Skip to main content
5/5 - (1 vote)

Já lá vai o tempo em que a conciliação entre trabalho e vida familiar era praticamente impossível e alguém tinha de abdicar de uma carreira para tomar conta da casa e das crianças, não é verdade?

Nos tempos modernos, com a NP 4552 – uma norma portuguesa criada a pensar nos trabalhadores com dificuldades em conciliar a vida profissional com a vida familiar e pessoal – qualquer firma pode fazer uma gestão equilibrada que deixe os seus colaboradores felizes e motivados e por consequência dispostos a investir mais em benefício da empresa onde trabalham. A sua empresa!

A norma NP 4552, uma espécie de guia orientador de práticas familiarmente responsáveis, pode ajudar a sua empresa a garantir uma conciliação harmoniosa entre trabalho e vida familiar e pessoal (incluindo a sua!), e deste modo satisfazer os seus colaboradores, melhorar os resultados da sua empresa e ampliar a notoriedade e reputação da marca.

Mas, se não implementar a NP 4552, arrisca-se a ver os seus trabalhadores ansiosos e frustrados e por consequência pouco motivados e, desse modo, não os consegue reter. Diferencie-se! Acredite no impacto positivo da NP 4552!

Continue a ler e conheça melhor o SGC, sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

O que é a NP 4552?

A NP 4552:2016 é uma norma portuguesa publicada em 2016 para assegurar uma das prioridades estabelecidas pela Comissão Europeia no âmbito da igualdade entre homens e mulheres: a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal.

A norma foi elaborada pela Comissão Técnica de Normalização CT 179 “Organizações Familiarmente Responsáveis”, sob a coordenação do Organismo de Normalização Setorial, Associação Portuguesa de Ética Empresarial (ONS/APEE).

Esta norma pode ser implementada em qualquer empresa, independentemente do porte, personalidade jurídica ou atividade. Basta demonstrar o seu compromisso com a conciliação do trabalho com a vida pessoal, integrando essa estratégia nos seus processos.

Como?

Seguindo os requisitos definidos na norma e considerados necessários a uma organização que pretenda implementar, manter e gerir um SGC – Sistema de Gestão da Conciliação, baseado em princípios e valores capazes de assegurar e elevar os níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral das partes interessadas: empregados, empregadores, famílias e sociedade em geral.

Qual o objetivo da NP 4552?

A NP 4552 tem por objetivo melhorar o bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral dos colaboradores de uma empresa. Nesse sentido, a norma portuguesa define metas, recursos, responsabilidades, riscos/oportunidades e processos de monitorização em termos de organização do trabalho, apoio profissional e desenvolvimento pessoal e equipamentos, serviços e benefícios.

As empresas certificadas com a NP 4552 terão ainda acesso a instrumentos de autodiagnóstico sobre práticas desenvolvidas e, em caso de interesse, podem consultar as orientações sobre o tema da conciliação descritas na NP 4522:2014, norma para organizações familiarmente responsáveis.

Porque ela é importante para a minha empresa?

Esta certificação é importante porque a necessidade de conciliação da vida profissional com a vida familiar e pessoal é fundamental num mercado de trabalho cada vez mais exigente, onde os colaboradores de uma empresa têm uma perspetiva sobre a importância do trabalho na sua vida pessoal assente num equilíbrio, ou seja, quanto melhor for a sua vida familiar e pessoal, melhor a performance profissional.

Logo, um equilíbrio garante um maior compromisso com as competências para o trabalho… e pessoas motivadas são mais produtivas!

Quais os principais benefícios da certificação da NP 4552?

  • Capacidade de identificar as necessidades de conciliação dos trabalhadores.
  • Redução dos conflitos de articulação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
  • Criação de um clima de bem-estar na organização.
  • Melhoria da imagem corporativa e reputação da marca.
  • Atração e retenção de talentos.
  • Aumento da produtividade e competitividade da empresa.
  • Atração de investimentos socialmente responsáveis.

Como implementar a NP 4552:2016?

Se leu a lista dos principais benefícios da certificação NP 4552, seguramente que ficou interessado em implementar um Sistema de Gestão da Conciliação na sua empresa, não é verdade? Pois, está no sítio certo!

A Templum prepara a sua empresa para receber a certificação do Sistema de Gestão da Conciliação com base na NP 4552, considerando a Estrutura de Alto Nível da International Organization for Standardization (ISO), de modo a que a norma portuguesa NP 4552 possa ser facilmente integrada com outros sistemas de gestão, como o da qualidade – ISO 9001,que tenha implementado ou pretenda vir a implementar na sua empresa, e tendo em conta que não existe qualquer norma internacional que estabeleça requisitos para um Sistema de Gestão de Conciliação.

Como este processo é feito?

A saber, a norma NP 4552 é constituída por 10 secções, sendo que da secção 4 a 10 são referidos os requisitos exigíveis para um ciclo de melhoria contínua na fase de planeamento, execução, verificação e melhoria.

Os requisitos são genéricos e aplicáveis a todas as organizações públicas ou privadas que pretendam estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e assegurar a conformidade com as políticas e práticas de conciliação que já tenham adotado. Por isso, não perca mais tempo!

Com a consultoria online da Templum pode conquistar a certificação da sua empresa de forma rápido, fácil e eficaz.

  • Calculamos o seu cronograma de trabalho conforme o diagnóstico da sua empresa.
  • Elaboramos os documentos necessários para a implementação da NP 4552:2016.
  • Fazemos checkpoints de verificação de acordo com o ritmo de implementação que quiser estabelecer.
  • Damos sempre a possibilidade de tirar dúvidas em tempo real junto dos nossos consultores.
  • Garantimos a sua certificação em contrato.
  • No final entregamos a certificação e pode gozar do status da sua implementação no mercado em que atua.