O título deste artigo suscitou-lhe interesse? Nem podia ser de outra forma! Qualquer empreendedor que se preze deseja aumentar a rentabilidade da sua empresa e expandir o negócio, mas isso nem sempre é fácil.
Mesmo uma marca de sucesso como a sua, pode perder rentabilidade devido a diversos fatores, entre os quais algumas estratégias interessantes, mas mal direcionadas.
Se precisa de aumentar a rentabilidade da sua empresa sem comprometer a lucratividade, leia as nossas sugestões. Entre ideias mais ou menos complexas encontrará as melhores estratégias a desenvolver em 2020:
- Reduzir custos;
- Evitar o retrabalho;
- Aumentar a qualidade dos seus produtos/serviços;
- Poupar recursos;
- Otimizar processos empresariais.
E para implementar e tirar os melhores resultados possíveis destas estratégias, nada melhor do que obter uma certificação ISO para aumentar a qualidade na sua empresa e adotar práticas amigas do ambiente que vão ampliar a reputação do negócio… e diminuir despesas!
5 Sugestões para aumentar a rentabilidade da sua empresa
1. Reduzir custos
O ideal seria vender sempre mais para aumentar a rentabilidade da sua empresa, mas pressupondo que as suas vendas estão numa fase de estagnação, a primeira sugestão para melhorar o negócio vai, não para um aumento de preços, mas para a redução de custos!
E tome nota porque não é assim tão complicado. Basta identificar todos os custos durante um período de meio ano, pelo menos, e estabelecer metas de redução de custos para todos os itens (previsão de custos) ou só para os itens que estão a gerar maior despesa.
E a seguir recorrer a estratégias para poupar uns euros, nomeadamente terceirizando serviços, reduzindo o consumo de energia elétrica, procurando por novos fornecedores, investindo em marketing digital em vez de marketing tradicional, ações de formação para os seus colaboradores de modo a gerar mais resultados para a sua empresa, etc.
Quem sabe se esta atitude de poupança não beneficiará também o seu produto, tornando-o mais competitivo e mais barato para os seus clientes?
Já considerou a implementação da norma internacional ISO 9001? É uma forma vencedora de reduzir custos na sua empresa porque um Sistema de Gestão da Qualidade localiza e retifica processos ineficientes e inúteis, reduzindo e até acabando de vez com erros e desperdícios.
2. Evitar o retrabalho
Em qualquer empresa, a dada altura, há retrabalho, ou seja, há a necessidade de refazer o trabalho que alguém fez, para o melhorar. E isso porque devido à falta de perícia, aos erros ou mal-entendidos, muitas vezes precisa de voltar à estaca zero para terminar uma tarefa. Ora, uma das melhores sugestões para aumentar a rentabilidade na sua empresa é precisamente evitar o retrabalho, automatizando os seus processos empresariais, padronizando tarefas e treinando a sua equipa para tornar as suas rotinas mais produtivas.
A certificação ISO 9001 é a melhor maneira de evitar o retrabalho. Esta norma garante à sua empresa que os processos passam a ser organizados de forma padronizada e inteligente, com máximo aproveitamento de todos os recursos: materiais, humanos e temporais.
3. Aumentar a qualidade dos produtos/serviços
Para aumentar a rentabilidade da sua empresa também pode e deve aumentar a qualidade dos seus produtos ou serviços, para que sejam reconhecidos como um referencial de qualidade e se destaquem entre a concorrência. Lembre-se que ao oferecer algo de qualidade, agrada mais aos consumidores, conquista mais clientes, fecha mais vendas e está a caminhar a passos largos para aumentar também a faturação da sua empresa. Mas durante esse caminho tem de escutar os clientes, analisar bem o mercado, utilizar as melhores práticas, promover uma comunicação interna e externa efetiva, investir num software de gestão e, claro, implementar a norma ISO 9001!
Com a ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade, consegue poupar muito dinheiro evitando o desperdício e retrabalho, e esse dinheiro pode ser investido no melhoramento da qualidade dos seus produtos ou serviços, no desenvolvimento de novas ofertas, formação dos colaboradores, abertura de novas lojas, aumento do budget para marketing, etc. Para mais informações, contacte-nos!
4. Poupar recursos para aumentar a rentabilidade da sua empresa
Mais sugestões para aumentar a rentabilidade da sua empresa? A poupança de recursos é outra forma de poupar, contribuir para a preservação do meio ambiente e ao mesmo tempo aumentar a reputação da sua empresa e melhorar os resultados do seu negócio!
Comece por poupar no papel (será que precisa de imprimir tantos documentos?), na água (porque não instalar torneiras automáticas com sensores?), na energia (antes de saírem do escritório, podem desligar os equipamentos das tomadas, não é verdade?) e por aí fora…
Uma excelente ideia para poupar recursos e apostar na sustentabilidade da sua empresa, é implementar a ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental. A norma internacional ISO 14001 promove o respeito pelo meio ambiente, mas também ajuda a sua empresa a estar em conformidade com a legislação em vigor e a corresponder às exigências dos consumidores, cada vez mais preocupados em adquirir produtos e serviços que respeitem o planeta.
5. Otimizar processos empresariais
Os processos organizacionais ineficientes obrigam-no a gastar mais dinheiro em vez de poupar e aumentar a rentabilidade da sua empresa. Por isso, aposte na otimização de processos, pois quanto mais eficientes forem, mais poupa (seja com água, energia, internet, recursos humanos…).
Ao investir num sistema organizado e automatizado, diminuiu a complexidade dos processos e as suas atividades empresariais passam a ser mais simples e rápidas. Ganham os seus colaboradores que ficam com mais tempo para realizarem tarefas mais importantes. Ganham os seus clientes que recebem melhores produtos e serviços. Ganha o seu negócio!
Como a otimização de processos ajuda a aumentar a rentabilidade da sua empresa?
Se duvida que as interações globais dos requisitos da norma ISO 9001 promovem melhorias significativas a nível da eficiência dos processos empresariais, clique aqui e leia o nosso artigo: Vantagens da otimização de processos numa empresa.