Skip to main content
Rate this post

Problemas na conservação, temperatura, manipulação e armazenamento fazem com que uma em cada três pessoas sofra, todos os anos, de doenças transmitidas por alimentos, pelo que a ingestão de produtos contaminados preocupa os consumidores, mas também os produtores que estão cada vez mais conscientes da necessidade de adotar medidas de segurança alimentar que garantam a qualidade: do campo à mesa!  

E você não pode ficar indiferente! Conheça os principais cuidados a ter para evitar doenças transmitidas por alimentos. 

Numa época em que estão catalogadas mais de 250 diferentes doenças transmitidas por alimentos, mais vale prevenir que remediar! E a prevenção passa, como bem sabe, pela informação. Naturalmente que já percebeu que a maioria destas doenças provocadas por bactérias, vírus e parasitas, pode causar náuseas, vómitos, diarreia, dores abdominais e febre, entre outras complicações mais graves como hepatite A… mas será que sabe como prevenir estas infeções?  

Independentemente de ser consumidor ou produtor, distribuidor ou gerente de um estabelecimento de restauração, interessa-lhe agora conhecer as formas de evitar essas bactérias, vírus e parasitas e contribuir para uma redução das doenças de origem alimentar. Porque a produção, distribuição e consumo de alimentos deve ser sinónimo de saúde e não de doença! 

Consumidores | Principais cuidados a ter para evitar doenças transmitidas por alimentos 

  • Verifique o prazo de validade dos alimentos. 
  • Verifique o acondicionamento e condições físicas dos alimentos: aparência, consistência, odor e aspeto geral da embalagem (sendo o caso).  
  • Evite comprar latas amolgadas, com ferrugem ou rótulos deteriorados. 
  • Lave bem as mãos antes e durante a preparação dos alimentos. 
  • Lave bem os utensílios que vai utilizar na preparação das refeições. 
  • Utilize utensílios diferentes para alimentos crus e cozinhados porque os primeiros, se contaminados, podem transferir os microrganismos aos outros ingredientes. 
  • Ingira apenas leite fervido ou pasteurizado. 
  • Beba somente água potável. 
  • Use água ou gelo apenas de procedência conhecida. 
  • Se não os consumir de imediato, os alimentos pré-cozinhados devem ser congelados. 
  • Embale adequadamente os alimentos antes de os colocar no frigorifico ou congelador. 
  • Cozinhe completamente a 60°C, carnes, peixes e ovos. 
  • Reaqueça a 70°C alimentos conservados. 
  • Dê uma atenção especial a peixes e marisco, pois oferecem riscos acrescidos de contaminação com toxinas (que permanecem ativas mesmo depois de os cozinhar). 
  • Evite o consumo de ovos crus ou pouco cozidos. 
  • Prefira alimentos já tratados, como leite pasteurizado e frutas e verduras que possam ser descascadas. 
  • Lave muito bem as frutas, verduras e legumes. 
  • Proteja os alimentos do contato com insetos e roedores, entre outros animais. 
  • Em refeições fora de casa, verifique as condições de higiene do local e as condições de conservação dos alimentos servidos. 
doenças transmitidas por alimentos

Produtores, distribuidores e empresas de restauração | Principais cuidados a ter para evitar doenças transmitidas por alimentos 

Além dos cuidados a ter no consumo de alimentos como consumidor, se gere uma empresa que atua na área da restauração, agricultura, produção pecuária, fabricação de rações, agroindústria, distribuição, retalho ou transporte e armazenamento de alimentos, deve priorizar a segurança alimentar.

Essa é a principal medida para assegurar a qualidade alimentar e garantir aos seus clientes – ou aos clientes dos seus clientes – higiene e segurança.  

Tenha consciência de que a maioria das doenças de origem alimentar é causada por produtos contaminados por bactérias, fungos, vírus, parasitas ou toxinas produzidas por microrganismos, e verifique desde já, as condições de higiene na sua empresa.

Faça um controlo sanitário, observe se há exposição a químicos tóxicos, se a armazenagem é a indicada e se a preparação está a ser feita de forma correta, entre outras medidas.

No fundo, trata-se de confirmar se os seus produtos e serviços estão dentro dos padrões internacionais de forma a zelar pela saúde dos consumidores, que cada vez são mais exigentes e estão mais preocupados em melhorar a sua qualidade de vida e, claro, de forma também a aumentar a reputação da sua empresa. 

Uma empresa que cumpra com as regras da segurança alimentar adota um conjunto de formas de monitorização dos alimentos, ao longo de todo o processo produtivo: da produção ao consumo.

E para seguir corretamente as indicações das normas internacionais de segurança alimentar, tem de conhecer e cumprir a legislação em vigor, de preferência implementando alguma norma internacional ISO para garantir, eliminar ou mesmo reduzir os perigos que podem interferir com o género alimentício em todas as fases de produção de modo a dar ao consumidor alimentos de qualidade que não prejudiquem a saúde. 

Para mais informações, leia também o nosso artigo “Segurança alimentar: pela saúde dos consumidores, pela reputação do seu negócio”. 

ISO 22000 e FSSC 22000 | Normas que contribuem para o cumprimento da segurança alimentar 

Certificação ISO 22000 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar para evitar doenças transmitidas por alimentos 

Com a implementação desta norma internacional consegue seguir facilmente os princípios do sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) que ajuda a sua empresa a utilizar conceitos técnicos e científicos na produção e manipulação dos alimentos em todas as etapas da cadeia de produção e fornecimento.

A ISO 22000 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar, garante a satisfação dos seus clientes, através de produtos alimentares conformes com os requisitos legais. 

Clique aqui e peça-nos uma proposta para implementação da ISO 22000 – Gestão da Segurança Alimentar. 

Certificação FSSC 22000 – Sistema de Segurança Alimentar para evitar doenças transmitidas por alimentos 

Com a implementação desta norma internacional consegue monitorizar a segurança na produção e na distribuição de alimentos, pois a FSSC 22000 é baseada na ISO 22000 e como tal, é uma valiosa coadjuvante na Gestão de Segurança Alimentar, pois permite que a sua empresa coloque em prática ações de auditoria e certificação que ajudam a respeitar requisitos e especificações técnicas para o sector dos Programas de Pré-Requisitos (PPR): Produção de Alimentos (ISO/TS 22002-1), Embalagens (ISO/TS 22002-4) e Produção de Alimentação Animal (PAS 222). 

Garanta a sua segurança alimentar!

Saúde, sim! Doenças transmitidas por alimentos, não! 

Clique aqui e peça-nos uma proposta para implementação da FSSC 22000 – Sistema de Segurança Alimentar.