Skip to main content
Rate this post

Atualmente fala-se muito em sustentabilidade empresarial, mas parece que ainda não foi o suficiente para a sua empresa resolver começar a adotar medidas que ajudem a preservar o meio ambiente e mostrar valor aos clientes e parceiros. Porém, acreditamos que com a leitura deste artigo fique mais esclarecido e motivado a adotar algumas práticas de sustentabilidade empresarial. Afinal… graças à imagem positiva que passam para o seu público, as empresas que evoluem neste sentido costumam alcançar maior sucesso. E a sua não vai querer ficar de fora!

A ação do Homem sobre a natureza acaba por degradar o meio ambiente e exigir da parte de todas as organizações a adoção de normas de sustentabilidade empresarial, para mudanças de pensamento e comportamento. Mudanças que reduzam o impacto negativo na natureza, mas que ao mesmo tempo melhorem o clima organizacional, valorizem uma empresa e levem o negócio a prosperar.

Continue connosco e conheça algumas das melhores práticas de sustentabilidade empresarial para implementar na sua empresa!

O que se entende por práticas de sustentabilidade empresarial?

Por sustentabilidade empresarial entende-se um conjunto de ações e atitudes éticas que uma empresa pode adotar para preservar o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento sustentável da sociedade de modo a garantir um futuro de qualidade às gerações vindouras.

O seu negócio deve-se preocupar com a sustentabilidade empresarial?

Claro! Independentemente do tamanho da sua empresa e área de atuação, deve-se preocupar com a sustentabilidade empresarial para ser ecologicamente correta, socialmente justa e culturalmente diversa, mas também para crescer ou desenvolver-se economicamente sem agredir o meio ambiente nem comprometer as gerações futuras.

Hoje em dia, a sustentabilidade empresarial é fundamental nas estratégias empresariais de uma empresa, ao longo das cadeias de valor e no relacionamento com clientes, fornecedores e outros parceiros.

Uma empresa sustentável limita-se a preservar o ambiente?

Não. Uma empresa sustentável, reduz ao máximo o seu impacto na natureza, sim, mas possui também um sistema de gestão que lhe permite ser lucrativa. Assim, pode-se dizer que a sustentabilidade empresarial não se limita à preservação do ambiente, esse é só um requisito para levar à adoção de processos mais baratos e ecológicos que não prejudiquem a sua lucratividade de modo a que possa laborar a longo prazo com excelentes resultados financeiros. Daí que se costumem enumerar três pilares na sustentabilidade empresarial: ambiental, económico e social.

  • Pilar ambiental – para a sua empresa adotar ações que reduzam os impactos ambientais em todas as fases do ciclo de vida do seu produto.
  • Pilar económico – para a sua empresa crescer economicamente de forma sustentável, respeitando os recursos naturais.
  • Pilar social – para a sua empresa promover boas relações entre os colaboradores que possam extravasar a organização e beneficiar também a comunidade local, a sociedade.

5 Práticas de sustentabilidade empresarial para implementar na sua empresa

Se está decidido a investir em sustentabilidade de forma a aumentar a sua reputação e competitividade, conquistar mais clientes e crescer de forma positiva, ao mesmo tempo que cuida do meio ambiente, conheça agora algumas das melhores práticas de sustentabilidade empresarial para implementar na sua empresa.

1. Poupar no papel, água e energia

Comece por desenvolver ações de sensibilização junto dos seus colaboradores para a necessidade de economizar papel, água e energia. É importante adotar bons hábitos que encaminhem para práticas sustentáveis na sua empresa que preservem o meio ambiente e ajudem a poupar na conta da água, luz e papel:

  • Imprimir documentos, só quando for mesmo necessário.
  • De preferência, usar papel reciclado.
  • Suspender o uso de copos descartáveis.
  • Transformar folhas impressas que já não são necessárias em papel de rascunho, claro, sempre garantindo a segurança da informação contida.
  • Usar faturas eletrónicas, documentos PDF e formulários online em vez de papel.
  • Fechar a torneira, quando não se está a usar a água.
  • Desligar as luzes que não são necessárias.
  • Adotar iluminação LED, lâmpadas mais económicas que não desperdiçam a energia elétrica.
  • No final do dia de expediente, desligar todos os equipamentos da tomada em vez de os deixar em stand by.
  • Procurar por equipamentos económicos que ajudem a poupar energia. Seja um aparelho de ar condicionado, seja um computador, impressora ou frigorífico, o que importa é que esteja dentro dos padrões de classificação de consumo sustentável de energia.

2. Reciclar materiais

Verifique quais os materiais que se utilizam na sua empresa que podem ser reciclados em vez de descartados e separe-os do lixo orgânico.

3. Utilizar fontes de energia renováveis

Havendo a possibilidade de utilizar fontes de energia renovável nos seus processos de produção (como energia solar), não hesite em adotá-las. Além disso, sempre que possível prefira fontes alternativas de energia, as chamadas energias limpas (energia solar e eólica). Ainda que isso obrigue a algum investimento financeiro, o retorno é imediato porque os benefícios da sustentabilidade para a sua empresa são automáticos!

4. Avaliar fornecedores

Também na escolha de fornecedores pode adotar práticas sustentáveis. Como? Escolhendo empresas “verdes”, empresas com os mesmos valores sociais, económicos e ambientais que a sua organização e que também apliquem práticas sustentáveis.

5. Obter a certificação ISO 14001

O número crescente de empresas que decidem obter a certificação ISO 14001 tem uma razão de ser: esta norma internacional é fundamental para ajudar uma organização a tornar os seus processos sustentáveis. A ISO 14001 analisa os aspetos e impactos ambientais gerados pela sua empresa e depois estabelece padrões para seguir, na senda da adoção de boas práticas ambientais, mas também para desenvolver o negócio economicamente, mercê do estabelecimento de planos de ação para minimizar e até eliminar os impactos negativos no meio ambiente.

Gostou do nosso artigo? Volte ao início da página e indique-nos o seu grau de satisfação. Obrigado!