O tamanho e a área de negócio, não importam. Qualquer empresa pode obter a certificação ISO 9001 e alcançar um grande nível de qualidade, pois todos os requisitos da norma são genéricos e aplicáveis a qualquer organização, independentemente do seu tipo, porte ou produto/serviço que comercializa.
As formas de trabalho modernas permitem a qualquer empresa, por menor que seja, conhecer e controlar melhor os seus processos, evitar perdas, aumentar os ganhos e, claro, satisfazer os seus clientes. Também para uma pequena empresa, a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) pode ser o empurrão que falta para se tornar mais competitiva e – quem sabe? – se transformar numa grande empresa.
Obter a certificação ISO 9001? Para quê?
Por que deve obter a certificação ISO 9001?! Para ficar em pé de igualdade com organizações de todo o mundo! Para criar condições para orientar a gestão com base na avaliação do risco e na promoção de oportunidades. Para se focar na qualidade dos produtos ou serviços. Para gerir o seu negócio de acordo com práticas que versem a qualidade. No fundo, para obter o selo ISO que lhe aumenta a reputação e credibilidade no mercado onde labora. É por isso que deve tentar obter a certificação ISO 9001, sim, e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade.
Então, o que é que uma pequena empresa precisa para obter a certificação ISO 9001?
Ainda bem que pergunta! Até começar a ler este artigo acreditava que a certificação ISO era privilégio das grandes empresas, mas já sabe que o tamanho não está diretamente ligado à qualidade, não é verdade? Pois bem, qualquer empresa, independentemente do porte, pode obter a cerificação ISO 9001, incluindo a sua! Por isso continue a ler e saiba que passos dar rumo a um Sistema de Gestão da Qualidade.
1. Procure por uma consultoria especializa na ISO
É livre de dar este primeiro passo… ou não! O facto de não recorrer a uma consultora externa para implementar os requisitos da norma ISO 9001, não significa que não vá obter a certificação. Se tem os conhecimentos para o fazer, força! Caso contrário aceite o nosso conselho e contrate uma consultoria ISO para ter o apoio de profissionais experientes e competentes do início ao fim do processo, com a garantia de que vai obter o tão almejado selo ISO.
Este processo não é um bicho de sete cabeças, mas também não é fácil de instaurar numa empresa, mesmo que seja uma pequena empresa: é necessário criar procedimentos para responder a uma série de requisitos fundamentais à aprovação na auditoria final.
Descubra como escolher o método de consultoria ISO adequado para a sua empresa.
2. Prepare a sua empresa para a ISO 9001
É verdade que tendo uma consultoria especializada ISO a tratar do assunto, é mais fácil encontrar as não conformidades e resolvê-las antes da auditoria de certificação, mas em todo o caso conte com um período de preparação – conhecido como implementação. Faça com que os seus colaboradores, todos sem exceção, percebam os benefícios da ISO 9001 e se comprometam com o salutar desenvolvimento dos trabalhos. Trabalhos esses que devem começar numa avaliação criteriosa e sincera sobre o estado da sua empresa para que possa planear as etapas necessários à obtenção da certificação ISO 9001.
3. Nomeie uma equipa responsável pela implementação ISO 9001
Ainda que a sua empresa não tenha muitos colaboradores, nomeie um deles (ou mais) como responsável pelo processo de certificação ISO 9001 e atribua-lhe responsabilidades. Uma delas será fazer a ponte de ligação com a empresa consultora ISO que vai orientar a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. Essa pessoa ou essa equipa terá de ter disponibilidade para desenvolver as atividades relacionadas com a implementação da norma ISO 9001, e embora este seja um processo flexível que pode decorrer ao seu ritmo (seja ele qual for), lembre-se que quanto mais tempo lhe dedicar, mais rápida será a certificação ISO!
4. Conduza os seus colaboradores a uma mudança de cultura empresarial
Acima de tudo, é necessário preparar os seus colaboradores para uma verdadeira mudança de cultura dentro da empresa. É claro que o facto de irem mudar para melhor, ajuda, mas isso não invalida algum trabalho de preparação para que todos saibam como encarar os novos processos e responsabilidade… e receber a ISO 9001 de braços abertos!
5. Contratação de uma empresa certificadora ISO
Quando todos os requisitos estiverem implementados, com ou sem a ajuda de uma consultora especializada, revistos os processos e corrigidos os erros (sim, porque há sempre erros para corrigir e a auditoria interna é para este fim), é hora de contratar a entidade certificadora, que fará a auditoria oficial na sua empresa para verificar se a implementação está condizente com a norma. É essa empresa que, com base no resultado de auditoria, vai conceder o certificado da ISO 9001 para a sua empresa.
A certificação tem ciclos de três anos, com auditorias parciais nos primeiros dois anos e auditoria completa no terceiro ano, para que possa manter o seu certificado.