Skip to main content
Rate this post

Em momentos como o que estamos a viver, dicas para não perder a produtividade da sua empresa são sempre úteis!

Estamos a passar por momentos delicados em diversos países do mundo por conta do coronavírus, mas como manter a produtividade da sua equipa e evitar resultados devastadores para o seu negócio.

1. Respeitar o horário de trabalho

Para não perder a produtividade com o trabalho remoto, é necessário respeitar e fazer respeitar o horário de expediente. Se começar a fazer uma pausa para ver um programa na televisão, estender a roupa, passear o cão, tomar um café, regar o quintal, arrumar umas gavetas, espreitar as redes sociais… Enfim, se começar a prevaricar, não vai conseguir manter os resultados da sua empresa nesta época de quarentena voluntária. Mantenha o foco!

2. Escolher um local tranquilo para trabalhar remotamente 

Se for possível, escolha um ambiente da sua casa, tranquilo e silencioso e que tenha boa iluminação e temperatura amena. E verifique se, tal como no escritório, a mesa e cadeira de trabalho em casa são confortáveis e ergonómicas. E por fim, tente retirar dessa divisão todo o tipo de distrações, como televisão e telefone.

3. Manter o trabalho em equipa online

As novas tecnologias permitem-lhe manter o trabalho em equipa e não perder a interação entre a sua equipa. Por isso, aproveite-as! Faça reuniões por vídeo conferência com os seus colaboradores todos os dias, mantenha um contacto próximo com as pessoas e os assuntos da empresa em dia.

4. Aproveitar para implementar um sistema de gestão ISO

Todos os seus colaboradores têm os equipamentos necessários para trabalhar remotamente? Todos respeitam horários e trocam informações diariamente por video conferência? Ótimo, então você pode dedicar-se a outros projetos que tem vindo a adiar como a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade! E sabe porque é que resolvemos dar esta dica? Porque adotar um sistema de gestão com base na norma ISO 9001 permite que a sua empresa esteja preparada para responder aos impactos negativos de eventuais crises, que adote medidas para gestão dos riscos e análise dos cenários, e que promova melhorias na gestão da sua empresa, e assim estar um passo a frente da concorrência.

Principais benefícios da ISO 9001 para a sua empresa

  • Melhoria na qualidade dos produtos/serviços

    Ao melhorar os processos internos da sua empresa, ao diminui retrabalho e evitar erros, a ISO 9001 aumenta a qualidade do seu produto ou serviço.

  • Aumenta a satisfação dos clientes

    Nem sempre é fácil satisfazer os consumidores, pelo que uma das melhores formas de aumentar o nível de satisfação dos seus clientes é fazer uma gestão da qualidade com a ISO 9001: oferecendo aos consumidores produtos ou serviços que realmente os satisfaçam e obtendo assim mais lucros!

  • Mais credibilidade

    A certificação ISO 9001 é tão reconhecida no mercado nacional e internacional que se a sua empresa implementar um Sistema de Gestão da Qualidade consegue fechar mais negócios com mais fornecedores ou clientes, mais fácil e rapidamente, principalmente se concorrer com empresas que não são certificadas.

  • Melhora a competitividade

    Com a ajuda da ISO 9001, melhora os seus processos de forma continua, diferencia-se da concorrência, aumenta a confiança no seu negócio, oferece produtos ou serviços de qualidade e consequentemente, aumenta a sua competitividade num mercado onde a concorrência impera.

A pergunta que deve estar a fazer é: Mas se estamos em regime de teletrabalho, como é que isto é possível?

É muito simples implementar remotamente a ISO 9001 (ou qualquer outra norma). A consultoria online é uma realidade e bastante adotada por empresas ao redor do mundo.

Consciente da necessidade de reduzir distâncias, a Templum iniciou o desenvolvimento da consultoria remota ainda no início da década de 2010. Hoje são mais de 1.350 empresas que aprovam este método simples e eficaz.

O momento é de garantir o aumento de produtividade da sua empresa numa época em que precisa, mais do que nunca, de não perder a produtividade… e ficar à frente da concorrência!