Skip to main content
Rate this post

Antes que nos diga que a implementação da ISO 45001 pode ficar para uma próxima oportunidade, deixe que sejamos nós a dizer-lhe que esta não é uma decisão que se adie, não senhor!

E isso porque, em todo o mundo cerca de 2,02 milhões de pessoas morrem anualmente devido a acidentes e problemas de saúde relacionadas com o trabalho, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.

E sabe porque é que esses acidentes acontecem e ceifam tantas vidas? Porque muitas empresas não seguem regras de segurança, não valorizam políticas preventivas, não utilizam equipamentos de proteção… e não têm a certificação ISO 45001! 

Como é? Gostava de diminuir o risco de acidentes de trabalho na sua empresa? Sim, mas tem receio de investir em medidas de segurança e não obter retorno? Pois que não seja por isso! A implementação da ISO 45001 ao promover a segurança do trabalho, garante ganhos consideráveis. Não acredita? Leia este artigo e tire as suas próprias conclusões. 

A Segurança do Trabalho

Para começar… o que se entende por segurança do trabalho? 

Por segurança do trabalho entende-se um conjunto de medidas e ações que devem ser adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas.  

A implementação deste conjunto de medidas visa identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente ocupacional seguro e saudável para todos, em qualquer empresa. Mas para assegurar esse ambiente seguro, entre outras medidas, as empresas devem implementar uma norma internacional muito eficaz, a ISO 45001, Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. 

Mas… o que é a ISO 45001? 

Em substituição da OHSAS 18001, a ISO 45001:2018, Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, é uma norma internacional que tem por missão fornecer um conjunto efetivo de processos para ajudar as empresas a prevenir acidentes e garantir a saúde e segurança dos seus trabalhadores.

Deste modo, com a certificação ISO 45001, uma empresa transforma os seus antigos processos de trabalho em novos processos mais interessantes e, por consequência, mais produtivos. E isso gera valor para qualquer negócio. Incluindo o seu! 

aumentar o retorno financeiro com a ISO 45001

A que tipo de empresas se destina a ISO 45001? 

A ISO 45001 destina-se a qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho ou área de atividade, pois foi pensada para ser facilmente integrada nos processos de gestão existentes nas organizações, seguindo a chamada estrutura de alto nível da ISO, nomeadamente ISO 9001 (gestão da qualidade) e ISO 14001 (gestão do ambiente). 

De salientar que a certificação ISO 45001 não é obrigatória por lei, mas é aconselhada porque é muito eficaz na prevenção e eliminação de acidentes de trabalho. Além disso, se a sua empresa já for certificada pela OHSAS 18001, devido aos pontos em comum, é mais rápido e fácil implementar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. 

Já está decidido a prevenir acidentes de trabalho na sua empresa? Em obter a certificação ISO 45001? Clique aqui e solicite-nos uma proposta! 

Vantagens do um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho da ISO 45001

E agora, sim, vamos enunciar os principais fatores que provam que com a ISO 45001, ao diminuir acidentes, vai aumentar o retorno financeiro. Tome nota! 

Menos acidentes. Menos baixas de trabalho! 

A ISO 45001 ajuda-o a identificar perigos de modo a manter um ambiente de trabalho mais saudável e seguro. Logo, consegue reduzir o número de acidentes e problemas de saúde na sua empresa e com isso, consegue reduzir também o número de baixas e obter um grande retorno financeiro. Mais! Ao saberem protegida a sua integridade física e mental, os seus colaboradores ficam mais motivados e… produtivos! 

Maior conformidade com a lei. Menos despesas com seguros e multas! 

Com a implementação da norma internacional ISO 45001, a sua empresa passa a seguir medidas conformes com a lei vigente. Logo, aumenta a sustentabilidade financeira da sua empresa porque reduz o risco de acidente e de doença, sim, mas também o pagamento de seguros, multas, ações judiciais, etc.  

Aposta numa cultura preventiva. Redução de acidentes! 

Ao desenvolver a cultura de prevenção na sua empresa, a ISO 45001 acaba por consciencializar todos os trabalhadores sobre os riscos a que podem estar sujeitos e a forma como os podem evitar.

Logo, com um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho a sua empresa garante a prevenção, que por sua vez garante menos problemas de saúde. E num ambiente seguro os trabalhadores são mais focados e realizam um trabalho de maior qualidade… e assim reduz perdas materiais e retrabalho! Fantástico, não é verdade? 

Integração fácil da ISO 45001 com outras normas ISO. Ganhos de tempo, recursos e dinheiro! 

A norma ISO 45001 permite uma rápida e fácil integração com outros sistemas de gestão que já estejam implementados na sua empresa, como é o caso da ISO 9001 e ISO 14001. Logo, a certificação será mais simples e isso reverterá em ganhos com tempo, recursos e dinheiro. 

Um certificado de responsabilidade. Novas oportunidades de negócio! 

Ter um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho implementado é ter uma oportunidade de ouro para mostrar a consumidores, fornecedores e demais parceiros que a sua empresa está comprometida com questões de segurança e saúde. E isso garante-lhe maior reputação e credibilidade. Logo, maior competitividade e por consequência mais clientes, mais parceiros, mais faturação! 

Como diminuir acidentes e aumentar o retorno financeiro com a ISO 45001?

Em vez de suportar baixas, pagar indeminizações e ver a sua reputação manchada, invista num Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho!  

A consultoria da Templum ajuda a sua empresa a implementar e a colher todos os benefícios da sua certificação ISO 45001, dando meios para criar um ambiente focado em qualidade.