Se procura informação para melhorar a gestão de restaurantes, é porque está a apostar – e bem! – num setor em franco desenvolvimento e com bastante procura, pois muitas pessoas não conseguem almoçar em casa durante a semana e aos fins de semana, gostam de experimentar um prato saboroso num restaurante.
A questão é que, para ter sucesso não basta encontrar alguém com talento para cozinhar, é necessário gerir corretamente o estabelecimento para manter os padrões de qualidade, fazer frente à concorrência e prosperar. Da formação de equipas à implementação da FSSC ISO 22000, passando pela ementa. Conheça as nossas ideias!
1. Motive e treine a sua equipa
Não adianta ter pratos deliciosos! Se os seus colaboradores não estiverem motivados, nada feito! Daí que a primeira ideia para melhorar a gestão de restaurantes seja a formação/treino da equipa. Esta é uma forma dos trabalhadores ficarem a conhecer e a dominar a postura mais correta de atenderem os clientes, de os servirem e de esclarecerem com rapidez e precisão as suas questões (para isso têm também de conhecer muito bem os pratos e as bebidas que estão na ementa).
Ao padronizar essa postura, treinar e avaliar as pessoas, consegue que todos os seus colaboradores atendam da forma mais indicada e ajudem o seu restaurante a aumentar a clientela. Além da padronização de comportamentos, deve ser efetivada uma boa comunicação entre os empregados de mesa e o pessoal da cozinha, se necessário através de um software de gestão para restaurantes. E para que pelo caminho ninguém perca a motivação e qualificação, aconselhamo-lo a reconhecer o trabalho das pessoas, conceder bónus sempre que o bom desempenho o justifique.
Em troca verá que a equipa se manterá estável. E o facto de não haver rotatividade não interrompe (ou elimina) a qualidade do serviço no restaurante nem o obriga a gastar mais tempo e dinheiro em novas sessões de formação, não é verdade? E se por algum tipo de constrangimento (temporal ou financeiro, por exemplo) não conseguir dar formação aos seus colaboradores, pelo menos marque reuniões periódicas para discutirem, em conjunto, melhorias.
Aproveite esses momentos para trabalhar questões relevantes para a equipa, mostrando-se disposto a ouvir e a fazer. Lembre-se de que os feedbacks são fundamentais para o sucesso do restaurante!
2. Conheça bem os seus clientes
Os seus clientes consomem mais pratos quentes ou frios? Preferem receitas simples ou elaboradas? Vinhos ou refrigerantes? Almoços ou jantares? Se conhecer bem o seu público-alvo, é mais fácil tomar decisões no restaurante de modo a fidelizar mais consumidores.
Por isso, tome nota das preferências dos seus clientes para ajustar a sua gestão de restaurantes aos gostos e hábitos dessas pessoas, pois os consumidores modernos não procuram apenas um lugar para comer, procuram por uma experiência completa: da ementa ao ambiente do restaurante, passando pelo atendimento e decoração!
3. Escolha os melhores fornecedores
Nada como encetar um bom relacionamento com fornecedores assente na assiduidade de pagamentos, para conseguir melhores condições de pagamento e até preços mais reduzidos em produtos e serviços. Mas mais importante do que isso, é a qualidade do próprio fornecedor.
Nesse sentido, outra das sugestões para melhorar a gestão de restaurantes é verificar se o potencial fornecedor oferece produtos/serviços de qualidade, cumpre com os prazos, pratica um preço ajustado e mostra disponibilidade para o atender em situações fora do comum. Verifique também se a escolha de fornecedores próximos do seu restaurante não oferece mais vantagens, na medida em que os valores de frete podem ser mais baixos.
Além disso, fornecedores locais podem ajudá-lo a melhorar a gestão do restaurante promovendo uma ementa com produtos mais frescos. Não se esqueça de que a escolha de fornecedores também interfere na qualidade do restaurante, porque os fornecedores são os responsáveis pela matéria-prima: dos ingredientes às toalhas de mesa!
4. Dedique-se à ementa do restaurante
Já aqui falámos da ementa do restaurante, e agora, esta ideia para melhorar a gestão de restaurantes, é inteiramente dedicada a ela. Isso porque a ementa é o ingrediente número 1 para o sucesso do restaurante. Logo, deve procurar oferecer os pratos com maior procura (sejam eles quais forem!), mas oferecendo ingredientes de qualidade e respeitando a sazonalidade. Além de tornar os pratos mais saborosos, consegue uma boa relação custo/beneficio com uma ementa com produtos mais frescos!
5. Respeite a identidade do restaurante
Sabemos que está ansioso por implementar algumas mudanças e antecipar-se a novas tendências, mas esta dica para melhorar a gestão de restaurantes vai no sentido de o alertar para a identidade da empresa. As mudanças não devem comprometer a identidade do restaurante porque senão vai perder clientela. Se tem um restaurante fast food não deve começar a elaborar comida gourmet e demorar-se no atendimento; se tem um restaurante retro não deve começar a colocar ingredientes novos e muito modernos nos pratos; se tem um restaurante requintado, não pode diminuir a qualidade da ementa nem começar a acelerar o atendimento encurtando o momento de interação dos seus clientes à mesa… e por aí fora!
6. Implemente a FSSC ISO 22000
Outra ideia – e modéstia à parte, das boas! – para melhorar a gestão de restaurantes é implementar a norma FSSC ISO 22000 (Food Safety System Certification) baseada na ISO 22000, ou seja, implementar um Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos que possa garantir a segurança de alimentos na sua empresa, definindo padrões de trabalho que assegurem uma alimentação de qualidade.
Ao mesmo tempo, a FSSC ISO 22000 ajuda o seu restaurante a manter-se conforme com a legislação em vigor e a definir uma identidade em consonância com a política de segurança dos produtos. Logo, a FSSC ISO 22000 aumenta a sua reputação no mercado porque os clientes, regra geral, estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos alimentos que ingerem.
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