Skip to main content
Rate this post

As festas já lá vão e possivelmente já está a definir estratégias de vendas para o Dia dos Namorados e Carnaval, mas antes disso… deve concretizar algumas resoluções de ano novo para gestores de empresas! Se se esqueceu de as definir enquanto engolia as passas ao som das 12 badaladas, não há problemas! Nós definimo-las por si!

Entre tantas e tantas resoluções de ano novo para gestores de empresas que podíamos selecionar neste artigo, optámos por 10 sugestões certeiras para aumentar a produtividade num negócio, adequadas a qualquer tipo de firma, independentemente do tamanho e área de atuação. Venha conhecê-las e tente implementá-las ao longo dos próximos meses!

1. Estabeleça novos objetivos

Se ainda não o fez, estabeleça hoje mesmo os objetivos da sua empresa para 2020. Esta deve ser a primeira da lista de resoluções de ano novo e deve-lhe dedicar toda a sua atenção até porque não basta definir metas. Para as conseguir alcançar, tem de elaborar um plano de ação que determine quais as estratégias a usar para atingir os novos objetivos, sejam individuais ou de grupo. Esse plano deve ser claro, realista e exequível e levar em linha de conta o que correu bem e menos bem o ano passado, incluindo inclusive estratégias alternativas para eliminar possíveis erros e retomar a rota correta em 2020.

2. Controle os custos

Como sabe, o controlo de custos é uma das principais práticas de gestão empresarial e por esse motivo não pode ficar de fora das suas resoluções de ano novo. Elabore um plano efetivo de controlo de custos onde possa anotar todos os gastos, prever os gastos futuros e definir metas a curto, médio e longo prazo. Esse controlo de custos dará também informações valiosas que influenciam diretamente a tomada de decisões, facilitando o crescimento da sua empresa. É que se não meter mãos à obra, a sua empresa pode entrar em quebra de produtividade, simplesmente porque não descobriu onde poupar e onde investir para tornar a sua organização sustentável. A ideia em 2020 é mesmo esta: gastar menos e lucrar mais!

3. Delegue responsabilidades

Muitos gestores acabam o ano descontentes simplesmente porque não quiseram ou não conseguiram delegar responsabilidades. Não lhes siga o exemplo! Aumente a faturação da sua empresa com esta dica simples: delegue aos seus colaboradores todas as tarefas que eles possam realizar. E fique com mais tempo livre para gerir a empresa e se dedicar aos assuntos que são da sua inteira responsabilidade, nem que seja necessário ensinar aos seus colaboradores como executar determinado trabalho e dar-lhes apoio direto durante algum tempo. É que ao delegar responsabilidades, consegue aumentar a produtividade da empresa e também a motivação e a capacidade de trabalho dos seus colaboradores, que se começam a sentir mais valorizados!

4. Invista na formação dos seus colaboradores

Para garantir que os seus colaboradores estão aptos a receber novas responsabilidades e contribuir individualmente e em grupo para o aumento dos resultados aí na empresa, deve investir em formação. Lembre-se que os tempos modernos exigem uma atualização constante, com novidades a surgir a cada minuto que passa, e que por esse motivo é necessário apostar em ações de formação, cursos, workshops, conferências e até simples reuniões onde seja possível dar dicas para maximizar a produtividade do negócio e contribuir para a valorização pessoal e profissional dos colaboradores, e até para a aproximação das equipas e dos diferentes departamentos da sua empresa!

5. Agregue valor ao seu produto/serviço

Se tem um produto ou serviço à venda é porque entende que tem determinado valor a oferecer aos consumidores, sejam empresas ou particulares, não é verdade? Mas será que está a conseguir agregar valor suficiente para se diferenciar da concorrência? É hora de inovar para dar mais qualidade ao seu produto ou serviço de acordo com as necessidades, desejos e interesses do seu público-alvo! Por isso, uma das resoluções de ano novo é agregar valor ao seu produto/serviço através de ideias criativas e objetivos claros e mensuráveis. Ideias que surgirão, naturalmente, depois de conhecer a fundo a sua audiência e concorrência, conhecer a tecnologia adequada para prosperar e de se concentrar nos benefícios e não nas características dos bens, na hora de os vender!

6. Otimize os processos empresariais

Adeus burocracia! A otimização de processos empresariais é outra das resoluções de ano novo que deve tomar para aumentar a rentabilidade da sua empresa. E isso porque a otimização de processos num sistema organizado e automatizado, torna a sua empresa mais eficiente porque diminui a complexidade dos processos, tornando-os mais simples e céleres. Além disso, permite-lhe poupar tempo e dinheiro (em energia, água, comunicações, recursos humanos, transportes…) e oferecer aos seus clientes produtos ou serviços de maior qualidade! Para mais informação, leia também o nosso artigo sobre as vantagens da otimização de processos numa empresa.

7. Faça uma boa gestão do tempo

Pare de se queixar de que não tem tempo para nada e tome consciência de uma vez por todas de que o dia não estica e de que tem de ser você a fazer uma boa gestão do tempo na sua empresa para melhorar a produtividade individual e coletiva. Basta começar a definir prioridades e a determinar quais as tarefas mais urgentes e menos urgentes e quanto tempo precisa de lhes dedicar até concluir o trabalho. Uma coisa é o que deseja fazer durante um dia de trabalho. Outra coisa é o que tem de fazer e o que pode e deve delegar aos seus colegas para ficar liberto para essas tarefas que deviam estar prontas “ontem”.

8. Conquiste novos clientes

Sim, é claro que todos os anos tem esta resolução : conquistar mais clientes. E em 2020 não pode ser diferente, até porque os clientes são o seu bem mais precioso e sem eles a sua empresa não existia. Como o fazer? Simples! Defina uma estratégia eficaz para atrair mais pessoas e aumentar as vendas, baseada nas reais necessidades dos seus consumidores. Depois de descoberta a forma para acabar com as suas “dores”, mantenha o foco num relacionamento estratégico e se possível personalizado com cada uma dessas pessoas que manifestou interesse e com cada uma dessas pessoas que já adquiriu o seu produto ou serviço.

9. Invista em marketing digital

Na senda da última dica, no que toca a relacionamentos positivos e duradouros com os consumidores, temos a acrescentar mais uma resolução de ano novo para aumentar os resultados da sua empresa: investir mais em marketing digital para aumentar a notoriedade, atrair, conquistar e reter pessoas. E não falamos apenas na possibilidade de vender na maior loja do mundo, a Internet. Falamos também e principalmente na utilização de estratégias de marketing digital fundamentais em qualquer negócio, independentemente do seu porte e área de atuação: marketing de conteúdo para produzir conteúdos relevantes; marketing de relacionamento para interagir com os utilizadores; SEO para otimizar as páginas do seu site de modo a que apareçam no topo dos resultados de pesquisa do Google; gestão de redes sociais; envio de email marketing; investimento em links patrocinados para divulgar o seu produto… e por aí fora!

10. Obtenha a certificação ISO 9001

E para finalizar as resoluções de ano novo para gestores de empresas a mais desafiadora de tomar porque implica algum investimento e dispêndio de tempo para ser implementada, mas se lhe dissermos que o retorno é imensamente superior a todos os esforços, vai implementar um sistema de gestão da qualidade na sua empresa ainda em 2020, sim! A verdade é que a norma internacional ISO 9001 melhora a produtividade das suas equipas e os resultados comerciais da empresa precisamente por se focar na qualidade dos produtos ou serviços, permitindo agradar aos seus clientes com uma oferta de grande valor e ao mesmo tempo, criar maior eficiência na empresa, identificando e reduzindo riscos, alcançando novos mercados, ganhando competitividade, credibilidade e uma cultura de melhoria contínua. E já agora, a ISO 9001 ajuda no cumprimento dos requisitos legais obrigatórios que farão da sua empresa um exemplo de sustentabilidade!