Skip to main content
Rate this post

Já não há nenhum empresário de sucesso que consiga manter este segredo: a ISO 9001 é a solução para uma empresa ficar uns passos à frente da concorrência. E sabe porquê? Porque os seus principais concorrentes não são certificados. Tão simples como isso!

Efetivamente, muitas empresas já implementaram a norma internacional ISO 9001 e tornaram-se mais competitivas, mas outras não avançaram com esta decisão por falta de verba, falta de recursos materiais ou humanos… ou simplesmente por falta de conhecimentos sobre os reais benefícios da norma, que justificam amplamente o investimento.

Certo é que a sua empresa, pelo menos, deve aproveitar-se disso. E obter a certificação ISO 9001 primeiro que as demais! Esta será a melhor estratégia para desenvolver produtos e serviços de qualidade superior, colocar a sua marca em evidencia, reunir as preferências dos consumidores e parceiros de negócio e vender mais. Muito mais!

Certificação ISO 9001

Até agora já percebeu que a ISO 9001 pode ser o fator diferencial de que a sua empresa andava à procura, mas… o que é a ISO 9001? A ISO 9001:2015 é uma norma internacional que tem por objetivo a qualidade dos produtos ou serviços numa empresa.

E para o atingir, põe em prática uma série de requisitos considerados os mais acertados para alcançar a qualidade, tanto que as empresas que obtém a certificação e implementam um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), sentem de imediato que a sua reputação e credibilidade no mercado aumentou. E o que fizeram para merecer isso Recorreram à ISO 9001 para melhor coordenar e direcionar as suas atividades com vista a atenderem aos requisitos legais e às necessidades e desejos dos clientes. Resultado? Aumentaram a qualidade, sim, mas também aumentaram a sua eficácia, continuamente. Clique aqui para saber mais informações sobre a ISO 9001.

Como se diferenciar da concorrência com a ISO 9001

Com a ISO 9001 não será difícil destacar-se da concorrência, mas gostávamos agora de lhe explicar porquê, ou seja, quais são as vantagens da norma internacional para um negócio que queira apostar num Sistema de Gestão da Qualidade e encontrar o seu diferencial.

Maior garantia de qualidade

Vamos começar pelo óbvio, até porque estamos a falar de SGQ: a qualidade! Ao implementar a ISO 9001 é como se estivesse a anunciar a todo o mercado, as suas preocupações com a qualidade dos processos e com a melhoria contínua. E isso porque todas as empresas certificadas oferecem excelentes produtos e serviços que satisfazem clientes e parceiros de negócio.

Deste modo, com a ISO 9001 atrai os consumidores (investidores, fornecedores, etc) que até ao momento estavam indecisos ou até mais inclinados para negociar com um dos seus concorrentes.

Maior motivação dos colaboradores

Com a atribuição clara de funções, responsabilização e até formação específica, os seus colaboradores vão se sentir mais empenhados e motivados para alcançar os melhores resultados possíveis. Afinal, quem não gosta de trabalhar numa empresa com um Sistema de Gestão da Qualidade? Assim, constrói uma equipa produtiva e satisfeita que só pode passar uma boa imagem da sua marca para o mercado.

Maior eficiência

Bom, e ao atender às diretrizes da ISO 9001 com uma equipa motivada e feliz, maximiza a eficiência dos seus processos e diferencia-se como uma empresa mais capaz, no mercado em que atua.

Maior satisfação dos clientes

E uma empresa eficiente só pode gerar produtos ou serviços com potencial para satisfazerem as necessidades e desejos dos seus consumidores. A ISO 9001 tudo fará para que a sua empresa se mantenha alinhada com os interesses dos clientes, desenvolvendo ações – a fazendo ajustes – para os satisfazer continuamente.

Melhor imagem corporativa

Uma empresa com um SGQ, ou seja, com uma estrutura concebida para desenvolver os seus processos da forma mais eficiente, passa uma boa imagem corporativa para o mercado. E o facto de aliar a essa imagem positiva, produtos e serviços de qualidade, faz com que atraia mais clientes e até – porque não dizê-lo? – roube alguns clientes à concorrência?

Maior reconhecimento internacional

Outra vantagem face à concorrência, é que com a certificação ISO 9001 a sua empresa é reconhecida a nível local, a nível nacional, mas também a nível mundial! E isso porque a norma é reconhecida de igual forma em todo o mundo, pelo que se vender ou se quiser vender para o exterior, o selo ISO é uma excelente aposta!

Maior credibilidade

A ISO 9001 é tão reconhecida no mercado português e estrangeiro que se a sua empresa for certificada, atrai mais negócios, principalmente se concorrer com empresas que não são certificadas. E a explicação é simples: é uma empresa credível que está a seguir as boas práticas e processos que a certificação exige.

Inclusive, saiba que como a ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente, algumas empresas, quando procuram por um fornecedor, verificam se os candidatos têm um SGQ.

Maior competitividade

Com colaboradores motivados, produtos e serviços de qualidade, clientes satisfeitos e processos eficazes, a sua empresa ganha maior competitividade num mercado onde a concorrência não dá descanso.

Melhoria contínua

E por fim, temos de falar da melhoria contínua. É que por muito bem que esteja o negócio, uma empresa quer sempre fazer mais e melhor e a certificação ISO 9001 secunda-a nessa missão: ao desenvolver uma cultura de melhoria contínua, a norma faz com que o seu negócio esteja sempre atento aos processos, principalmente aos mais delicados, de modo a detetar problemas atempadamente e resolvê-los, mais depressa ainda. E assim sucessivamente. Agora que já sabe como se diferenciar da concorrência com a ISO 9001 não perca mais tempo!

Gostou do nosso artigo? Volte ao início da página e indique-nos o seu grau de satisfação. Obrigado!