Crise, uma pequena palavra que causa arrepios! Infelizmente a economia mundial está a caminhar para um período de recessão e muitos empresários estão assustados com esta possibilidade. Antes de prosseguir com o tema do artigo, responda-me: Se você estivesse a ver alguém se afogar, qual seria a sua primeira atitude: Discutir as razões daquela pessoa estar a afogar-se ou procurar uma ajuda real para a salvar?
Por questões óbvias acreditamos que você procuraria algum tipo de ajuda.
Apesar de parecer simples a resposta para esta questão, há muitas semelhanças na situação hipotética da pergunta com a época que estamos a viver no mundo. Em recente conferência de imprensa, Kristalina Georgieva, diretora do FMI, disse que os efeitos da pandemia pelo COVID-19 já são notados na produção mundial que está em queda e diz que já entramos em recessão que terá maiores dimensões do que em 2009.
Neste momento discutir quem são os responsáveis por este momento não será produtivo. Ao invés destes longos debates para descobrir os causadores da crise, consideramos mais prudente indicar meios reais para a sobrevivência do seu empreendimento. As crises são cíclicas, ou seja, elas irão existir sempre, e costumam ter um começo, um meio e um fim.
Os históricos de crises anteriores mostram que as empresas capazes de superar períodos críticos como este, alcançam um novo nível de maturidade para os momentos de abundância logo após as recessões.
Mas então, o que vocês sugerem para ajudar a minha empresa?
A Templum acredita fielmente na capacidade da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, como a ISO 9001, para superar os obstáculos apresentados em qualquer tipo de empresa. As crises servem para aumentar a preocupação do empreendedor na forma como o seu negócio se pode se destacar no mercado e se diferenciar do seu concorrente. E, com certeza, a ISO 9001 é o elemento diferenciador.
A ISO 9001 abre a visão dos empresários para o desenvolvimento de uma gestão mais voltada para o cliente final da organização. Os períodos de crise alteram o comportamento de consumo, de forma que as pessoas ponderam rigorosamente a sua compra, já que os riscos inerentes deste período causam muitos medos e receios. Sendo assim, alcançar uma cultura voltada para o cliente da organização pode garantir vantagens significativas no mercado.
Sim, sabemos que nem tudo são flores!
Mas tudo é semente… Com a experiência adquirida ao longo dos anos, percebemos que um erro dos gestores ao implementar um Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001 está fundamentada na seguinte declaração: “Eu preciso da ISO 9001, pois o meu maior cliente está a exigir.” Não é que seja errado procurar implementar a ISO 9001 por este motivo. Porém, este deve ser apenas o pontapé de saída.
A ISO 9001 integra um conjunto de ferramentas, que possibilitam às empresas a melhorarem continuamente os seus processos, produtos e serviços. Através da observância criteriosa do que é proposto pela norma, qualquer instituição pode tornar a gestão da sua organização mais eficiente e propensa a uma cultura de excelência. Não é por acaso que há mais de 1 milhão de empresas em todo mundo certificadas por este referencial normativo
E porque a ISO 9001 auxiliará a sua empresa em tempos de crise.
1.º A ISO 9001 ensina o que é controlo.
Em tempos críticos, onde há escassez de recursos, a palavra “controlo” adquire uma relevância maior em toda a organização. Controlo dos custos, controlo das despesas, controlo dos funcionários, controlo das matérias-primas, enfim, um controlo geral de tudo e de todos. Em muitos casos a palavra controlo é repetida apenas como um mantra. Assim, quando o objetivo é tornar o controlo uma ação real para obter ganhos de produtividade e maior lucratividade, os empresários esbarram na falta de ferramentas e técnicas para realizar as ações necessárias.
Um dos pilares da ISO 9001 é a abordagem de processos que é essencial para alcançar o maior controlo em todas as atividades da sua organização. É muito comum pequenos e médios empresários ficarem confusos ao explicar como funciona o fluxo de todas as atividades na sua organização. O Sistema de Gestão da Qualidade habilitará toda a empresa na identificação detalhada do fluxo de processos na sua organização.
Com a identificação dos processos é possível verificar os estrangulamentos que geram índices de desperdícios e retrabalho excessivo, os quais interferem no resultado de todas as áreas. Por isso, reforçamos, se quer ter mais controlo, e eliminar gastos desnecessários, adote a ISO 9001 para melhor gerir os seus processos.
2° A ISO 9001 auxilia o gestor a entender a razão de ser da sua empresa.
Crises são grandes vilões e costumam roubar a identidade de muitas organizações. A gestão de topo costuma encarar qualquer situação para ter recursos financeiros em períodos de instabilidade. Não estou a criticar, afinal é necessário fazer algo para a sobrevivência do seu negócio. Porém, a identidade da sua organização deve permanecer inalterável mesmo nos momentos mais difíceis. Na ISO 9001 há um requisito bem especial “Contexto da Organização” que influencia diretamente a mentalidade dos envolvidos na busca pela sua missão, visão e valores da organização e possibilita um olhar das variáveis internas e externas que interferem nos negócios.
A ideia é alongarmos neste texto a explicar estas ferramentas, mas ambas conseguem desenvolver um senso de propósito à organização (e todos que fazem parte dela). O senso de propósito é a razão de ser de sua organização. Por exemplo, muitos autores e estudiosos já chegaram a conclusão que o parque da famosa organização Disney foi criada para dar aos seus clientes experiências memoráveis. Não sabemos ao certo se a Disney já passou por algum momento de crise, mas nós temos uma certeza: mesmo que seja impactada por períodos de crise o seu senso de propósito permanecerá inabalável. A ISO 9001 direciona toda a empresa a perseguir insistentemente o senso de propósito da sua instituição, de forma que isto seja intrínseco à cultura organizacional.
E agora, qual a sua decisão?
Com certeza ao digitar o termo “crise” na barra de pesquisa do Google encontrará milhares de artigos de alto nível propondo diferentes soluções para o mesmo problema. É facto que existem inúmeras opções para sobreviver em meio a tribulação de crises como a que estamos a viver.
Nós, da Templum, acreditamos fielmente na potência que as empresas adquirem ao implementar a ISO 9001 e, por isso, recomendamos que explore mais sobre os benefícios da implementação da ISO 9001. Em nosso blog encontrará diversos conteúdos sobre o assunto.
Queremos contribuir para #paísesmaisfortes e, para isso, é essencial que diga-nos como podemos ajudar neste momento? Envie-nos as suas dúvidas, comentários, críticas, sugestões.