Quando se sabe que só na Europa, 40% da energia final é consumida em iluminação, climatização, águas quentes sanitárias e equipamentos elétricos em edifícios, é natural que empresas (e particulares) estejam mais recetivos a aumentar a eficiência energética.
Se assim não for, Portugal e a União Europeia não vão conseguir cumprir com a meta assinalada no Acordo de Paris de reduzir consumos de energia para limitar o aquecimento global a menos de 2º celsius.
Assim sendo ou se assim for, os investimentos para aumentar a eficiência energética e energia com baixas emissões de dióxido de carbono terão de ser maiores do que os investimentos em combustíveis fósseis em 2025.
E como não falta muito, para ajudar a sua empresa a colaborar na preservação do meio ambiente e ao mesmo tempo a tornar-se mais sustentável e produtiva, vamos avançar com algumas dicas para aumentar a eficiência energética. Mas antes…
O que é eficiência energética?
É tudo o que possa ser feito para melhorar o uso das fontes de energia. Ou seja, é qualquer estratégia que possa ser usada para otimizar o consumo de energia a partir de várias ações que visem a redução de custos e a utilização, sempre que possível, de energias renováveis, bem mais eficientes.
Leia também o nosso artigo sobre a Agenda 2030: como é que a certificação ISO pode ajudar a sua empresa a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
Como aumentar a eficiência energética na sua empresa?
Se faz tudo para obter o maior rendimento possível em todos os seus processos empresariais, é natural que esteja a tornar o seu negócio mais eficiente também no que diz respeito a energia. Mas deixar as luzes apagadas durante a noite é capaz de ser pouco para tornar a sua empresa mais eficiente e sustentável, não é verdade?
Por isso resolvemos reunir algumas dicas para aumentar a eficiência energética na sua empresa. Quer conhecê-las?
1. Estude o consumo de energia da sua empresa
Assim que começar a pensar em aumentar a eficiência energética na sua empresa, tem de analisar o histórico de consumos para poder identificar as variáveis que influenciam o valor que está a pagar. E depois, identificar e escolher as melhores estratégias para aumentar a eficiência energética e… pagar menos!
Se a poupança energética é um lema aí na empresa, é possível que já esteja a poupar algum dinheiro em energia e a poupar o ambiente, também.
Mas genericamente, as empresas estão neste momento a gastar mais do que deviam, mais do que precisam, e só com uma análise das faturas conseguirão determinar – e tentar contrariar – esse dispêndio.
2. Invista em isolamento térmico
Ok, um isolamento térmico não é barato, mas é um investimento para a vida da sua empresa, sim? E isso porque aplicado nas paredes, chão e tetos consegue ganhos a nível de eficiência energética incríveis, pois impede o calor de sair (e de entrar), ou seja, acaba com o frio de rachar no inverno e sobreaquecimento no verão. E com isso poupa em ar condicionado e aquecimento central para arrefecer ou aquecer o escritório.
3. Substitua janelas
A substituição de janelas é outra medida que poderá contribuir para o aumento da eficiência energética na sua empresa.
Claro que não falamos da substituição das janelas atuais por janelas mais bonitas. Falamos de janelas isoladoras com vidros duplos que – além de impedirem o barulho de entrar – evitam perdas de calor e permitem alguma poupança em aquecimento.
4. Aposte em iluminação LED
Seguramente que já sabe que para economizar luz, não há nada melhor do que substituir as lâmpadas tradicionais incandescentes (mesmo que não se tenham fundido!) por lâmpadas LED, mais económicas.
A luz mantém-se intensa, mas como dura mais tempo e gasta menos energia, poupa na fatura da luz aí na empresa e consegue aumentar a eficiência energética.
5. Aproveite a luz natural
Nada como usar a luz natural para poupar energia, claro, mas será que a sua equipa tem consciência disso? Será que as instalações da sua empresa foram pensadas para aproveitar ao máximo a luz natural?
É claro que a luz natural nem sempre é suficiente, mesmo durante o dia, para conseguirem desenvolver as vossas atividades.
E é até possível que nalgumas divisões não existam janelas, por exemplo nas casas de banho, mas se trocar as lâmpadas para LED e aproveitar a luz natural, pintando as paredes de branco, colocando telhas translúcidas e posicionando as secretárias perto das janelas, já consegue uma boa eficiência energética!
6. Implemente a norma ISO 50001
A última dica vai para um Sistema de Gestão de Energia através da certificação ISO 50001 e vamos explicar porquê. Esta norma internacional permite que qualquer empresa que deseje reduzir o consumo energético substancialmente, consiga estabelecer os sistemas e processos necessários para melhorar o seu desempenho.
Com a certificação ISO 50001 a sua empresa fica preparada para reduzir emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais relacionados com energia e com isso obter ganhos a nível de economia.
Para mais, a norma ISO 50001 especifica os requisitos para um Sistema de Gestão de Energia, sobre os quais a sua empresa pode desenvolver uma política energética e estabelecer objetivos e planos de ação (que atendam aos aspetos legais) para um uso mais consciente da energia.
Com a adoção de boas práticas, com um investimento em equipamentos amigos do ambiente e com a certificação ISO 50001, consegue otimizar os consumos energéticos na sua empresa.
E consegue também fortalecer comportamentos positivos entre os seus colaboradores, satisfazer clientes, fornecedores e outros parceiros de negócio, diferenciar-se da concorrência e, claro, proteger o ambiente para as gerações futuras.
Como aumentar a eficiência energética na sua empresa
Se quer melhorar a forma como utiliza os recursos energéticos na sua empresa, consulte a Templum.