Skip to main content
5/5 - (1 vote)

Difundir a sua empresa, promover os seus produtos ou serviços, vender mais, fidelizar clientes, conquistar novos parceiros de negócio… e ainda ter ideias para melhorar a produtividade da sua equipa!? Sim, é essa a missão de qualquer empreendedor.

E sim, não é fácil nem rápida, mas pelo menos em relação ao último ponto, podemos ajudá-lo com as nossas ideias para melhorar a produtividade da sua equipa de trabalho. 

Como melhorar a produtividade da sua equipa de trabalho

Uma empresa não é uma empresa se não tiver desafios a superar. E um deles é melhorar a produtividade da sua equipa, não é verdade?

Claro que após a contratação, as pessoas estão mais motivadas e empenhadas em realizar o melhor trabalho possível, mas com o passar do tempo e com o surgimento, precisamente, de novos desafios, acabam por perder a energia e, pior, perder o interesse em marcar a diferença. Ora, isso não pode continuar assim!

É difícil, mas não é impossível manter uma equipa com um nível de produtividade alto, sabia? Não há soluções infalíveis neste campo, mas se aceitar as nossas ideias para melhorar a produtividade da sua equipa de trabalho, vai conseguir chegar ao resultado esperado: produzir mais, e cada vez mais!

E bem vistas as coisas, nem sequer vai ser assim tão difícil. Boas medidas e incentivos são, na maioria dos casos, o suficiente para elevar a moral das pessoas. 

7 dicas para melhorar a produtividade da sua equipa de trabalho

1. Defina objetivos claros, atingíveis e mensuráveis 

Não é por acaso que os resultados são melhores quando a sua equipa de trabalho tem os objetivos de negócio bem definidos, sejam objetivos individuais ou de grupo.

E isso porque o envolvimento nos projetos e a motivação dos trabalhadores, é maior quando existem metas, de preferência metas estimulantes, atingíveis e claras! Caso contrário em vez de ficar entusiasmada, a sua equipa vai ficar desgastada. 

2. Faça uma boa gestão do tempo 

Apesar de todos os dias surgirem imprevistos, você pode fazer uma boa gestão do tempo para melhorar a produtividade da sua equipa, se começar a redefinir as atividades e a nomear prioridades.

Há uma diferença entre o que querem fazer durante 8 horas de trabalho por dia e o que realmente têm de fazer para rentabilizar o tempo e melhorar a produtividade da equipa.

Nesse sentido, faça uma boa gestão do tempo, definindo o grau de importância de cada atividade e dando prioridade a atividades urgentes e imprescindíveis, deixando para outra altura as tarefas que não têm de ser executadas no imediato ou delegando-as a um colega.

Sim, porque é importante que consiga delegar tudo quanto possa ser feito por outras pessoas (e elas até agradecem!) e lhe liberte tempo para tarefas que são mesmo da sua responsabilidade.  

3. Dê feedback sempre que possível 

Muitos responsáveis por equipas esquecem-se de dar feedback das ações executadas por todos e isso pode prejudicar o trabalho de grupo. Não cometa esse erro!

Dê feedback constante para melhorar a produtividade da sua equipa: informando, elogiando, incentivando, promovendo, agradecendo, mas também apontando aspetos a melhorar… o que importa é confiar e capacitar a sua equipa para que esta se torne cada vez mais competitiva! 

4. Encoraje os comentários e sugestões 

Se a sua equipa de trabalho não costuma opinar nem fazer sugestões, fique alerta! É um sinal de que não há confiança nem motivação.

Logo, incentive todas as pessoas a falar pela qualidade da performance do grupo. Além de estabelecer um clima de pertença, aumenta a autoconfiança e ainda usufrui das boas ideias dos colegas (e isto porque nem sempre são as suas ideias as melhores). 

5. Otimize o espaço físico 

O escritório ou espaço físico da sua empresa é muito importante para aumentar a produtividade de uma equipa. Não permita que a desordem impere!

Distribua pessoas (e objetos) de forma a que fiquem no lugar certo, verifique se estão confortáveis (de outro modo não serão produtivas) e invista em estratégias que alegrem os colaboradores, tornando-os mais produtivos, como pintar as paredes de cores diferentes (atendendo à simbologia das cores), usar bastante luz natural, providenciar um espaço onde os trabalhadores possam relaxar durante os intervalos, entre outras ideias que, inclusive, pode e deve discutir com a sua equipa. 

6. Simplifique os processos empresariais 

Investir na simplificação dos processos empresariais, é meio caminho andado para melhorar a produtividade da sua equipa, porque se for mais simples e fácil executar um processo, ele rende mais!

Daí que seja pertinente que aí na empresa se despeçam de todos os maus hábitos e burocracias e cumprimentem os processos padronizados e automatizados, capazes de aumentar a produtividade de uma equipa e gerar resultados comerciais apelativos.

Lembre-se que, grosso modo, se uma ação estiver definida, quando for necessário repeti-la, basta replicá-la de acordo com o procedimento estipulado. 

A propósito da simplificação dos processos empresariais, leia também o nosso artigo sobre as vantagens da otimização de processos numa empresa. 

7. Obtenha a certificação ISO 9001 

E por último, mas não menos importante, a dica vai para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na sua empresa, como a ISO 9001, que possui a gestão de pessoas na sua essência e que por esse motivo é bastante importante para melhorar a produtividade da equipa e potenciar os resultados comerciais da sua empresa! 

Clique aqui para conhecer a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade para a sua empresa.  

O que é a ISO 9001 e como ela pode melhorar a produtividade da sua equipa de trabalho? 

A ISO 9001:2015 é a última versão de uma norma internacional centrada qualidade dos produtos ou serviços que pode ser implementada por qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho e área de negócio.

Com ela consegue, em primeiro lugar, satisfazer os seus clientes com produtos e serviços de qualidade, mas também consegue operar com maior eficiência, identificar e reduzir riscos, alcançar novos mercados, ganhar competitividade, aumentar a reputação e credibilidade, adotar uma cultura de melhoria contínua e cumprir com os requisitos legais obrigatórios.  

Precisa de mais motivos para obter a certificação ISO 9001? Pois aqui fica mais um: com um Sistema de Gestão da Qualidade consegue melhorar a produtividade da sua equipa! 

Comece agora a melhorar a produtividade da sua equipa!

Não deixe para amanhã o que pode fazer agora mesmo: solicite-nos uma proposta para certificação ISO 9001.

Não sabe se a ISO 9001 é para a sua empresa? Assista ao nosso webinar completo clicando na imagem abaixo!

melhorar a produtividade da sua equipa