Com um bilhão de toneladas de alimentos desperdiçado a cada ano no mundo (quase 20% da comida à disposição dos habitantes da terra), é urgente adotar soluções inovadoras e eficazes para não perder dinheiro com a produção de alimentos.
Os dados publicados num relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), que revela ainda que 931 milhões de toneladas de comida vão parar ao lixo, mostram que os recursos utilizados na produção alimentar, como água, terra, energia, trabalho humano e capital, acabam por ser desperdiçados. O que fazer? Se gere uma empresa envolvida na cadeia alimentar (produção, distribuição ou restauração), basta implementar a norma ISO 22000 para desenvolver um plano estratégico capaz de evitar perdas e desperdícios!
Ainda não completou dois anos de atividade? Então tome atenção à qualidade para não perder dinheiro com a produção de alimentos!
Falta de clientes?! Não. Grande parte das empresas do setor alimentar que declara falência antes de completar dois anos de atividade, fá-lo não devido à falta de clientes, mas sim à falta de um plano que evite desperdícios e perdas excessivas resultantes de uma qualidade de produtos e produção de alimentos deficiente.
Onde ocorrem as perdas e desperdícios de alimentos?
Ao longo de todas as fases de produção da cadeia de alimentos: desde o cultivo, transporte, industrialização e armazenamento até chegar à mesa do consumidor final!
O que se entende por desperdício alimentar?
Toda e qualquer ação que leve à perda ou desperdício de um produto alimentar, ou seja, que faça com que o mesmo (ou uma parte) seja perdido antes de ser ingerido: seja um grão de arroz, uma fatia de pão ou um litro de leite!
Hoje em dia, o desperdício alimentar é um problema que afeta toda a cadeia de abastecimento – produção, transformação, comercialização e consumidores – e que implica elevados custos sociais, económicos e ambientais. Assim, o combate ao desperdício alimentar é uma preocupação e obrigação da sua empresa
Como é que os alimentos são desperdiçados pelas empresas?
De acordo com a ONU, além do desperdício doméstico, em nossas casas, há outros tipos de perdas que causam o desperdício de alimentos:
- Perdas durante a operação de colheita na produção agrícola.
- Perdas durante o manuseio e armazenamento após a colheita.
- Perdas durante o transporte e distribuição de produtos.
- Perdas durante o processamento industrial (ou doméstico).
- Perdas no mercado: feiras, supermercados, lojas, retalho…
A saber, nos países em desenvolvimento, a maioria das perdas ocorre durante a colheita e na fase de transformação de alimentos. Nos países desenvolvidos, a maior parte de desperdício alimentar tem lugar no final da cadeia, à medida que a comida se torna abundante e os consumidores mais exigentes.
Como evitar o desperdício?
Independentemente do tamanho e dos anos de vida da sua empresa, já percebeu que tem de lutar contra o desperdício para não perder dinheiro com a produção de alimentos, não é verdade? Pois bem, basta dar um passo em frente para evitar que a sua empresa contribua para os tais milhões de toneladas de alimentos que o mundo perde por ano, combinado? Em que direção deve dar esse passo? Na direção do planeamento estratégico, claro!
O que fazer para melhorar o planeamento estratégico na minha empresa?
O ideal é implementar a norma ISO 22000 porque as empresas de produção de alimentos que investem num Sistema de Gestão de Segurança Alimentar conseguem antecipar falhas e problemas e por isso reduzir (ou até eliminar) custos com a falta de qualidade dos produtos.
O que é a ISO 22000?
A ISO 22000 é uma norma internacional que define os requisitos de um sistema de gestão que tenha por objetivo garantir a segurança de alimentos em todas as empresas envolvidas na cadeia alimentar: produção, distribuição e restauração.
Logo, com a implementação da ISO 22000 consegue deixar de perder dinheiro com a produção de alimentos porque vai conseguir definir melhor as estratégias de negócio necessárias para garantir a segurança dos seus produtos/serviços, para aumentar a sua reputação e corresponder as mais elevadas expectativas dos clientes.
Vantagens de implementar a ISO 22000
Além de ajudá-lo a evitar perder dinheiro com a produção de alimentos, um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar traz outras vantagens para a sua empresa e para os seus clientes:
- Melhora a qualidade dos produtos, afastando-os de fontes de contaminação que podem ser prejudiciais à saúde dos consumidores.
- Deteta e evita inconformidades nos seus produtos.
- Aumenta a satisfação dos consumidores e de outros parceiros de negócio.
- Melhora a imagem institucional da sua empresa.
- Destaca o seu produto no mercado de atuação.
- Passa um maior sentimento de confiança e credibilidade ao seu público.
- Traz novas oportunidades de negócio, quer no mercado nacional quer no mercado internacional.
- Fideliza clientes e aumenta a quota de mercado.
- Melhora processos de fabricação, produção e transporte.
- Promove a transparência na prestação de contas e responsabilidades.
- Reduz custos, evitando o retrabalho e o desperdício.
Conte com a Templum!
Os consultores da Templum estão preparados para ajudar a sua empresa a implementar a ISO 22000. Peça hoje mesmo uma proposta sem compromisso para nunca mais perder dinheiro com a produção de alimentos!