Eis uma pergunta pertinente! Se a segurança alimentar está relacionada com os riscos à saúde do consumidor e a qualidade com o conjunto de características que um alimento deve apresentar, até que ponto é que estes conceitos estão interligados? Vamos tentar responder!
E vamos também apresentar-lhe as melhores formas de mostrar ao mercado de atuação, que a sua empresa está comprometida em garantir quer a segurança quer a qualidade dos seus alimentos.
O que é segurança alimentar?
Antes de relacionarmos segurança com qualidade, importa referir que por segurança alimentar entende-se a produção, transformação, distribuição e fornecimento de alimentos que não prejudiquem a saúde dos consumidores. Nesse sentido, Portugal e muitos outros países, têm vindo a adotar regras e regulamentos nacionais e internacionais, normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos e sistemas de segurança alimentar que aumentem a confiança dos consumidores nos produtos e ao mesmo tempo, aumentem a rentabilidade das empresas. Agora a questão é: segurança dos alimentos inclui qualidade dos alimentos? E para lhe tentar responder há primeiro que explicar a noção de controlo de qualidade…
O que é controlo de qualidade dos alimentos?
Controlo de qualidade dos alimentos é uma ação da responsabilidade de todos os elementos de uma cadeia alimentar, que tem por objetivo garantir o cumprimento da legislação em vigor e proteger os consumidores contra possíveis riscos.
Então a segurança alimentar está relacionada com a qualidade dos alimentos?
Precede-a? Sucede-a? Acompanha-a? A segurança é um atributo da qualidade ou a qualidade é um atributo da segurança? Bom, não há nenhuma resposta exata para as suas questões. Primeiro porque um alimento pode ter mais ou menos qualidade, mas não deixa por isso de ser classificado como alimento, correto? Uma bolacha é um alimento. Uma maçã é um alimento, por exemplo.
Portanto, e apesar da segurança dos alimentos pressupor inocuidade alimentar (alimentos livres de perigos), não podemos chegar à conclusão de que todos os alimentos confiáveis têm qualidade, pois não? Um chocolate é livre de perigo, mas não tem a mesma qualidade que uma posta de salmão fresco, não é verdade? E o conceito de qualidade em si também é discutível, até porque quer um tomate biológico quer um bitoque servido num restaurante, pode ter qualidade. Precisamente por isso, é preciso dar a mesma importância à segurança e qualidade dos alimentos, mas considerando-as separadamente como conceitos diferentes.
Não obstante, na sua empresa a segurança dos alimentos deve pressupor a qualidade alimentar e vice-versa, a menos que queira desapontar o consumidor moderno, interessado em não correr riscos com a sua alimentação e ao mesmo tempo, interessado em consumir apenas alimentos de qualidade que satisfaçam os seus desejos e necessidades. Deste modo, embora qualidade e segurança de alimentos sejam conceitos distintos, caminham juntos porque o consumidor quer receber e comer apenas produtos bons e seguros, de modo a garantir o sabor e também a sua saúde e bem-estar.
Como fazer o controlo de qualidade de alimentos?
Padronizando os procedimentos da sua empresa, para implementar pontos de controlo que assegurem a inocuidade dos alimentos e matérias-primas e garantam o cumprimento da legislação. Desta forma, desenvolve práticas eficientes e ao mesmo tempo, deteta e corrige as ações que não estão a alcançar resultados satisfatórios.
Como garantir a segurança dos alimentos?
Implementando processos que identifiquem riscos e identificando os momentos onde pode ocorrer alguma forma de contaminação, para assegurar a segurança dos seus produtos e garantir que os alimentos são seguros para consumo humano: das análises à utilização de equipamentos, passando pela higienização de instalações, pelas inspeções de qualidade e fiscalizações dos alimentos.
Como mostrar ao mercado que faz uma gestão da segurança alimentar eficaz?
Com a implementação da norma ISO 22000, Sistema de Gestão da Segurança Alimentar, que se baseia nos princípios internacionalmente reconhecidos do sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP), que aplica princípios técnicos e científicos na produção e manipulação dos alimentos em todas as etapas da cadeia de fornecimento.
Desta forma, a sua empresa será reconhecida no mercado de atuação porque vai ser capaz de mostrar que assumiu um compromisso com a implementação de um Sistema de Gestão da Segurança Alimentar, e que por isso só fornece produtos alimentares seguros ou que resultem em produtos seguros, em conformidade com toda a legislação em vigor.
Além da ISO 22000, deve obter a FSSC 22000, Food Safety System Certification ou Certificação de Sistema de Segurança Alimentar, monitorizada pela Comissão do Codex Alimentarius que vigia a segurança na produção e na distribuição de alimentos. Esta certificação, desenvolvida para os sistemas de gestão de segurança de alimentos para consumo humano e para animais, protege a sua empresa e salvaguarda a saúde pública através de um trabalho mais abrangente a nível de gestão de riscos alimentares em toda a cadeia de fornecimento.
Que tipo de empresas devem implementar a ISO 22000?
Todas as empresas que possam aplicar os requisitos de Gestão da Segurança Alimentar em qualquer etapa da cadeia de produção e fornecimento de alimentos: agricultores, produtores pecuários, fabricantes de rações, agroindústrias, distribuição, retalhistas, restauração e ainda empresas relacionadas com o transportes e armazenamento de alimentos e fabricantes de embalagens, pesticidas e aditivos, entre outros negócios.
Quais são os benefícios da ISO 22000?
De entre os principais benefícios da ISO 22000 para as empresas, podemos destacar a implementação de processos reconhecidos internacionalmente nos negócios, que inserem controlos de risco em toda a cadeia de fornecimento, de modo a passar um sentimento de confiabilidade aos fornecedores e consumidores e também de forma a melhorar continuamente os sistemas de segurança alimentar.
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