Skip to main content
Rate this post

Sim, a sua empresa vai correr sérios riscos se não implementar a ISO 45001, desde logo a possibilidade de fazer parte da lista de instituições que contribuíram para um aumento do número de doenças e acidentes de trabalho em Portugal, e que só no ano passado causaram a morte a 133 pessoas, de acordo com dados da Autoridade para as Condições do Trabalho

A par, em 2021 foram registadas 169.988 participações de sinistros de acidentes de trabalho a todas as seguradoras presentes no mercado português, segundo um relatório publicado pela Associação Portuguesa de Seguradores. Portanto, se não implementar a ISO 45001, não vai conseguir transformar a sua empresa num negócio seguro e produtivo. Só com um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) é possível eliminar perigos e prevenir lesões e problemas de saúde relacionados com o trabalho. 

Qual a importância da ISO 45001 e o que você perde se não implementar a ISO 45001?

A ISO 45001:2018 (uma norma internacional que veio substituir a OHSAS 18001) é de suma importância para empresas que precisam de implementar os melhores processos para reduzir os riscos em contexto organizacional, promovendo a Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional e prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Além do mais, a ISO 45001 é fundamental para cumprir com a legislação em vigor e evitar multas que podem abalar as finanças de uma empresa!

Como é que a ISO 45001 promove a Saúde e Segurança Ocupacional?

Com controlos operacionais que determinam os perigos e riscos associados à sua atividade e com conhecimento de causa para identificar e adotar as melhores soluções para eliminá-los ou minimizá-los.

Quais são os riscos de não implementar a ISO 45001?

Conheça os vários riscos que a sua empresa corre se tomar a decisão de não implementar a ISO 45001 ou pelo menos, adiar a certificação por mais uns tempos:

1. Dificuldade em detetar e avaliar perigos

O primeiro risco é óbvio: se não implementar a ISO 45001, não consegue antever riscos nem receber alertas em caso de perigo eminente à saúde e segurança dos seus colaboradores.

2. Incapacidade para reduzir os acidentes de trabalho

Como não conhece os riscos, sem a certificação ISO 45001 não controla potenciais perigos no exercício da atividade e por isso aumenta a probabilidade de potenciais acidentes de trabalho e/ou doenças ocupacionais, o que significa que vai continuar a colocar a saúde e bem-estar dos colaboradores em causa e a aumentar o número de baixas que dão um abanão financeiro à sua empresa.

3. Aumento dos prémios de seguro

Aumentando as baixas, além de não estar a demonstrar um sentimento de proteção face aos colaboradores, aumenta também os prémios de seguro que podem contribuir para um crescimento de custos na sua empresa.

4. Diminuição da produtividade

Sem uma cultura de prevenção baseada na ISO 45001, não motiva os colaboradores. E estes, mais conscientes dos riscos que correm, acabam por ficar desanimados e baixar o índice de produtividade.

5. Subida dos custos

Sem a ISO 45001 vai aumentar também o tempo de inércia, os custos de interrupção das operações, o absenteísmo e as taxas de rotatividade de colaboradores. Isso significa mais custos e mais prejuízos financeiros com multas, embargos, afastamentos, perdas, desperdícios e retrabalho que a ausência de processos qualificados pode trazer por acréscimo!

6. Falta de qualidade e eficiência

Uma empresa que não está baseada nas melhores práticas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, não consegue alcançar a qualidade e eficiência necessária para melhorar a competitividade e aumentar as vendas.

7. Incumprimento da legislação em vigor

De igual modo, se não implementar a ISO 45001, dificilmente vai conseguir reduzir ou mesmo eliminar despesas com seguros, multas e ações judiciais porque não está a cumprir com os regulamentos e legislação em vigor.

8. Perda de notoriedade, reputação e credibilidade

Ainda que tenha os processos bem mapeados, as instalações da empresa impecavelmente bem limpas e as máquinas com a manutenção em dia, se um cliente que pretende conquistar lhe perguntar se tem certificação ISO… o que vai responder?

Efetivamente, a certificação ISO, independentemente da norma, mostra ao seu interlocutor que a sua empresa adotou boas práticas e cumpre com todos os requisitos de qualidade. Por isso, se não poder apresentar um selo ISO, não pode melhorar a sua imagem e aumentar a reputação e credibilidade da empresa no mercado de atuação.

9. Improbabilidade de conquistar novos clientes

Sem um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho que mostre aos consumidores e demais parceiros de negócio que a sua empresa investe na segurança e saúde dos colaboradores, não consegue passar um sentimento de confiança e aumentar o número de clientes.

10. Impossibilidade de se posicionar como líder de mercado

Qual é a empresa que não tem o sonho de se tornar líder de mercado? Pois esse sonho nunca se vai tornar realidade para empresas sem certificação ISO, que não são reconhecidas nem a nível nacional nem internacional pelo nível de excelência do produto e serviço.

11. Desorganização dos processos de trabalho

Processos de trabalho que não se baseiam no ciclo PDCA (planear, fazer, verificar e agir) que norteia a ISO 45001, não são planeados com detalhe, não melhoram continuamente as metodologias executivas nem implementam pontos de controlo eficazes para reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

12. Comunicação deficiente

E por fim, para melhorar a comunicação entre todos os colaboradores da empresa, também precisa de implementar processos que deixem as pessoas conscientes e comprometidas em eliminar ou reduzir os riscos da saúde e segurança ocupacional.

Vai decidir não implementar a ISO 45001?

Precisamos de enumerar mais riscos para perceber que não implementar a ISO 45001 é um verdadeiro desastre para a sua empresa?

Seguramente já tomou uma decisão e quer obter a certificação rapidamente. Consulte a Templum e reduza os acidentes de trabalho!

Não implementar a ISO 45001