Skip to main content
Rate this post

Se em sua casa já adotou uma série de medidas para poupar água e luz, para reciclar e preservar o meio ambiente e para reduzir os valores das contas ao final do mês… por que é que ainda não implementou a norma ISO 14001 na sua empresa?

Obter um Sistema de Gestão Ambiental é fundamental, nos tempos que correm, para desenvolver e praticar políticas ambientalmente sustentáveis e ao mesmo tempo para aumentar a competitividade.

ISO 14001 | O que é?

A ISO 14001:2015, Sistema de Gestão Ambiental (SGA), é uma norma internacional que tem por objetivo ajudar uma empresa a comprometer-se com a proteção do meio ambiente, reforçando uma imagem institucional positiva e acompanhando a constante evolução do mercado. Além de fomentar o respeito pelo planeta e pelas futuras gerações, um Sistema de Gestão Ambiental também mantém a sua empresa conforme com a legislação ambiental e isso agrada sobremaneira aos consumidores, cada vez mais interessados em adquirir produtos que respeitem o ambiente.

E é por isso que, independentemente do tamanho e área de atuação da sua empresa, implementar a ISO 14001 é investir num negócio mais sustentável, mais eco friendly, mais rentável.

ISO 14001 | Para que serve?

A ISO 14001 serve para fazer uma gestão muito mais eficaz dos aspetos ambientais das atividades da sua empresa, levando em linha de conta a proteção ambiental, prevenção da poluição, cumprimento de requisitos legais e necessidades socioeconómicas. Ao implementar a ISO 14001, assume perante os seus diferentes públicos, um comprometimento com práticas sustentáveis. E ao poupar a natureza, acaba por poupar bastante dinheiro na sua empresa na medida em que um SGA traz muitos benefícios, sobre os quais vamos falar em detalhe já de seguida.

ISO 14001 | Benefícios para a sua empresa

Um dos principais benefícios da ISO 14001 é ajudar a sua empresa a respeitar o planeta, mas a lista de vantagens vai mais além, e é comum a qualquer tipo de negócio, incluindo o seu!

1.      Aumenta a reputação e credibilidade

Como sabe, muitos contratos exigem que as empresas concorrentes, para serem selecionadas, tenham o selo ISO (processos de concorrência internacional e exportação, por exemplo). Logo, este é um dos principais benefícios da ISO 14001. Mas mesmo que ganhe adjudicações ou clientes sem ter obrigatoriamente de provar que a sua empresa é certificada, a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental é importante para passar uma imagem positiva da sua marca para consumidores e parceiros comerciais.

Afinal, quem é que hoje em dia não dá mais valor a empresas amigas do ambiente? Quem é que não se preocupa com as práticas ambientais das organizações que produzem os produtos e serviços que usa? Ah, pois é! Empresas amigas do ambiente veem a sua reputação e credibilidade aumentar do dia para a noite e, em consequência, acabam por começar a faturar mais.

2.     Conduz a um crescimento sustentável

Gostava de ver a sua empresa crescer de forma sustentada? Claro que sim! Então, não hesite em implementar a ISO 14001. Um SGA tem o poder de controlar e minimizar o impacto ambiental dos seus processos com medidas ecológicas que reduzem a produção de lixo, desperdícios e outros custos que podem ser, neste momento, verdadeiros empecilhos à sustentabilidade da sua empresa.

3.     Reduz custos

Também gostava de reduzir os custos na sua empresa? A ISO 4001 pode ajudar! Como? Simples, ao implementar um Sistema de Gestão Ambiental está a apostar na redução de desperdícios de materiais e a controlar e minimizar incidentes ambientais, e por isso acaba por poupar dinheiro em limpezas, reparações, seguros, multas… E uma empresa sustentável, não se esqueça, é uma empresa mais eficiente e produtiva que sabe identificar excessos a nível de gastos e usar, apenas, os recursos necessários.

4.    Alcança uma melhoria contínua

Com o selo ISO 14001 vai estar sempre em melhoria contínua, ou seja, vai estar em evolução constante no sentido de aprimorar os seus processos, inclusive através de erros que possam ser cometidos neste longo caminho rumo à excelência.

5.   Potencia a competitividade

E agora repare… Se a sua empresa for sustentável, se tiver uma boa reputação no mercado e rumar, sistematicamente, a uma melhoria continua de processos, como é que não havia de se diferenciar no mercado em que atua? Como é que poderia deixar de se tornar mais competitiva? Impossível, não é verdade?

Efetivamente, a certificação ISO 14001 é uma mais valia para qualquer negócio: garante sustentabilidade, melhores práticas ambientais, modernidade, grande visão mercadológica, credibilidade para consumidores e investidores, conquista de novos clientes e novos parceiros de negócio, aumento do lucro, etc.

6.   Zela pela conformidade com requisitos legais ambientais

Conhece e respeita todos os requisitos ambientais que se aplicam aos processos da sua empresa? Pois a ISO 14001 tem a grande vantagem de manter um negócio conforme, identificando, monitorizando e zelando pela manutenção da conformidade com os diferentes requisitos legais ambientais que deve respeitar.

7.  Ajuda a alavancar mudanças

Nenhuma empresa é imune a mudanças. Pelo contrário, as mudanças são fundamentais para se alcançar a melhoria, mas qual não é o gestor que treme só de pensar que tem de implementar algo de novo. O gestor de uma empresa com o selo ISO 14001, claro! E você vai ser um dos gestores que fica descansado porque sabe que a ISO 14001 fornece dados concretos para implementar novos processos na senda da melhoria. E assim as hipóteses de ser bem-sucedido são maiores!

8.  Permite a obtenção de benefícios financeiros

Por fim, as empresas com certificação ISO 14001 podem conseguir alguns benefícios financeiros significativos: da redução do valor do prémio do seguro de responsabilidade civil ambiental a financiamentos com taxas de juros mais baixas, passando por empréstimos com condições próprias e mais vantajosas!