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A NDT – CS

A NDT – CS é um conjunto de pessoas, alguns com experiência e especialização em áreas criticas (processos especiais) da industria aeronáutica, que decidiram criar um negócio neste nicho de mercado.

A actividade é comercialização de produtos/equipamentos/acessórios específicos para as inspecções de estruturas/componentes aeronáuticos, se bem que também tenha actividade noutras indústrias, nomeadamente de soldadura. O espaço geográfico é Portugal continental, embora também tenha havido negócios nomeadamente em Africa.

Ao longo da sua actividade, a NDT – CS desenvolveu uma rede de parceiros internacionais, fornecedores, com a introdução de produtos competitivos neste mercado. Tem também um parceiro industrial (Aerohélice) que tem potenciado outros negócios, embora fora da acção comercial da NDT – CS.

Desafios da NDT – CS

A empresa estava a sofrer com as limitações e perda de negócios por falta de certificação. Através da internet, na pesquisa de uma entidade que preparasse a NDT-CS para a certificação, conheceram a Templum Portugal.

“Encontrámos dificuldades quer de disponibilidade quer do modelo proposto pelos potenciais consultores, quer pela falta e conhecimento dos mesmos em relação à ISO 9120. Escolhemos a Templum por conta da rapidez na resposta e a convicção com que nos foi apresentado o plano, levou-nos a considerar que a proposta era credível, sobretudo quando comparada com a problemática, a pouca clareza e a indefinição do timing proposto pela concorrência.”

A implementação não foi fácil dada a muito pouca disponibilidade da NDT-CS para fazer andar o processo. “Valeu a paciência, profissionalismo e perseverança do consultor da Templum (O Carlos Vale foi mais do que um consultor – foi um amigo).”

Resultados

Quando se parte de uma base elementar não é difícil alcançar melhorias. No entanto são de realçar as organizacionais – melhores práticas de: 

  • Gestão de encomendas;
  • Identificação de pontos fracos e ações de melhoria; 
  • Indicadores de desempenho; 
  • Avaliação de fornecedores; 
  • Grau de satisfação dos clientes que passou a realizar-se de forma sistemática;
  • Maior consciencialização dos colaboradores para as questões da Qualidade e relacionamento com os clientes;
  • Sistematização de Processos e Procedimentos com a consequente melhoria na sua eficácia.

“A melhor coisa foi garantir uma rápida obtenção da certificação ISO9001/ISO9120, graças ao suporte continuado, que era o objectivo. Por consequência, pudemos mostrar aos clientes actuais e potenciais a nossa preparação para lhes proporcionar produtos e serviços em conformidade com os requisitos da qualidade.”

As transformações são lentas. No entanto há alguns resultados: “passámos a ser mais exigentes com os nossos fornecedores, que teve como consequência a selecção de novos parceiros e a eliminação dos menos cumpridores. Esperamos com isto aumentar o grau de satisfação dos clientes.”

A NDT-CS também observa uma maior aproximação dos clientes, resultado de melhoria da forma de comunicar. “Num caso, a relação é de parceria com quem temos um contrato em análise. Noutro caso é o aumento de volume de vendas para novos produtos que está em discussão.”

“Temos um novo cliente, que nos aceitou sobretudo pela certificação 9120. Um dos clientes que nos tinha excluído por falta da 9120, está a reanalisar o processo. Temos também em observação um potencial representante, num pais do Oriente.”