Como é que a norma ISO 14001 pode ajudar a gerir os riscos ambientais na sua empresa?
A implementação de Sistemas de Gestão Ambiental tem aumentado um pouco por todo o mundo, na sequência de uma maior consciência da necessidade de gerir os riscos ambientais para assegurar a sustentabilidade, melhorar processos empresariais, fomentar uma imagem de credibilidade e proteger o planeta.
E a sua empresa? Ainda não tem um Sistema de Gestão Ambiental, mas está interessada em preservar o ambiente e manter-se em conformidade com a legislação em vigor? Quer reduzir custos e minimizar o desperdício de recursos? Conquistar mais clientes e parceiros de negócio? Então continue a ler para perceber como é que neste cenário, a certificação ISO 14001 pode ser uma mais valia para gerir os riscos ambientais e equilibrar as necessidades socioeconômicas com a proteção da natureza.
Antes de lhe explicarmos a importância de gerir os riscos ambientais, temos uma pergunta! Sabe o que é um risco ambiental?
Certo! Risco ambiental é qualquer ação que seja prejudicial ao meio ambiente e às pessoas. Mais! Genericamente, os riscos ambientais que pode encontrar na sua empresa, estão incluídos numa destas categorias:
- Riscos ambientais químicos
Riscos causados por poeiras e fumos, por exemplo, que podem ser absorvidos através da pele ou pela inalação.
- Riscos ambientais físicos
Riscos causados por vibrações, ruídos, impactos, radiações e exposições a altas temperaturas que podem causar danos no meio ambiente e danos físicos às pessoas.
- Riscos ambientais biológicos
Riscos causados pela exposição a fungos, bactérias, vírus ou outros agentes que podem causar doenças aos seres humanos e aos animais e danificar a natureza.
Pois bem, a sua empresa precisa de conhecer e evitar estas três principais categorias de riscos ambientais, de modo a preservar o planeta, adotar práticas sustentáveis, evitar multas, prevenir acidentes e até a quebra ou a interrupção das atividades empresariais.
Quais são os riscos ambientais que deve gerir na sua empresa?
Sabe que riscos são todos os aspetos que podem afetar pela negativa o meio ambiente e os resultados da sua empresa, mas agora a questão é: como descobrir esses aspetos? Quais são os riscos ambientais que deve gerir na sua empresa? Será que deve contratar uma pessoa para avaliar o grau de ameaça e de impacto do risco, a probabilidade de acontecer e as vulnerabilidades do seu negócio face à ameaça? Sim, é uma forma de evitar riscos contra o desempenho ambiental da sua empresa, mas acredite que há outra bem mais simples: implementar a norma ISO 14001! E vamos dizer-lhe como e porquê!
O que é a ISO 14001?
A ISO 14001 é uma norma internacional para certificação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que ajuda a assumir um compromisso com a melhoria do desempenho ambiental. Serve para fazer uma gestão muito eficaz dos aspetos ambientais das atividades da sua empresa, considerando a proteção ambiental, prevenção da poluição, cumprimento de requisitos legais e necessidades socioeconómicas. Assim, ao implementar um SGA compromete-se, perante os seus diferentes públicos, com práticas sustentáveis. E ao poupar a natureza, poupa também bastante dinheiro na sua empresa!
E a ISO 14001 ajuda a gerir os riscos ambientais?
Sem dúvida! Adequada para empresas de qualquer dimensão e qualquer setor, a ISO 14001 melhora o desempenho ambiental, incluindo a gestão ambiental nos planos estratégicos da empresa e a avaliação de riscos.
Com a ISO 14001, tem um processo de avaliação de riscos e de auditoria interna estabelecido de forma a identificar os riscos ambientais (em primeiro lugar) e a melhorar de forma continua o processo de gestão de riscos (em segundo lugar), com uma série de ações preventivas que ainda não existem na sua empresa… porque não tem um Sistema de Gestão Ambiental! Não tem as indicações necessárias para respeitar e cumprir com as leis ambientais e mostrar o comprometimento da sua empresa com a defesa do planeta.
Mas se começar a gerir os riscos ambientais, implementa um conjunto de estratégias para garantir o respeito pelo meio ambiente e indivíduos: colaboradores, população local e até a fauna e flora. E não é tudo! Com a gestão de riscos ambientais, consegue apostar em melhorias continuas que, por sua vez, vão ajudar a sua empresa a defender o ambiente e a melhorar a performance a diferentes níveis, como verá já de seguida!
Vantagens de um Sistema de Gestão Ambiental para a sua empresa
Um Sistema de Gestão Ambiental contribui diretamente para a preservação ambiental, para o uso eficiente dos recursos naturais, para a segurança dos colaboradores e para os melhores resultados para a empresa, como um todo. Mas vamos analisar melhor – e uma por uma – as principais vantagens de um Sistema de Gestão Ambiental para a sua empresa:
- Primeiro, se gerir os riscos ambientais de forma correta, consegue reduzir o consumo de energia, poupar água, fazer uma gestão de resíduos eficaz, apostar na reutilização e/ou reciclagem, diminuir despesas com consumíveis, etc.
- Segundo, com uma gestão mais eficiente das matérias-primas e redução de custos com energia e água, por exemplo, consegue baixar custos e ainda por cima, obter um melhor desempenho.
- Terceiro, ao implementar um Sistema de Gestão Ambiental que melhore a performance da sua empresa, consegue evitar processos de litígio que poderiam denegrir o bom nome da marca.
- Quarto, com a ISO 14001 tem ainda a possibilidade de contrair mais fácil e rapidamente, financiamentos bancários e governamentais, bem como aderir a programas de investimento.
- Quinto, com a implementação da norma ISO 14001 consegue maior credibilidade junto dos seus diferentes públicos porque uma empresa com o selo ISO goza de grande reputação no mercado. Tudo o que precisa para melhorar a competitividade e destacar-se da concorrência, frente a consumidores, mas também frente a investidores, potenciais parceiros comerciais e stakeholders.
- Sexto, a norma ISO 14001:2015 é muito fácil de integrar com outros sistemas de gestão, como a ISO 9001.
Como gerir os riscos ambientais com a ISO 14001?
Agora que percebeu as vantagens de um Sistema de Gestão Ambiental para a sua empresa, é hora de tomar nota das principais ações para gerir os riscos ambientais:
- Faça o levantamento de riscos
Comece por definir as políticas internas em relação ao ambiente para realizar um levantamento dos riscos ambientais decorrentes das ações da sua empresa, tendo em conta também a legislação em vigor.
- Priorize a prevenção de riscos
O ideal é que nenhum risco se materialize e é por isso que a sua estratégia empresarial deve dar prioridade a ações de prevenção para evitar problemas, financeiros e ambientais. Por exemplo, a manutenção periódica de filtros de poluentes ou a correta gestão de resíduos sólidos pode contribuir para a prevenção de riscos ambientais.
- Considere a mitigação de riscos
Por fim, procure por ações de mitigação para suavizar o impacto dos riscos (que não conseguiu eliminar completamente) e equilibrar os danos com as estratégias corretivas. Por exemplo, se seguir uma iniciativa sustentável como a neutralização de carbono, é capaz de calcular a emissão de carbono causada por determinado processo produtivo e descobrir ações que possam neutralizá-lo, como plantar árvores nos seus espaços verdes!
Quando pode implementar um SGA?
Já de seguida! Se quer começar a gerir os riscos ambientais na sua empresa, é só clicar aqui para obter um orçamento para consultoria ISO 14001.