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Principais desafios de um gestor de empresas dos tempos modernos

Ter uma sala toda catita, carro de serviço, gozar de um pacote salarial atrativo e liderar uma equipa… não são desafios de um gestor de empresas! São consequências da sua competência, da sua responsabilidade no seio de uma organização e da sua capacidade para atingir objetivos. Mas pelo meio – entre o querer e o ser – há que enfrentar uma série de obstáculos. Uns mais fáceis de transpor. Outros mais difíceis…

É sobre alguns dos mais difíceis desafios de um gestor de empresas que vamos falar neste artigo. Aqueles que lhe tiram o sono, que o deixam nervoso, apreensivo e/ou irritado. Aqueles que o obrigam a delegar, decidir, controlar, pesquisar e avaliar.

Dos maus resultados à constante necessidade de formação profissional, passando pela gestão de equipas, gestão do tempo, delegação de responsabilidades, despedimento de colaboradores e comunicação eficaz, entre outros desafios de um gestor de empresas dos tempos modernos.

Continue a ler e se se identificar com os desafios, tome nota das dicas para melhor desempenhar a sua função de líder.

1. Lidar com maus resultados

Nenhum gestor consegue manter a postura quando tem de lidar com problemas na empresa. E como qualquer negócio pode passar por maus momentos, o melhor mesmo é ter expectativas claras sobre o desempenho dos seus colaboradores e sobre os altos e baixo do negócio em vez de se irritar, gritar, suar em bica e apontar culpas em todas as direções.

Além de expetativas ajustadas à evolução do seu negócio e perfil dos seus recursos humanos, deve tentar implementar um sistema de gestão que o ajude a identificar atempadamente os problemas para intervir de forma mais rápida e eficaz e até impedir que uma falha se transforme num custo e lhe roube a tranquilidade.

2. Puxar pelo melhor da sua equipa

Uma das funções de um gestor de empresas é puxar pelo que de melhor tem a sua equipa de trabalho em geral e pelo que de melhor tem cada colaborador, em individual. Não é fácil, mas também não é impossível.

Se quer liderar uma equipa de sucesso, tem de conhecer e confiar nas pessoas nela incluídas para depois identificar as suas diferentes personalidades, desejos e ambições, mas também competências especificas e métodos de trabalho.

Lembre-se de que lhe cabe a si, identificar e ajudar a desenvolver o potencial de cada um dos seus colaboradores em prol de um objetivo comum: o sucesso da sua (da vossa) empresa!

3. Dispensar colaboradores

Despedir uma pessoa é sempre uma missão difícil, um dos piores desafios do gestor de empresas, mas alguém tem de o fazer e cabe-lha a si dar as más notícias, não é verdade? Pois bem, encare esse desafio como mais uma das suas responsabilidades e certifique-se de que a sua empresa tem políticas claras de conduta conhecidas por todos os trabalhadores e age com justiça – obedecendo à lei – para que as dispensas não sejam tão penosas nem acabem em discussões acesas.

Em todo o caso, antes de dizer “adeus” lembre-se de verificar se não pode oferecer outras condições ao colaborador em causa. Não havendo hipótese, não adie a comunicação, faça-a prontamente e… aguente-se!

Porque a dica aqui é manter a calma, não ser frio, entregar um feedback construtivo, ouvir os desabafos do colaborador e, claro, esclarecê-lo sobre todas as questões jurídicas e salariais.

4. Permanecer motivados

Muitas vezes tem a capacidade de motivar a sua equipa de trabalho, mas quando chega a sua vez, sente-se desanimado? Não se apoquente porque isso é normal. Em cenários altamente desafiadores, a motivação é absolutamente necessária, mas difícil de manter.

O segredo é ignorar o que não pode resolver, congratular-se com pequenos progressos, não recear o fracasso, manter o foco, transformar a automotivação num hábito diário e seguir pelo caminho certo na precursão dos objetivos da sua empresa.

5. Comunicar de forma eficaz

A falta de comunicação ou a má comunicação com os colaboradores é um desafio  que não passa ao lado de nenhum gestor. Pode ser algo possível de solucionar com um coaching para melhorar as suas habilidades de comunicação (se necessário, também as dos seus colaboradores) ou simplesmente com esta dica: fale bem, mas oiça melhor!

Muitas vezes a comunicação deficiente deve-se à sua incapacidade ou falta de tempo ou paciência para ouvir os outros. Para comunicar eficazmente e aumentar os níveis de confiança da sua equipa, tem de ser, antes de mais, um ouvinte atento.

6. Fazer uma boa gestão de tempo

Se as 24 horas de um dia são insuficientes para fazer tudo aquilo que pretende, não está a responder a um dos maiores desafios dos tempos modernos: a gestão do tempo.

O que se passa é que a falta de tempo está diretamente ligada à falta de controlo da sua vida profissional, por isso comece a analisar as suas prioridades, priorizando as suas atividades profissionais de acordo com o grau de importância e urgência para perceber onde e quando deve usar as suas energias.

Com disciplina, método e uma boa capacidade para delegar tarefas tem tempo para tudo. E por falar em delegar tarefas… passe por favor ao próximo desafio!

7. Delegar responsabilidades

Delegar eficazmente responsabilidades não é uma tarefa fácil e por isso deixa qualquer gestor nervoso e com vontade de esquecer o assunto e de fazer por si mesmo tudo e mais alguma coisa. Porém, tem de esquecer esse modelo de liderança controladora e começar a confiar na sua equipa.

Além de se libertar de tarefas que não têm de ser desempenhadas por si, ao delegar motiva os seus colaboradores e alcança melhores resultados para a sua empresa.

8. Acompanhar as mudanças do mercado

Os desafios do gestor de empresas engloba também o fator externo. Se não se mantiver sempre atualizado sobre o que acontece no seu mercado, não prospera. Conhecer os passos da concorrência é fundamental para a competitividade da sua empresa e por isso este desafio deve ser encarado como uma espécie de TPC diário de modo a que nenhuma dinâmica de mercado lhe passe ao lado.

É complicado? Sim, mas irá suplantar o desafio se pesquisar e se se reciclar continuamente. Na sua agenda e na dos seus colaboradores deve haver sempre espaço para formação profissional, cursos e workshops de modo a agregar valor ao seu negócio e currículo.

9. Cometer erros

Ninguém gosta de cometer erros. Este não é um desafio exclusivo de um gestor de empresas, mas a verdade é que se a direção de uma organização falhar numa decisão, o negócio pode ressentir-se e por isso o melhor é mesmo ponderar muito bem as suas decisões e caso cometa um erro, enfrentar o problema, corrigindo-o de forma imediata.

10. Aprender coisas novas

Avanços a nível de tecnologia, mudanças de comportamento nos consumidores, novidades no mercado em que atua são exemplos de situações que o podem obrigar a aprender algo novo e a sair da sua zona de conforto.

A princípio é complicado porque o tempo urge e a vontade de aprender está adormecida, mas se quer inovar não tem outro remédio senão encarar com júbilo a aquisição de novos conhecimentos e competências.

Os líderes das grandes empresas estão sempre a aprender e não receiam admiti-lo.

Não hesite em aprender coisas novas! Os desafios do gestor de empresas são muitos, mas por vezes as novidades podem tirá-lo da sua zona de conforto, mas se for para o levar até um lugar cimeiro, bem à frente da concorrência, porque não?

Melhore a gestão das suas equipas, envolva os seus colaboradores, evite desperdícios e erros com a implementação da ISO 9001.