Saiba como é que a ISO 9001 melhora os processos da sua empresa

Já conhece a norma internacional ISO 9001 ou pelo menos ouviu dizer que é uma poderosa ferramenta de gestão que indica práticas para alcançar a qualidade. Mas será que sabe como é que a ISO 9001 melhora os processos da sua empresa? Como é que consegue otimizar tarefas, aumentar a rentabilidade, reduzir custos, fomentar a credibilidade e satisfazer os clientes? 

 

Como é que a ISO 9001 melhora os processos da minha empresa?

Não interessa se tem uma empresa de grande, médio ou pequeno porte! Vamos dizer-lhe como é que a ISO 9001 melhora os processos, de forma bem simples, explicando a que tipo de procedimentos deve dizer “adeus”, e a que tipo de procedimentos deve dizer “olá”, de braços abertos!

 

Adeus burocracia! Olá eficiência!

Muitas vezes um sistema de gestão burocrático, inviabiliza a eficiência dos processos, mas com a certificação ISO 9001 vai poder padronizar processos e definir diretrizes sobre todas as atividades, para facilitar a vida aos colaboradores e aumentar a eficiência da empresa.

Por exemplo, imagine que a sua empresa recebe a reclamação de um cliente que recebeu um produto fora do prazo, e você não tem diretrizes definidas para lidar com esse tipo de inconformidade. O que acontece? O colaborador que recebe a reclamação, faz o seu melhor para a resolver, sim, mas da forma que bem entender! Resultado? Não se percebe qual a origem do problema, pelo que não se pode antecipar situações semelhantes nem designar medidas corretivas, não é verdade? Ora, com um SGQ ou Sistema de Gestão da Qualidade, pelo contrário, pode ser verdadeiramente eficiente, porque os processos estão definidos e integrados e fornecem informações valiosas para satisfazer ágil e eficazmente as partes interessadas. O cliente não volta a ter esse problema e você não volta a cometer esse erro, e com isso reduz os custos na empresa. Começa a perceber agora como é que a ISO 9001 melhora os processos no seu negócio?

 

Adeus suposições! Olá evidências!

Por ter os processos integrados de acordo com os requisitos da ISO 9001, começa a tomar decisões com base em evidencias e não suposições. E ao tomar decisões com base em evidências, consegue aplicar os recursos certos nas áreas certas e assim reduzir os custos e melhorar a eficiência da sua empresa, como acabámos de ver no ponto anterior. Mas não é tudo! Decisões com base em evidências, são decisões bem tomadas que potenciam melhorias contínuas, o que nos leva, precisamente, ao próximo tópico…

 

Adeus estagnação! Olá melhoria contínua!

Muitas empresas estagnam e resignam-se. Vendem o mesmo todos os anos, e depois? Depois não evoluem, não obtém certificações, não implementam um Sistema de Gestão da Qualidade e não se adequam às novas necessidades do mercado. Porém, com o ciclo PDCA da certificação ISO 9001 (Plan, Do, Check e Action, ou seja, planear, fazer, verificar e agir), consegue avançar e implementar mudanças inovadoras e estimular a melhoria contínua dos processos.

Mas para alcançarem este objetivo, as empresas certificadas também têm de apostar em auditorias internas realizadas por serviços de consultoria capazes de:

  • Avaliar se os requisitos ISO 9001 foram executados e continuam a ser praticados.
  • Indicar diretrizes de aperfeiçoamento.

 

Não deixe de assegurar que a ISO 9001 melhora os processos na sua empresa!

Se precisa de agendar auditorias internas, contacte já a Templum

 

Adeus falta de notoriedade! Olá credibilidade!

Por muita qualidade que o seu produto ou serviço tenha, não consegue mostrá-la se não gozar de credibilidade junto do seu público interno e externo. Logo, como obtém um certificado de qualidade, com a certificação ISO 9001, fica mais fácil garantir a todos que faz uma gestão da qualidade e isso só pode aumentar a reputação e credibilidade da sua empresa, particularmente junto dos consumidores, fornecedores e investidores que preferem fechar negócio com empresas certificadas.

Em suma, o selo de qualidade ISO 9001 – reconhecido no mundo inteiro! – traz por arrasto mais credibilidade e mais confiança… e por consequência, novos clientes e novas oportunidades de negócio!

 

Adeus erros! Olá soluções!

Qualquer empresa comete erros e admite falhas e desperdícios, mas com a ISO 9001 erros, falhas e desperdícios são atempadamente detetados e corrigidos. E sabe porquê? Porque um SGQ é eficiente ao ponto de encontrar e até antecipar problemas, já que os processos são todos dissecados e automatizados para identificar erros, falhas, desperdícios e retrabalho e propor soluções de melhoria contínua. 

 

Adeus despesa! Olá poupança!

Um dos grandes benefícios da ISO 9001 é a redução de custos, que se consegue com relativa facilidade. E consegue-se como? Através da correção de problemas e falhas nos processos da sua empresa, mas também através da otimização e aperfeiçoamento de todas as tarefas. Isso permite-lhe evitar despesas desnecessárias, desperdícios e retrabalho e tornar o seu negócio bem mais lucrativo. E porquê? Porque essas irregularidades são observadas logo na fase do diagnóstico e corrigidas durante a implementação da norma, e é por esse motivo que a ISO 9001 melhora os processos na sua empresa!

 

Adeus produto satisfatório! Olá produto excelente!

Com um Sistema de Gestão da Qualidade o aperfeiçoamento dos seus produtos ou serviços é garantido! Embora a ISO 9001 não se foque especificamente no produto que a sua empresa vende (ou no serviço que disponibiliza), faz a gestão da qualidade, analisando todos os fatores por detrás da qualidade do que é oferecido ou produzido dentro da sua empresa. 

Por exemplo, imagine que produz e vende um vinho excelente, mas não tem os processos de produção otimizados nem mapeados para a gestão da qualidade. O que é que acontece? Se o seu responsável de produção adoecer e ficar em casa de baixa, a qualidade do vinho decresce porque o procedimento sofre irregularidades. Mas como a ISO 9001 melhora os processos, com um SGQ o responsável de produção pode faltar à vontade porque os processos são registados e mapeados e o nível de qualidade do vinho mantém-se. 

Além do mais, o dinheiro que poupa com o desperdício e retrabalho pode ser investido no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, formação dos colaboradores, abertura de novas lojas, etc.

 

Adeus potencial consumidor! Olá cliente!

E no final desta lista de fatores que provam que a ISO 9001 melhora os processos de uma empresa, está a satisfação do cliente. Passamos a explicar! Com um produto ou serviço de qualidade, a hipótese de aumentar a satisfação dos seus clientes é gigantesca! Digam o que lhe disserem, hoje em dia a qualidade é uma das prioridades do público consumidor e o selo ISO 9001 dá uma indicação clara do valor de um produto ou serviço. Para o seu cliente – e pegando no exemplo anterior – o vinho que a sua empresa produz é de excelente qualidade e além disso, não sofre desvios nem chega ao mercado deteriorado ou fora dos padrões da marca. Mais! O consumidor sabe que o vinho vai sempre ser melhorado de acordo com os seus desejos, necessidades, estilo de vida, valores, comportamentos, etc.

 

Portanto, se precisa de exibir o selo ISO 9001, contacte a Templum!

Prestamos serviços de consultoria online e offline que o vão ajudar a expandir o seu negócio!