Skip to main content
Rate this post

O que a sigla ESG diz sobre uma empresa

Se está convencido de que as empresas com bons resultados financeiros não defendem o meio ambiente, está completamente errado… e nós vamos explicar-lhe porquê! Mas para isso, temos de desmontar a sigla ESG, letra a letra, e depois relacioná-la com critérios de sustentabilidade, responsabilidade social e governamental, e ainda com a famosa norma internacional ISO 14001. Tudo para lhe mostrar que (espante-se!) são as empresas que adotam melhores práticas ambientais, sociais e governamentais, aquelas que apresentam mais lucros. 

O que significa a sigla ESG?

A sigla ESG significa em inglês “Environmental, Social and Governance” (Ambiental, Social e Governamental) e, como o nome indica, é usada para referir as melhores práticas ambientais, sociais e governamentais de uma empresa. O objetivo é medir os esforços para reduzir os impactos das atividades empresarias no meio ambiente com a adoção de processos mais eficientes e sustentáveis. Para isso, o ESC analisa índices financeiros, bem como fatores sociais, ambientais e governamentais de uma empresa. E os resultados mostram (ou não) que determinada instituição tem responsabilidade social, mantém os melhores processos administrativos e, claro, está comprometida com estratégias para minimizar os seus impactos no meio ambiente.

 A que se referem os indicadores: ambiental, social e governamental?

Agora que percebeu o significado da sigla ESG, convém compreender quais são os objetivos dos indicadores para os poder implementar na sua empresa.

Ambiental

Indica as práticas de preservação do meio ambiente levadas a cabo pela empresa, em relação a escassez de água, eficiência energética, poluição do ar, gestão de resíduos, aquecimento global, etc.

 Social

Indica a forma como a empresa gere os seus relacionamentos com todas as pessoas envolvidas no seu ciclo de produção (colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros de negócio e comunidade) e serve para perceber o nível de satisfação dos clientes e colaboradores, cumprimento das leis de trabalho, respeito pelos direitos humanos, proteção de dados, etc.  

Governamental

Indica estratégias e políticas empresariais, relacionadas, por exemplo, com a missão, visão e valores, com as remunerações, tributações em regime fiscal, composição do conselho de administração, direitos dos sócios e acionistas, etc.

 Qual a origem da sigla ESG?

A sigla ESG nasceu em 2005, num relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) intitulado “Who Cares Wins” (em tradução livre, ganha quem se importa). Nesse documento, entidades financeiras de vários países deram algumas recomendações para inclusão de questões sociais, ambientais e governamentais no mercado financeiro, a fim de gerar melhores resultados para as pessoas e meio ambiente e tornar os mercados mais sustentáveis.

Qual é a importância do ESG para a sua empresa?

Toda! Independentemente da área de atuação, a sua empresa tem de ter uma gestão forte e eficiente, tem de respeitar o meio ambiente e a saúde e bem-estar das pessoas. Se não o fizer, arrisca-se a perder uma boa parte da quota de mercado, já que os consumidores preferem, cada vez mais, comprar a empresas amigas do ambiente. E os investidores também priorizam estes critérios na hora de aplicarem o seu dinheiro. Inclusive, alguns só confiam em empresas com o selo ISO, como vai perceber um pouco mais à frente neste artigo.

Benefícios do ESG para uma empresa

Ao monitorizar e avaliar o desempenho das empresas nas áreas ambiental, social e governamental, o ESG traz muitos benefícios!

  • Impulsiona o negócio.
  • Melhora a liderança.
  • Revela transparência.
  • Melhora a imagem e reputação.
  • Ajuda na tomada de decisão.
  • Retém talentos.
  • Facilita a identificação de oportunidades.
  • Conquista mais clientes e investidores.
  • Fomenta a sustentabilidade.
  • Reduz custos.
  • Cumpre com a legislação em vigor.
  • Aumenta a competitividade.
  • Alcança mais lucros.

Pelo contrário, se uma empresa não tiver a sigla ESG fica mal conceituada no mercado de atuação. E ao perder a credibilidade, perde clientes e parceiros de negócio, perde dinheiro e pode acabar na falência, a médio/longo prazo.

Como implementar o ESG na sua empresa?

Adotando uma série de boas práticas ambientais, sociais e governamentais, nomeadamente:

  • Reduzindo o consumo de água e energia.
  • Fazendo a correta gestão de resíduos.
  • Produzindo embalagens recicláveis.
  • Utilizando materiais reciclados.
  • Proporcionando um ambiente de trabalho saudável.
  • Zelando pelo bem-estar e segurança dos colaboradores.
  • Dinamizando projetos sociais com a comunidade local.
  • Patrocinando ou promovendo eventos sociais e culturais.
  • Estimulando a comunicação entre líderes e colaboradores.
  • Formando conselhos de administração com membros que não são contratados pela empresa.

ESG e ISO 14001

Deixámos o melhor para o final! A relação entre ESG e ISO 14001. De que relação estamos a falar? Bom, é verdade que à primeira vista não há ligação entre ESG e ISO 14001, mas é só à primeira vista! Isso porque, se reparar, a norma internacional ISO 14001 pode ajudar a sua empresa a fazer uma gestão ambiental de forma eficiente e dessa forma, ir ao encontro dos princípios do ESG que também quer preservar a natureza e, ao mesmo tempo, garantir a saúde económica da sua empresa. 

 O que é a ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma internacional para certificação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que tem como missão, ajudar as empresas a comprometerem-se com uma melhoria contínua do desempenho ambiental. Dessa forma, as empresas certificadas conseguem fazer uma gestão ambiental eficaz, considerando a minimização dos impactos ambientais, a proteção da natureza, prevenção da poluição e também o cumprimento da legislação em vigor… sem deixarem de atender às suas necessidades socioeconómicas!

Portanto, não há dúvida de que é mais fácil e rápido implementar o ESG com a certificação ISO 14001, já que a norma foi projetada, precisamente, para ajudar as empresas a adequar responsabilidades ambientais aos seus processos internos e ao mesmo tempo, melhorar a sua produtividade. 

Se ficou interessado em obter a certificação ISO 14001, contacte a Templum e solicite uma proposta!