão de Qualidade para melhorar o rendimento dos seus processos, controlar eficientemente os custos operacionais e valorizar os seus recursos!
Segundo dados de 2022 da ISO Survey, mais de 1,3 milhões de certificados ISO 9001 foram emitidos em todo o mundo, o que reflete o quanto as organizações em todo o globo valorizam a implementação de Sistemas de Gestão de Qualidade. Na Europa, especialmente, foi observado um aumento de 7% no número de certificados ISO 9001 emitidos em comparação com o ano anterior, sinalizando um forte compromisso com a qualidade.
O que é Gestão de Qualidade?
Mais do que adotar uma norma de padronização como a ISO 9001 na sua empresa, a gestão de qualidade é um recurso para melhorar a prestação de serviços aos seus clientes, se possível superando as suas expectativas e derrotando a concorrência.
O que é um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ)?
É uma ferramenta que ajuda a controlar e padronizar os processos da sua empresa, permitindo também a avaliação da eficácia das ações tomadas, com o objetivo de satisfazer os clientes, na senda de uma melhoria contínua da produção no que toca aos produtos/serviços que comercializa.
Como funciona um Sistema de Gestão da Qualidade?
Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) engloba atividades que identificam os objetivos da sua empresa, para depois indicar os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados.
Um estudo de 2023 conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sugere que empresas com um Sistema de Gestão de Qualidade implementado tendem a ter um desempenho 20% superior em termos de eficiência operacional em comparação com as que não têm. A pesquisa também mostrou que, a nível mundial, a satisfação do cliente é aproximadamente 30% mais elevada em empresas que utilizam Sistemas de Gestão da Qualidade em comparação com as que não o fazem. Este dado reforça o entendimento de que tais sistemas são ferramentas cruciais para melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência e impulsionar o desempenho geral dos negócios.
Assim, o SGQ depende de uma série de soluções, como o investimento em novas tecnologias para controlar, potenciar e acrescentar valor aos processos diários da organização e melhorar o desempenho das pessoas, dos processos, dos produtos/serviços e do próprio ambiente de trabalho.
Nesse sentido, utiliza uma série de métodos, entre eles a norma ou o modelo de gestão da qualidade ISO 9001, utilizada hoje – e não por acaso – por milhares de empresas em todo o mundo!
Independentemente da dimensão e área de atuação da sua empresa, a ISO 9001 garante-lhe a otimização da performance e a qualidade do serviço prestado, mas estes não são os únicos benefícios!
Continue a ler este artigo e conheça as principais vantagens de um Sistema de Gestão da Qualidade para a sua empresa.
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Principais vantagens de um Sistema de Gestão da Qualidade
Sim, já sabe que a atual conjuntura impõe à sua empresa um padrão de qualidade e uma capacidade de apresentar bons resultados para se destacar entre outras e ser bem-sucedida, mas talvez lhe interesse tomar nota das principais vantagens de um Sistema de Gestão da Qualidade. Aí estão elas!
✔ Maximização do desempenho
Lembra-se dos objetivos que definiu na estratégia da sua empresa? Pois bem, um SGQ vai ajudá-lo a atingi-los através de técnicas, equipamentos e recursos que tocam todas as atividades do negócio e que de forma integrada e alinhada conseguem assegurar a produção e comercialização de produtos/serviços de qualidade.
✔ Satisfação do cliente
A razão de ser da sua empresa é o cliente, não é verdade? Ora se implementar um Sistema de Gestão da Qualidade para melhor identificar os problemas, necessidades e expectativas dos consumidores de forma a dar uma resposta ajustada e efetiva (com qualidade!), consegue garantir a satisfação do cliente. E afinal, um cliente satisfeito é um cliente que regressa para uma nova compra, certo? E um cliente que regressa é um cliente capaz de levar outros consumidores a interessarem-se nos seus produtos/serviços e expandir o nome da sua marca no mercado.
✔ Redução de custos
Se está a pensar em quanto lhe vai custar a implementação de um SGQ, avisamo-lo já que as contas devem ser feitas ao contrário: quanto lhe custará a ausência de um sistema de qualidade! Efetivamente, a falta de um sistema de gestão de qualidade acarreta vários custos tangíveis e intangíveis, nomeadamente com reclamações de clientes, danos na sua marca e retrabalho.
✔ Maior produtividade
Não queremos aqui ensinar o padre nosso ao vigário, mas como sabe, se conseguir produzir produtos/serviços a um custo mais reduzido do que a concorrência no menor tempo possível e sem perder a qualidade… é bem capaz de aumentar a produtividade aí na empresa, certo? A importância de um Sistema de Gestão da Qualidade prende-se precisamente com o facto de ajudar a definir melhor os processos e responsabilidades de cada elemento da produção, ajudando no aumento da produtividade, sim, mas também otimizando processos e evitando anomalias, desperdícios e custos não previstos.
✔ Aumento da Competividade
Possivelmente anda arrepiado com o facto de o mercado estar cada vez mais competitivo, não é? Pois bem, tendo em conta que muitas empresas fecham atividade antes de completarem 5 anos de existência, mesmo que já tenha ultrapassado essa meta, convém investir em estratégias que aumentem a competitividade da sua. Desta forma, as mais importantes são precisamente aquelas que se preocupam com a qualidade e desencadeiam processos mais rápidos, eficientes, produtos/serviços mais adequados e colaboradores mais motivados.
✔ Adoção de práticas modernas
Do posto de trabalho no escritório à linha de produção de uma fábrica, passando pela rede de transportes e logística, nada fica imune aos avanços tecnológicos numa empresa! Assim, no intuito de melhorar processos, é só implementar um Sistema de Gestão da Qualidade assente numa melhoria continua de processos e práticas, mercê de técnicas modernas de fabricação, uso de software de gestão de projetos e outros recursos para controlo de qualidade.
✔Alta motivação dos colaboradores
O Sistema de Gestão de Qualidade também inclui a comunicação interna da sua empresa. Porquê? Porque todos os níveis hierárquicos devem ser envolvidos no processo empresarial para que as pessoas possam guiar-se pelos requisitos do SGQ. E se todos estiverem a trabalhar em conjunto por um objetivo maior e comum, é mais fácil manterem-se empenhados e motivados em oferecer um serviço capaz de encantar os clientes.
✔Aumento da notoriedade
Diga-nos: gostava de ser uma referência no seu setor de atividade? É que para lá chegar tem de melhorar a imagem que a sua empresa transmite para o mercado de modo a alcançar reputação e atrair mais clientes e até investidores. Para tal, o SGQ é fundamental, pois a qualidade é um dos itens mais importantes na imagem de uma empresa. Quanto mais qualidade tiver (em todas as suas vertentes), mais reconhecida será no mercado. Dai a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade na sua empresa!
Como implementar um Sistema de Gestão da Qualidade?
Agora sim, entendeu a real importância de um Sistema de Gestão da Qualidade e até tomou nota de todos os seus benefícios, não é verdade?
Perfeito! Doravante é começar a procurar por um parceiro que construa um SGQ à imagem da sua empresa.