Como sabe, valor é aquilo que faz com que os seus clientes contratem a sua empresa e não a concorrência. E nessa equação, colocam o (melhor) preço, mas também a qualidade, experiência e até o serviço pós-venda. Assim, para criar mais valor na sua empresa deve conseguir chegar ao valor máximo com a melhor relação custo/benefício para os seus consumidores. Pelo que a questão agora é: como o fazer? E se possível, antes da concorrência!
1. Defina a sua proposta de valor
A sugestão que enceta esta nossa lista de ideias para começar a criar mais valor na sua empresa, é definir a proposta de valor, ou seja, os motivos pelos quais os seus clientes devem adquirir o seu produto ou serviço em vez de o comprarem numa empresa concorrente. E esses motivos devem ser claros e dar uma ideia precisa e rápida sobre os benefícios do seu produto/serviço. Daí que tenha de pensar na forma como o seu produto ou serviço funciona e resolve os problemas, desejos e necessidades dos clientes. O que o torna valioso, de modo a reunir as preferências do seu público-alvo, não deixando a sua marca perder clientes para a concorrência.
2. Identifique o seu público-alvo
E depois de definir a proposta de valor, é hora de identificar o seu público-alvo para, por sua vez, identificar as suas necessidades e propor soluções ajustadas que o façam reconhecer valor no seu produto/serviço. Ora, para criar mais valor na sua empresa deve então traçar o perfil desse conjunto de pessoas (sexo, idade, localização, hábitos de consumo, habilitações, rendimento, ocupação, profissão…), se possível criando uma persona ou cliente ideal e depois estudando e alinhando estratégias para a atrair, conquistar e satisfazer plenamente.
3. Mantenha o foco no segmento mais importante
Bom, agora que identificou o seu público-alvo, percebeu que tem clientes diferentes que se encaixam em diferentes segmentos, não é verdade? Pois a ideia aqui, para criar mais valor na sua empresa, passa pela consciencialização de que nestas variações, existem várias oportunidades para se diferenciar da concorrência, e é na variação mais lucrativa que deve apostar primeiro. Por outras palavras, deve aplicar a fatia mais grossa do seu orçamento de marketing, em novos produtos/serviços e experiências de utilização que sirvam melhor os clientes que se encontram no segmento mais importante, aqueles que correspondem à sua persona.
4. Chegue ao melhor preço
A qualidade, durabilidade, funcionalidade, etc, são características importantes em qualquer produto ou serviço, mas neste artigo sobre como criar mais valor na sua empresa, gostávamos de lhe chamar a atenção para um requisito em especial: o preço! Para que os seus clientes vejam mais valor na sua oferta do que na oferta da concorrência, o seu preço deve ser aquele com a melhor relação custo/benefício. E para tal, deve estabelecer um preço que mostre o valor da sua oferta para o cliente, que ele esteja disposto a pagar, mas que também assegure uma margem de lucro para a sua empresa. E tanto mais lucro obterá, quanto mais satisfação com os seus produtos/serviços conseguir causar nos clientes, pois clientes satisfeitos conseguem ver valor numa oferta – perceber que o preço é justo – e se necessário pagar mais por ela, mesmo havendo bens idênticos e mais baratos na concorrência. Já os clientes insatisfeitos, esses, por muito que baixe o seu preço, vão acabar por comprar na concorrência!
5. Reforce a autonomia dos seus colaboradores
Até agora temos falado mais do seu público externo do que do público interno, mas esta sugestão para criar mais valor na sua empresa vai para os seus colaboradores. Sim, um grande diferencial da sua empresa face à concorrência é – ou pode vir a ser – a delegação de tarefas e isso porque quando aumenta a autonomia, aumenta a motivação e fortalece sentimentos de pertença e de entrega à empresa. Sentimentos que levarão os seus colaboradores a trabalhar mais e melhor. Além disso, a autonomia implica responsabilidade e permite que uma pessoa se possa destacar entre as demais. E isso é benéfico em qualquer organização e em qualquer processo de desenvolvimento pessoal. E por fim, ao aumentar a autonomia dos seus trabalhadores, fica com mais tempo livre para se dedicar a atividades mais relacionados com a gestão e direção da sua empresa.
6. Melhore e otimize os seus processos empresariais
Outra sugestão para criar mais valor na sua empresa é a melhoria e otimização de processos empresariais. Como? Para começar deve realizar um mapeamento dos seus processos empresarias, incluindo todas as atividades, planos de ação e rotinas de trabalho. Depois, deve definir responsabilidades e atribuir funções nos diferentes processos da sua empresa. A seguir, convém utilizar um método de gestão eficaz para melhorar os seus processos, como o ciclo PDCA que além de ser fácil de implementar, assegura bons resultados. E por fim, deve considerar outras ferramentas que possam garantir que os processos são desenvolvidos de forma eficiente e sem burocracias: do fluxo de caixa ao controlo das vendas, sempre com o objetivo de reduzir custos e aumentar desempenhos!
7. Monitorize as suas estratégias de negócio
É claro que a implementação de ferramentas de gestão inovadoras e eficazes deve ser monitorizada de modo a perceber se está a atingir o seu objetivo: criar mais valor na sua empresa! Se tiver respeitado todas as nossas sugestões, acredite que essa monitorização de resultados só pode indicar que está a entregar um produto ou serviço de valor aos seus clientes. Mais ainda assim, deve continuar a analisar sistematicamente as suas estratégias de negócio através de indicadores de desempenho, para nunca se desviar da rota.
8. Implementar a ISO 9001
E a última sugestão para criar mais valor na sua empresa é uma sugestão certeira que só lhe pode trazer mais valias: implementar a ISO 9001, a última versão da norma internacional que visa a qualidade dos produtos e serviços! Porquê? Para ajudar a sua empresa a identificar e adotar na sua estratégia, práticas capazes de alcançar a qualidade e a sustentabilidade. Essas práticas assentam na otimização de processos empresariais, na correção de processos ineficientes e garantem o desenvolvimento de produtos e serviços com uma proposta de valor forte e clara que vá ao encontro das expectativas dos seus clientes, superando-as, inclusive!
Como vê, usar as suas estratégias empresarias em prol de uma proposta de valor é fundamental para uma gestão mais eficaz, uma redução de custos, um aumento de vendas e uma fidelização de clientes. O sucesso da sua empresa… está a estas 8 sugestões de distância!
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