A sua empresa já está a prolongar a vida útil dos seus produtos e serviços de acordo com uma gestão baseada numa Economia Circular, minimizando desperdícios? Ou continua no ciclo “extração, produção e eliminação”? Hum… Bem nos parecia que ainda não tinha dado o salto rumo a esta nova tendência com a qual tem tudo a lucrar! Mas não é tarde! Acompanhe-nos e perceba como e porque é que deve implementar a Economia Circular e normas ISO no seu negócio.
Nos últimos anos, a Economia Circular tem ganho espaço em vários tipos de negócios um pouco por todo o mundo. Desde 2015, por exemplo, que a União Europeia tem adotado medidas para promover e financiar a Economia Circular, nomeadamente através das normas internacionais ISO que ajudam a preservar o planeta, o bem-estar do Homem e ao mesmo tempo aumentar a notoriedade e nível de satisfação de uma empresa com os seus produtos ou serviços.
O que se entende por Economia Circular?
Economia Circular é um conceito económico estratégico – que faz parte do desenvolvimento sustentável – focado na redução, reutilização, restauração, recuperação, renovação e reciclagem de materiais e energia. A ideia é substituir o antigo conceito de fim-de-vida da economia tradicional pelo novo conceito de Economia Circular baseado na reutilização através da implementação de um modelo económico reorganizado capaz de coordenar sistemas de produção e consumo em circuitos fechados.
O objetivo é levar os resíduos de uma indústria ou empresa a servirem de matéria-prima reciclada para outro negócio, mas também desenvolver produtos tendo em linha de conta o reaproveitamento de materiais do ciclo produtivo.
E como isto funciona?
Este conceito de Economia Circular ultrapassa assim as ações de gestão de resíduos e de reciclagem habituais, indo bem mais longe: até à reorganização e melhoria de processos, produtos, serviços e novos modelos de negócio economicamente viáveis e ecologicamente eficientes! Modelos que garantem a minimização da extração de recursos e a maximização da reutilização, do aumento da eficiência e desenvolvimento de novos modelos de negócios! Por um planeta saudável. Por uma economia sustentada. Por um modelo circular que garante que os produtos e serviços têm origem na natureza e no final da sua vida útil a ela retomam, através de resíduos ou outras formas com fraco impacto ambiental. Neste contexto, o seu próprio negócio pode usufruir de uma gestão empresarial mais eficiente dos recursos naturais (incluindo recursos energéticos) que prolongue a utilidade, o valor e a vida útil dos produtos. E por isso, temos a dizer-lhe que a Economia Circular e normas ISO fazem um par de sucesso em muitas empresas e que não querermos que a sua fique de fora!
Vantagens da Economia Circular para uma empresa
- Manter os produtos e os seus materiais em circulação pelo maior período possível, aproveitando ao máximo o seu valor e utilidade.
- Inovar, estimular a criatividade e melhorar processos empresariais.
- Alterar pensamentos na população, no sentido do consumo consciente.
- Eliminar desperdícios.
- Contribuir para a conservação da natureza.
- Evitar a poluição em todas as fases do ciclo de produção.
- Reduzir custos com uma extração de matérias-primas menor.
- Aumentar o bem-estar e a motivação os colaboradores.
- Melhorar a competitividade do negócio.
- Fortalecer a imagem positiva da empresa.
- Fomentar novas relações com o cliente, com programas de retoma, novos modelos de negócio, etc.
Benefícios da ISO na implementação de uma Economia Circular
E agora que conhece as vantagens da Economia Circular, vamos falar-lhe das normas ISO, criadas pela Organização Internacional de Normalização (ISO) com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e serviços das empresas. E nesta matéria, só temos uma coisa a dizer-lhe: as normas ISO potenciam o conceito de Economia Circular, nomeadamente ISO 14001, ISO 20400, ISO 50001, ISO 14006 e ISO 20121. Vamos perceber porquê?
ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental
A ISO 14001 é uma norma internacional que providencia uma análise de risco ao longo da cadeia de produção, a observar os aspetos e impactos da sua atividade, para que a sua empresa consiga fazer uma gestão mais sustentável e eficiente.
ISO 20400 | Compras Sustentáveis
A ISO 20400 é outra norma internacional que estabelece linhas de orientação muito eficazes para empresas que, tal como a sua, pretendem adotar novos procedimentos de gestão de compras para entrar na Economia Circular. E isso porque é na gestão das compras que se tomam decisões sobre a aquisição de matérias primas, sendo que se pode e deve optar por aquelas opções que têm menor impacto ambiental e podem prolongar o ciclo de vida de um produto.
ISO 50001 | Sistema de Gestão de Energia
A ISO 50001, por seu turno, é uma norma focada no consumo de energia, ou seja, a sua ideia é definir processos de gestão que reduzam o consumo de energia, não só a fatura da luz, mas também a redução do consumo com a aquisição de novas tecnologias mais eficientes, se necessário, ou mesmo com a escolha da origem da energia (renovável, de preferência) na sua empresa.
ISO 14006 | Sistema de Gestão do Ecodesign
A norma internacional ISO 14006 define as diretrizes para estabelecer, documentar, implementar e manter uma Gestão do Ecodesign como parte do Sistema de Gestão Ambiental. Com procedimentos de controlo em atividades profissionais relacionadas com design de produtos e serviços, sendo que o objetivo é integrar a análise de ciclo de vida nesses desenhos.
ISO 20121 | Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis
E por fim, a ISO 20121 é muito importante para ajudar as empresas organizadoras de eventos a promover comportamentos mais sustentáveis, ou seja, a zelar por um impacto ambiental o mais reduzido possível, mesmo que as suas iniciativas durem pouco tempo. A norma ISO 20121 fornece requisitos para a implementação e certificação de um sistema de gestão de eventos sustentáveis, que vai permitir à sua empresa identificar problemas importantes de sustentabilidade em diferentes etapas do ciclo de gestão de eventos. Se a sua empresa ainda não faz parte do leque de empresas que investem em Economia Circular, não adie mais a decisão de contribuir para um planeta melhor.
A certificação ISO pode ajudar a definir a forma de reciclagem mais favorável à preservação dos recursos naturais e necessidades de consumo dos seus clientes.