Importância da segurança alimentar! Falar disso, não é falar simplesmente de coisas aborrecidas como um prato de sopa fria, um cabelo no meio de uma sandes de fiambre ou uma chávena de café mal lavada. É chamar a atenção para aspetos (ainda) mais graves, como alimentos contaminados com bactérias e fungos que podem prejudicar gravemente a saúde dos consumidores. E este é só um exemplo da importância da segurança alimentar na sua empresa. Cumpra com a lei, certifique-se com normas internacionais como a ISO 22000 e/ou FSSC 22000 e garanta a satisfação dos seus clientes e a reputação do seu negócio.
A produção e distribuição de alimentos deve ser sinónimo de saúde e bem-estar e não de doença ou até de morte, certo? Daí a importância da segurança alimentar na sua empresa de forma a contrariar um dos problemas mais importantes de saúde pública em todo o mundo.
Efetivamente, grande parte das doenças relacionadas com a ingestão de alimentos é causada por produtos contaminados por bactérias, fungos, vírus, parasitas ou toxinas produzidas por microrganismos (e não tanto por alergias). Por detrás deste problema está a falta de higiene, ausência de controlo sanitário, exposição a químicos tóxicos, armazenagem incorreta dos alimentos e preparação indevida, entre outros fatores.
Uma vez que os consumidores estão cada vez mais conscientes disso e alertados para os riscos associados ao consumo de alimentos que podem ser prejudiciais à sua saúde, impõe-se saber:
Como está a sua empresa? Cumpre com a lei e oferece produtos de qualidade que satisfaçam os clientes… ou nem por isso?
Conceito de Segurança Alimentar
O conceito de segurança alimentar inclui a produção, transformação, distribuição e fornecimento de alimentos que não prejudiquem a saúde dos consumidores. Nesse sentido, as empresas interessadas em assegurar a segurança alimentar aos seus clientes devem seguir algumas regras internacionais e normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos nos seus procedimentos.
O trabalho vale bem a pena, pois a implementação de sistemas de segurança alimentar aumenta consideravelmente a confiança dos consumidores nos produtos e serviços e por isso pode elevar a faturação de uma empresa.
Importância da Segurança Alimentar
A adoção de medidas especificas para assegurar a qualidade e a segurança alimentar é importante, em primeiro lugar, para garantir aos seus clientes qualidade, higiene e segurança dos alimentos. Se os seus produtos e serviços estiverem dentro dos padrões internacionais, não só agrada os consumidores como ainda contribui para a melhoria da sua qualidade de vida e lhes prolonga a saúde. E como se isso não fosse suficiente, a importância da segurança alimentar também se faz notar na reputação da sua empresa, pois os consumidores são cada vez mais exigentes e valorizam instituições que cumpram com as regras da segurança alimentar.
Por tudo isto, a qualidade da produção de alimentos está na ordem do dia e para a garantir existem já inúmeras formas de monitorização ao longo de todo o processo produtivo: da colheita à mesa. Desta forma, para que a sua empresa não falhe em nenhum momento deste escrutínio, convém conhecer e cumprir com a legislação em vigor e se possível adotar alguma norma internacional para garantir, eliminar ou reduzir os perigos que podem interferir com o género alimentício em todas as fases que vão da produção ao consumo.
O objetivo, claro está, é que a sua empresa só entregue ao consumidor alimentos de qualidade que não prejudiquem a saúde.
Principais normas que contribuem para a garantia e cumprimento da segurança alimentar
ISO 22000
O Sistema de Gestão da Segurança Alimentar – ISO 22000, permite à sua empresa seguir os princípios internacionalmente reconhecidos do sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP). Um sistema que o ajuda a aplicar princípios técnicos e científicos na produção e manipulação dos alimentos em todas as etapas da cadeia de produção e fornecimento, de forma a satisfazer os seus clientes com produtos seguros, em conformidade com requisitos legais.
FSSC 22000
A certificação FSSC 22000 – Food Safety System Certification ou Sistema de Segurança Alimentar, é fundamental para monitorizar a segurança na produção e na distribuição de alimentos. Baseada na ISO 22000, a FSSC 22000 oferece uma valiosa ajuda na Gestão de Segurança Alimentar, nomeadamente através de ações de auditoria e certificação que preparam a sua empresa para respeitar requisitos e especificações técnicas para o sector dos Programas de Pré-Requisitos (PPR): ISO/TS 22002-1 (Produção de Alimentos), ISO/TS 22002-4 (Embalagens) e PAS 222 (Produção de Alimentação Animal).