Tanto que pode acontecer desde o local de produção de um alimento até à sua chegada à mesa do consumidor, não é verdade? Por isso, a certificação HACCP através da norma ISO 22000 pode desempenhar um papel importante em empresas que querem obter sistemas de segurança alimentar que garantam que os seus produtos foram produzidos, manipulados, embalados, distribuídos e fornecidos de forma segura e conforme com a lei. Se é o caso da sua empresa, tenha a amabilidade de continuar a ler para perceber a importância da implementação do HACCP nos processos de produção de alimentos.
Atualmente a segurança alimentar é uma exigência feita quer pelos consumidores quer por empresas do ramo, mas não basta ler a legislação para a conseguir cumprir com o sistema HACCP. Numa área tão delicada como esta, que diz respeito àquilo que todos nós ingerimos, é necessário adotar novas técnicas de produção, preparação, distribuição e fornecimento de alimentos e bebidas.
Técnicas capazes de evitar ou pelo menos diminuir o risco de doenças e danos provocados pela deterioração dos alimentos que provocam perdas e custos para a sua empresa e influenciam negativamente a confiança dos seus clientes e parceiros de negócio. Vamos a isso? Continue a ler e perceba a importância da implementação do HACCP nos processos de produção de alimentos!
O que é HACCP?
HACCP, a abreviatura de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (do inglês, Hazard Analysis Critical Control Points), é um sistema preventivo que tem por objetivo a produção de alimentos seguros através da utilização de princípios técnicos e científicos na produção e manuseamento dos alimentos desde o seu local de produção até à mesa do consumidor.
Este sistema HACCP baseia-se no cumprimento das regras de Higiene e Segurança Alimentar de modo a fornecer alimentos seguros, mas também a promover o aumento dos níveis de segurança, evitando intoxicações alimentares e outros problemas associados e aumentando assim o reconhecimento público de uma empresa.
O HACCP é obrigatório?
Sim. Com a entrada em vigor com o Decreto-Lei nº113/2006 e com base no Regulamento nº852/2004, é obrigatório que todos os estabelecimentos alimentares tenham o sistema de Higiene e Segurança Alimentar implementado de acordo com a metodologia do HACCP.
Nesse sentido, em 2001 a ISO (International Standarization Organization) constituiu diretrizes para a aplicação da norma ISO 9001 na indústria alimentar através da norma ISO 15161:2001 que envolvia a aplicação do HACCP. E mais tarde, em 2005, publicou a norma internacional ISO 22000 com os requisitos para um sistema de gestão da segurança alimentar para qualquer tipo de empresa na cadeia de alimentos e bebidas, integrando requisitos de sistemas de gestão e princípios HACCP.
Quais os princípios HACCP?
O sistema preventivo HACCP contempla 7 princípios que a sua empresa deve levar a cabo para cumprir com o sistema de Higiene e Segurança Alimentar. São eles:
- Análise de perigos e identificação das respetivas medidas preventivas.
- Identificação dos pontos críticos de controlo.
- Definição dos limites críticos para cada ponto crítico de controlo.
- Determinação dos procedimentos de controlo e monitorização para cada ponto crítico.
- Estabelecimento de ações corretivas no caso de desvio dos limites críticos de cada ponto.
- Estabelecimento de um sistema de verificação de todos os controlos que demonstre o funcionamento eficiente do HACCP.
- Implementação de sistemas de registo e arquivo de dados que documentem o sistema HACCP.
Onde se aplicam?
Os princípios HACCP aplicam-se em todas as fases do processo de produção, manipulação e comercialização dos alimentos, desde a agricultura básica e pecuária à industrialização e manipulação dos alimentos, serviços de alimentação coletiva, distribuição e manuseamento.
Qual a importância da implementação do HACCP para a sua empresa?
O HACCP é importante, desde já, para diminuir ou eliminar os fatores de risco para os consumidores, através da formação e do envolvimento de todos os colaboradores da sua empresa num sistema que faz cumprir com as regras de Higiene e Segurança Alimentar.
Além disso, a implementação do HACCP, uma ferramenta de gestão com uma abordagem estruturada para a segurança de alimentos, permite-lhe demonstrar o seu compromisso com a segurança de alimentos e apostar numa melhoria contínua dos seus processos e serviços de modo a atingir a total satisfação dos clientes.
Desta forma, clientes e outros parceiros, têm a garantia de que a sua empresa zela pela segurança alimentar e isso pode melhorar a sua imagem e pode tornar a sua marca na primeira escolha quer para clientes finais quer para empresas que procuram por fornecedores de confiança.
ISO 22000 e HACCP
A norma internacional ISO 22000 veio colmatar uma lacuna a nível da normalização dos sistemas de gestão que carecia de um só referencial ou documento transversal que definisse os requisitos para um sistema de gestão de segurança alimentar.
Assim nasceu a ISO 22000, para garantir a segurança alimentar ao longo da cadeia através de requisitos para implementação de sistemas de segurança alimentar numa empresa: requisitos do sistema de gestão, requisitos de boas práticas de fabrico e requisitos relacionados com a implementação de sistemas de HACCP de acordo com o Codex Alimentarius.
Benefícios da certificação ISO 22000
- A ISO 22000 permite planear, implementar, operar, manter, verificar e atualizar um sistema de gestão da segurança alimentar destinado a fornecer produtos seguros.
- Atua em conformidade com a política de segurança alimentar.
- Confere maior confiança para consumidores e parceiros de negócio.
- Permite uma harmonização de requisitos a nível internacional no que toca a segurança alimentar e conformidade com requisitos regulamentares.
- Faz uma abordagem global da gestão da segurança alimentar.
- Pode integrar com outras normas ISO.
- É aplicável em todas as organizações que operam em qualquer etapa da cadeia alimentar.
Gostou do nosso artigo? Volte ao início da página e indique-nos o seu grau de satisfação. Obrigado!