É verdade que o certificado ISO 22000 traz um grande benefício que é a segurança dos alimentos, desde a recolha das matérias-primas até à chegada dos produtos a casa dos consumidores finais, mas traz também uma grande vantagem económica: o aumento do lucro no final de cada ano!
O que é o certificado ISO 22000?
É um Sistema de Segurança Alimentar que tem por objetivo garantir a segurança dos alimentos em todas as empresas envolvidas na cadeia alimentar: das empresas de produção às empresas de distribuição e restauração. Portanto, se atua neste ramo, saiba que a certificação ISO 22000 é a melhor forma de definir padrões de trabalho que garantam que os alimentos são de qualidade e não causam qualquer tipo de problema de saúde aos consumidores. Além disso, também é o melhor caminho para gerar lucro, já que a ISO 22000 ajuda a sua empresa a melhorar a reputação, corresponder as mais elevadas expectativas dos clientes e outros parceiros de negócio e, claro, aumentar as vendas.
Para que serve a ISO 22000?
A ISO 22000 serve para garantir ao seu público que os alimentos que produz, distribui ou serve são de qualidade, serve para aumentar a reputação da sua empresa e corresponder as mais elevadas expectativas dos consumidores e serve também para aprofundar o conhecimento sobre os seus processos, otimizando-os de modo a assegurar padrões de trabalho que garantam uma alimentação de qualidade.
Clique aqui para perceber porque deve implementar um programa de segurança alimentar.
Como usar o certificado ISO 22000 para gerar lucro
É claro que já percebeu qual é a importância da adoção de medidas de segurança que permitam um melhor controlo de todo e qualquer agente que, ao entrar em contacto com os alimentos, possa colocar em risco a saúde ou a integridade física do consumidor, mas será que sabe porque é que o certificado ISO 22000 gera lucro?
Para que não restem dúvidas, continue a ler de modo a conhecer os principais motivos pelos quais a norma ISO 22000 pode trazer ganhos financeiros para a sua empresa.
1. Maior penetração de mercado
Não é novidade! Os grandes players do mercado dos alimentos só fazem negócio com empresas fornecedoras certificadas com a ISO 22000 e por isso, se implementar a norma consegue vender quer para grandes empresas que compram matéria-prima, quer para grandes empresas que colocam o seu produto à venda nas prateleiras.
De resto, o certificado ISO 22000 assegura a qualquer tipo de parceiro de negócio, que a sua empresa executa processos de acordo com um padrão internacional para a qualidade, de renome internacional.
2. Maior possibilidade de exportação
Um dos grandes constrangimentos para exportar produtos alimentares é, precisamente, a falta de um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos reconhecidos pelo comité Global Food Safety Initiative (GFSI), como a ISO 22000. Logo, se resolver apostar nesta certificação, consegue aumentar a credibilidade da marca, destacar-se da concorrência, entrar em novos mercados mais exigentes e aumentar a faturação.
3. Maior satisfação dos consumidores
Quem é que compra um produto que já tenha causado um problema de saúde? Ninguém! Os consumidores modernos fazem escolhas cada vez mais conscientes e isso significa que preferem comprar a empresas com certificado ISO 22000 que zelam pela qualidade dos produtos/serviços e consequentemente, pela saúde e bem-estar dos clientes. Assim, a ISO 22000 ajuda-o a mostrar que segue critérios rigorosos de produção, até à entrega final do produto, e a conquistar mais consumidores, fidelizar mais clientes e fechar mais vendas.
4. Maior produtividade
Um Sistema de Segurança Alimentar aumenta a produtividade? Sem dúvida! E sabe porquê? Porque, por um lado, envolve ações de prevenção de riscos e reduz a incidência de produtos não conformes, o que acaba invariavelmente por aumentar a produtividade. E por outro lado, desencadeia uma maior conscientização e interação dos colaboradores que, mais comprometidos com a mudança, ficam mais satisfeitos, motivados e produtivos.
5. Maior eficiência operacional
Por detrás da implementação da ISO 22000, está um planeamento estratégico que atende às necessidades especificas de cada processo, que reduz falhas e retrabalho, que gere a alocação de recursos humanos e que dessa forma, garante maior eficiência operacional, dentro da senda da melhoria contínua a que a ISO já nos habituou.
6. Maior redução de custos
Ao evitar o retrabalho, o desperdício e as inconformidades nos seus produtos, um Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos evita também despesas desnecessárias em retificações.
7. Maior confiança das autoridades
Clientes e parceiros de negócio preferem empresas com certificado ISO 22000, mas as autoridades também! Além de outras vantagens, um Sistema de Segurança Alimentar ajuda a sua empresa a respeitar leis e regulamentos nacionais e internacionais e até serve como prova de defesa contra ações legais.
Como obter a Certificação ISO 22000?
- Implementando um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos compatível com os requisitos da norma ISO 22000.
- Assegurando que a alta administração da empresa demonstra um compromisso com o desenvolvimento, implementação e melhoria contínua da segurança alimentar.
- Realizando processos de controlo para redução de riscos e produção segura e eficaz.
- Submetendo os processos a uma auditoria de certificação com apoio técnico de uma consultora experiente como a Templum!
- Apostando na melhoria e atualização contínua do Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos.
Seja porque reduz perdas, seja porque aumenta os ganhos, a verdade é que o certificado ISO 22000 ajuda a gerar lucros.
Peça já uma proposta de implementação ISO 22000 à Templum! Temos uma equipa de consultores preparada para atender à realidade da sua empresa de forma a aumentar a qualidade… e rentabilidade do negócio!