Skip to main content
Rate this post

Tendo em conta que o surto do #coronavírus Covid-19 está a levar muitas instituições públicas e privadas a fechar portas e a apostar no trabalho remoto, é natural que esteja preocupado com a produtividade na sua empresa se – ou quando – os seus colaboradores forem para casa de quarentena, não é verdade? E tem motivos para se preocupar, sim! Até porque estando a meio de uma certificação, o mais provável é ver o processo atrasar-se e os custos acumularem-se…

O pânico causado pelo surto do coronavírus foi importante para reconhecer que, caso você ou toda a sua empresa estivesse de quarentena, com os colaboradores impedidos de se deslocar ao seu posto de trabalho, preventivamente ou por obrigação, o processo de implementação do seu sistema de gestão talvez não fosse possível. E serviu para considerar que processos remotos apoiados em tecnologia e conhecimento, como a consultoria ISO online que assegura inclusive a possibilidade de realizar auditorias remotamente, funcionam perfeitamente, em momentos de crise ou não.

Neste artigo vamos-lhe falar de trabalho remoto, das vantagens do trabalho à distância e, claro, de uma consultoria que aposta no ambiente online para que os seus clientes consigam de forma rápida e eficaz implementar as normas ISO, crescer e melhorar a sua competitividade.

Trabalhar remotamente | Principais vantagens

O trabalho à distância ou teletrabalho oferece bastantes vantagens quer para os trabalhadores quer para as entidades patronais:

  • A redução de custos operacionais é uma das principais vantagens do trabalho remoto, nomeadamente redução de custos com subsídios de transporte e almoço, mas também de luz, água, serviços de limpeza e até material de escritório.
  • Depois, permite trabalhar a qualquer hora e de qualquer parte do mundo.
  • Impulsiona o diálogo através de ferramentas de comunicação que estão sempre disponíveis.
  • Permite um controlo de processos mais rigoroso, precisamente porque todos os dados de uma empresa são guardados, atualizados e partilhados automaticamente, gerando um arquivo completo para análise.
  • Reduz os níveis de stress e ansiedade nos colaboradores e com isso aumenta a motivação e produtividade das pessoas.
  • Com a não interferência de fatores externos no trabalho, o teletrabalho também acaba por aumentar quer a qualidade quer o tempo que os trabalhadores dedicam ao trabalho (nomeadamente porque não têm de efetuar trajetos para o trabalho e do trabalho para casa).
  • O trabalhador remoto pode definir o seu próprio horário, ajustando como lhe prover as atividades profissionais como os compromissos pessoais e familiares.
  • Inclusive, o teletrabalho possibilita uma maior dedicação e disponibilidade para a família, uma grande vantagem para quem tem filhos pequenos.
  • Além disso, o trabalho à distância melhora a qualidade do sono e permite fazer uma alimentação mais saudável, a tempo e horas!
  • Em consequência, a qualidade de vida do trabalhador à distância aumenta… e muito!

Teletrabalho | Uma tendência em Portugal e no mundo

O teletrabalho é uma tendência que aumenta a cada dia que passa, em Portugal e no resto do mundo. E se leu as vantagens do trabalho remoto, já sabe porquê! É verdade que no nosso país muitas empresas ainda não valorizam o trabalho remoto, mas o surto do coronavírus #Covid-19 é bem capaz de mudar essa perspetiva.

Como sabe, para evitar a propagação do vírus, em muitos países, incluindo Portugal, fecharam-se escolas, espaços públicos, cancelaram-se atividades culturais e desportivas, etc. Ora, para o nosso país não parar e transformar a hipotética propagação de um vírus num verdadeiro caos, o governo recomendou e continua a recomendar o teletrabalho.

E é aqui que as empresas que estão habituadas a desenvolver o seu trabalho de forma remota ficam um passo ou dois à frente. Os seus colaboradores vão para casa, com os seus telefones e computadores ligados à Internet, e a empresa não baixa a produtividade, mantém-se em pleno funcionamento! Efetivamente, segundo um estudo de 2016 encomendado pela Microsoft à consultora Ipsos Mori, várias PMEs portuguesas já recorrem ao trabalho remoto e reconhecem o impacto da tecnologia no negócio e na flexibilidade laboral.

Outras empresas, porém, continuam alheias às vantagens do teletrabalho e podem não conseguir continuar a laborar – e acabar por somar prejuízos – se forem obrigadas a trabalhar à distância para conter o surto do coronavírus.

Consultoria ISO online | A melhor forma de não atrasar a sua certificação

Consciente da necessidade de reduzir distâncias, a Templum iniciou o desenvolvimento da consultoria remota ainda no início da década de 2010. Com essa decisão, conseguiu reduzir custos para a empresa e para as empresas suas clientes, pois as suas ferramentas digitais permitem prestar consultoria remota, a grandes distâncias, apoiando e acompanhando empresas de diversos ramos nos quatro cantos do mundo.

Neste momento mais de 1.350 empresas obtiveram certificações graças ao recurso destas ferramentas e apoio remoto dos consultores Templum! Por isso, e numa época em que se aposta no trabalho remoto para conter o surto do coronavírus, se a sua empresa apostar na Templum, aposta numa implementação que não vai atrasar a sua certificação ISO. Pelo contrário! Terá sempre as melhores soluções estratégicas para a sua empresa a um clique de distância, através de um suporte virtual que garante maior agilidade, qualidade e facilidade de acesso!