Implementar a ISO 9001 ou qualquer outra norma internacional não é uma tarefa fácil. As empresas que já obtiveram a certificação garantem que o investimento tem um retorno rápido e garantido, mas há empresários que ainda hesitam em dar este passo em frente simplesmente porque não sabem como escolher o tipo de consultoria ISO mais adequado para a sua empresa. Ora, que não seja por isso! Leia este artigo e fique esclarecido!
O que se entende por consultoria?
Antes de passarmos ao tema que nos traz aqui, como escolher o tipo de consultoria ISO mais adequado para a sua empresa, importa perceber o que é consultoria. Genericamente, consultoria é o fornecimento de determinada prestação de serviço por parte de profissionais qualificados. Esse serviço começa pelo diagnóstico que tem por objetivo levantar as necessidades do cliente e identificar soluções e depois passa para o desenvolvimento ou implementação do projeto em causa, de acordo com a especificidade do negócio do cliente.
E o que se entende por ISO?
ISO (International Organization for Standardization) é uma organização internacional de padronização que, como o nome indica, promove a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que a qualidade seja melhorada. Mas para uma empresa receber o selo ISO, tem de passar por um projeto de consultoria para que a implementação seja feita de forma correta e garanta que a empresa fique pronta para a auditoria de certificação. Se tudo estiver conforme, a empresa em causa passa a ser reconhecida no mundo inteiro!
Como escolher o tipo de consultoria ISO mais adequado para a sua empresa?
Basicamente tem duas hipóteses: não contratar uma consultora e tentar implementar a norma ISO 9001 (ou qualquer outra) sozinho ou implementar com o auxílio de uma consultoria especializada na ISO. Se optar pela segunda via, tem três alternativas: consultoria partilhada, consultoria presencial e consultoria online. Em todo o caso, continue a ler este artigo para perceber qual o tipo de consultoria ISO mais adequado para a sua empresa e quais os principais benefícios de cada opção.
1. “Faça você mesmo” | Tipo de Consultoria
É possível implementar sozinho uma norma ISO? Sim, mas apenas se tiver conhecimentos profundos na área de sistemas de gestão porque vai ter de elaborar procedimentos, mapear processos, verificar a documentação necessária, criar documentos de controlo e gerir registos e requisitos da norma em causa, claro. Contudo se não tiver experiência na área o melhor é mesmo delegar a quem percebe do assunto para não chumbar na auditoria final.
Além da hipótese de falhar na auditoria, lembre-se que há outros riscos, nomeadamente gastar mais do que tinha previsto e demorar mais do que era expectável a implementar a ISO 9001 ou outra norma nacional e/ou internacional.
2. Partilhada | Tipo de Consultoria
Neste tipo de consultoria o objetivo é dividir o custo de um consultor por várias empresas que decidem implementar um sistema de gestão na mesma altura. Certamente pode parecer uma boa ideia numa primeira análise, e até é, mas só se tiver disponibilidade para se deslocar e reunir com as empresas, seus colegas para receber instruções do consultor.
E só se as necessidades e a complexidade do seu negócio for idêntica às outras empresas. Caso contrário – e apesar da certificação ser a mesma – a forma de implementação não é igual e nesse caso, deve passar às duas últimas opções: consultoria presencial e consultoria online.
3. Presencial | Tipo de Consultoria
Esta é a forma de prestar consultoria mais tradicional, em que um consultor visita a sua empresa uma vez por semana (em média), deslocação essa que vai pagar, juntamente com o tempo que o consultor passar na sua empresa a dar instruções para implementar a norma ISO escolhida. E isto se a empresa de consultoria ficar nas proximidades, caso contrário ainda terá de pagar alojamento.
E sim, os valores são elevados, considere ter disponível recursos financeiros e de tempo para receber um consultor. Se o seu projeto for de 10 meses, receberá cerca 40 visitas do consultor. Ao contrário do que muitos pensam, a presença do consultor na empresa não reduz o trabalho do contratante. Se está a imaginar que o modo presencial pode atrapalhar a sua atividade… é melhor passar à nossa última sugestão: consultoria online.
4. Online | Tipo de Consultoria
A consultoria online é feita remotamente através de ferramentas digitais, mas tal como a consultoria presencial, tem por objetivo dar soluções estratégicas a uma empresa nas suas diversas áreas da gestão, neste caso por meio de um suporte virtual que permite maior agilidade, qualidade e facilidade de acesso (por exemplo Skype ou email). E não é por não visitar a sua empresa, que o consultor destacado não vai conseguir resolver os seus problemas. Por que vai!
Os avanços tecnológicos tornam a consultoria online possível e eficaz, já que existem vários aplicativos de fácil utilização a que pode aceder através da Internet, de forma segura e a partir de qualquer lugar, para conversar com o seu consultor e analisar o andamento dos trabalhos de implementação ISO 9001 ou de outra norma.
Entretanto, neste modelo de consultoria online não são postas de parte visitas presenciais, embora sejam, no máximo, duas por ano. Durante o resto do tempo, liga-se à Internet e fala com o consultor uma vez por semana, quando e de onde lhe der mais jeito, sendo que tem a plataforma de consultoria 24 sobre 24h à disposição da sua empresa.
Consultoria presencial ou consultoria online: qual escolher?
Decerto foi descartando hipóteses até a ficar com apenas duas, não é verdade? Se você tem disponibilidade de tempo para receber um consultor na sua empresa e travar a sua agenda, desmarcar reuniões e todos os compromissos por 8 horas exclusivamente para o atender, a consultoria presencial pode ser uma boa opção. Todavia, se preferir uma consultoria com o consultor totalmente disponível para tirar as suas dúvidas todos os dias da semana e o melhor, no horário mais adequado para si, a consultoria online com certeza é a melhor opção. No entanto, vale lembrar que presença é diferente de disponibilidade! Clique aqui e conheça o passo a passo para a certificação de um sistema de gestão.
A Consultoria ilimitada da Templum
A Templum desenvolveu um método de consultoria que aproveita as potencialidades das novas tecnologias para transferir conhecimento para os seus clientes, privilegiando a aproximação entre os seus consultores e as equipas afetas à implementação.
Desta forma, elimina custos com deslocação e alojamento de consultores, e permite que o cliente tenha o controlo do projeto. Na consultoria Templum é o cliente que dita o ritmo da implementação, consoante o tempo e recursos disponíveis na empresa. O consultor está disponível para contactos ilimitados através de uma plataforma online, que permite maior agilidade, flexibilidade e eficácia no processo de implementação. Tudo foi planeado para que que os clientes consigam obter a certificação ISO em 6 meses, dedicando apenas uma hora por dia à implementação.
Mas é um processo autodidata?
Pelo contrário, na Templum nunca delegamos o que é nossa responsabilidade. Durante o projeto os clientes podem sempre recorrer aos consultores da Templum através dos canais disponíveis (por chamados/tickets, chat, e-mail ou telefone) para resolução de problemas e esclarecimento de dúvidas em tempo real.
Primeiramente, é realizado um cronograma de trabalho conforme ao diagnóstico efetuado à empresa. Nesta etapa estrutura-se um processo, passo a passo, para atender os requisitos de implementação da ISO 9001 ou de outra norma.
Durante todo o processo de implementação existem checkpoints obrigatórios, para que o consultor consiga garantir que o método da consultoria online não falha, já que é neste momento que pode controlar cada etapa do processo e orientar o cliente. Ainda assim, o método da Templum exige que a documentação seja analisada e aprovada pelo consultor antes do cliente passar ao próximo passo, e assim sucessivamente até se chegar à tão almejada certificação!
Por último é realizada uma auditoria, prévia à auditoria de certificação, para o consultor se certificar que está tudo conforme para obter a certificação ISO
Lembre-se: tempo é dinheiro. Sem o suporte ideal para a sua empresa você pode acabar por gastar muito mais.