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Se ainda não tem certificação ISO 9001, este artigo é para si! Vamos mostrar-lhe por A + B porque é que muitos empreendedores não se negaram a passar por várias etapas avaliativas para conseguir implementar a norma nas suas empresas.

Em primeiro lugar, os processos passam a ter qualidade comprovada, e como se isso não fosse motivo que bastasse, a certificação também garante uma melhor gestão de recursos, redução de custos, maior competitividade e muito mais. Acompanhe-nos ao longo deste texto e conheça melhor estes e outros benefícios da certificação ISO 9001!

Com a globalização, muitas empresas entraram em novos mercados e isso foi bom. Mas ao mesmo tempo a exigência no que toca a qualidade aumentou tanto a nível dos produtos/serviços quanto dos processos, que deixou alguns negócios para trás e isso foi mau.

Mas ainda assim serviu de fonte de inspiração para a certificação ISO 9001 e de emenda para muitas organizações que não estavam na disposição de apostar em qualidade… e passaram a estar!

Se a sua empresa também tem dúvidas sobre as vantagens do selo, continue e ler este texto e conheça os benefícios da certificação ISO 9001.

Certificação ISO 9001 | O que é?

A ISO 9001:2015 é a última atualização de uma norma internacional focada na qualidade dos produtos ou serviços que, genericamente, ajuda a gerir uma empresa indicando práticas que deve colocar em marcha para alcançar a tão almejada qualidade. 

Quando a ela adere, além de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a organização obtém um certificado que lhe aumenta a reputação e credibilidade no mercado onde labora.

Certificação ISO 9001 – Para que serve?

Se faz parte do grupo de empresários que ainda questiona a real utilidade da certificação ISO 9001, saiba que esta norma serve para desenvolver práticas que permitem comparar as organizações em pé de igualdade e em todo o mundo, ou seja, padronizar as formas de avaliação das empresas (independentemente da atividade, dimensão ou localização).

Para tal, cria condições para orientar a gestão com base na avaliação do risco e na promoção de oportunidades.

8 benefícios da Certificação ISO 9001

Já reparou que em muitos sites, assinaturas de e-mail e cartões de visitas de empresas suas concorrentes aparece o símbolo do selo ISO 9001 junto do logotipo?

Pois bem, essas organizações orgulham-se de estar a agir em conformidade com o sistema de gestão de qualidade da ISO. E sabe porque é que têm tanto gosto em ostentar o símbolo? Porque reconhecem e usufruem dos benefícios da certificação ISO 9001, que lhe vamos apresentar de seguida!

#1 – Aumenta a Satisfação do cliente

Se gere uma empresa, seguramente que o seu objetivo primeiro é entregar aos seus clientes os produtos ou serviços que eles procuram, correto?

Porém, sabemos que nem sempre é fácil satisfazer os consumidores, superar a concorrência e conquistar a atenção do público-alvo. Ora, uma das formas de melhorar o nível de satisfação dos seus clientes é fazendo uma gestão da qualidade com base na ISO 9001. E como fazer isto acontecer?

Na verdade, um dos principais benefícios da certificação ISO 9001 é precisamente o facto de desviar um pouco o foco da sua empresa do produto/serviço e direcioná-lo mais para o cliente: quais os seus problemas, as suas necessidades, desejos, estilo de vida, valores comportamentos, opiniões, etc.

Na posse de um vasto leque de informações que vão ajudar a sua empresa a caracterizar o seu público-alvo, consegue perceber que produtos/serviços vão ao encontro das expetativas dessas pessoas.

#2 – Evita os erros e os desperdícios

As interações globais dos processos da ISO 9001 promovem melhorias significativas a nível da eficiência dos processos da sua empresa. Como? Através da eliminação de erros e até desperdícios que, sem a ISO, poderiam não ser detetados e corrigidos.

E, antecipar prejuízos e por consequência evitar o desperdício, é meio caminho andado para o aumento da eficiência, pois não investe dinheiro nem tempo nem recursos humanos em projetos que não vão dar bons resultados.

Do preço ao desempenho do produto. Da qualidade aos benefícios de um serviço, é importante perceber como pode satisfazer os seus clientes para os fidelizar, criar relacionamentos positivos e duradouros e, claro, gerar mais lucros!

#3 – Garante a qualidade dos produtos/serviços

O certificado ISO 9001 melhora os processos internos da sua empresa e isso diminui o chamado retrabalho e desperdício, como vimos no ponto anterior.

Mas, o que ainda não lhe dissemos é que, com a implementação da ISO 9001 consegue, deste modo, aumentar a qualidade do seu produto ou serviço! E isso porque o dinheiro que poupa com o desperdício pode ser investido no desenvolvimento de novos produtos/serviços, formação dos colaboradores, abertura de novas lojas, reformas no escritório, aumento dos plafons para publicidade e marketing, etc.

Afinal, melhor do que ter dinheiro para investir, é ter a garantia de que esse investimento, a seu tempo, vai aumentar a faturação!

#4 – Garante boas tomadas de decisão

Esta espécie de “fada madrinha”, a ISO 9001, consegue que a sua empresa anteveja riscos para depois tomar decisões baseando-se em evidências, ou seja, direcionando todo o tipo de recursos para as áreas mais importantes, aquelas que vão melhorar os resultados do negócio e reduzir os custos. Tudo sem ter de passar pela chamada tentativa e erro, na senda da decisão mais correta.

A par, como a ISO monitoriza o processo, a sua empresa está constantemente a analisar dados e a observar as melhorias obtidas (e emendar o que seja necessário).

#5 – Cria uma cultura de melhoria contínua

Por muito bem que esteja, uma empresa quer sempre melhorar, não é verdade? Ora, a ISO 9001 cria na sua empresa uma cultura de melhoria e análise de benefícios sistemática, dando particular atenção a processos mais delicados, onde podem ou costumam ocorrer problemas. A fazê-lo, evita ou pelo menos reduz o impacto do problema porque já definiu uma resposta eficaz para ele.

#6 – Envolve os colaboradores

É verdade que não precisa de ter um certificado ISO 9001 para perceber que colaboradores motivados são colaboradores integrados, mas esta norma auxilia e muito na envolvência das pessoas na melhoria dos processos com os quais trabalham, até porque ninguém melhor do que os seus colaboradores para identificar áreas que precisam de ser melhoradas, verdade?

Pessoas que são instigadas a alinhar pensamentos e convidadas a opinar, a ajudar, a executar, a aceitar a mudança… são pessoas felizes e motivadas que ajudam uma empresa a prosperar. E uma empresa feita de pessoas felizes, passa boas energias para clientes, fornecedores e demais parceiros!

#7 – Confere credibilidade

A certificação ISO 9001 é tão reconhecida e gabada no mercado português e estrangeiro que se a sua empresa a tiver, consegue fechar mais negócios com certos fornecedores ou clientes, mais fácil e rapidamente, principalmente se concorrer com empresas que não são certificadas. É verdade!

Como a ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida que se tornou a base para a criação de um Sistema de Gestão da Qualidade em todo o mundo, algumas empresas, quando procuram por um fornecedor, averiguam se os candidatos tem um sistema de qualidade baseado na ISO 9001 (e isto sem falar nos mercados dos grandes players, onde quem não tem a certificação ISO 9001 não pode entrar).

#8 – Torna uma empresa mais competitiva

E já no último ponto da lista dos principais benefícios da ISO 9001:2015 há a dizer que o facto de a sua empresa trabalhar de forma transparente, utilizando a ISO 9001 como estratégia de melhoria e desenvolvimento, é um grande diferencial para o seu negócio em processos em que concorre com outras empresas.

E isso aumenta a confiança que se possa nutrir pelo seu negócio, sim, mas tão importante ou mais do que isso é o facto de a norma por si só aumentar também a sua competitividade num mercado onde a concorrência não dá tréguas.

Porque tem o selo ISO 9001. Porque o selo indica que vende produtos e serviços de qualidade. Ponto.