Skip to main content
Rate this post

Muitas empresas encetaram um desenvolvimento sustentável para proteger a natureza adotando medidas para a avaliação de aspetos ambientais que lhes oferecem um diferencial competitivo.

Na verdade, o número de organizações que implementam um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e apostam em certificações em normas como a ISO 14001, está a crescer a olhos vistos. A ideia é gerir responsabilidades de forma sistemática que resulte em melhorias no meio ambiente. E é uma boa ideia!

A identificação e avaliação de aspetos ambientais significativos é o principal objetivo da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em conformidade com a norma ISO 14001:2015, reconhecida internacionalmente. Objetivo esse que visa conferir às empresas certificadas uma espécie de estrutura de proteção do meio ambiente que procure respostas alternativas às mudanças das condições ambientais, equilibradas com as necessidades socioeconómicas.

Se ficou entusiasmado com o SGA, continue a ler este artigo e perceba o que é e como pode fazer a identificação e avaliação de aspetos ambientais na sua empresa. As respostas para todas as suas perguntas, já de seguida!

O que se entende por Gestão Ambiental?

Gestão Ambiental é a gestão das atividades de uma empresa que têm, tiveram ou podem vir a ter impacto sobre o meio ambiente (ar, água, solo, resíduos, etc).

  • Qual a importância de um Sistema de Gestão Ambiental para uma empresa?

    Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA )consegue direcionar as atividades de uma empresa de forma sustentável, ou seja, um SGA permite-lhe conhecer o estado ambiental da organização e assim responder de forma efetiva às condicionantes internas e externas de modo a melhorar de forma continua o seu desempenho ambiental. E não é tudo! |
    A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental traz outras vantagens: cumprimento da lei, aumento da notoriedade e reputação da empresa, facilidade em obter financiamentos, controlo dos riscos, melhoria da eficiência, consciencialização dos colaboradores e aumento da performance, entre outros benefícios. E por fim, com um SGA implementado, a sua empresa pode ser certificada segundo a ISO 14001, melhorando ainda mais o seu potencial no mercado em que atua e diferenciando-se da concorrência!

O que se entende por aspetos ambientais?

Genericamente, aspetos ambientais são todos os elementos de uma empresa que podem ter impacto na natureza, ou seja, são as formas de alterar o meio ambiente que o seu negócio, produto ou serviço pode ter. Por exemplo, uma empresa de transportes públicos pode poluir o ambiente, um serviço de lavagem de carros pode poluir a água ou uma fábrica de conservas pode poluir a atmosfera. Estes e todos os outros tipos de poluição entram na lista dos impactos ambientais de que lhe falámos em cima, e a sua resolução parcial ou total passa pela identificação e avaliação do ou dos aspetos ambientais em causa, segundo a ISO 14001.

Como identificar aspetos ambientais numa empresa?

Independentemente do tamanho, número de colaboradores ou área de atividade da sua empresa, consegue sempre identificar aspetos ambientais que podem interagir com o meio ambiente. Como? Através da aplicação de critérios de avaliação que o ajudem a determinar os fatores que, de facto, têm impacto ambiental de modo a levá-los em linha de conta no seu planeamento de atividades. Para os determinar, é necessário que…

  • Analise como é que as atividades, produtos e serviços da sua empresa afetam o ambiente: emissões atmosféricas na água e em terra, uso de matéria prima, desperdício, impacto na biodiversidade, etc.
  • Depois, para cada tipo de atividade, produto ou serviço, deve listar o seu aspeto ambiental único (sendo que todos juntos resultam numa lista geral de aspetos e impactos) e considerar tanto os aspetos diretos (aqueles que pode controlar) como os indiretos (aqueles que não pode controlar). Lembre-se de que um bom levantamento requer conhecimento, observação e até entrevistas para facilitar a identificação dos aspetos ambientais.
  • Por fim, há que aplicar então os critérios de avaliação (que ficam ao critério da sua empresa) para identificar, controlar operacionalmente e influenciar os aspetos ambientais. Deste modo é possível evitar impactos ambientais significativos.

Admitimos que a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental é algo desafiador, mas se listar os aspetos ambientais certos desde o início do processo, consegue poupar tempo e recursos e – melhor do que isso! – alcançar grandes benefícios!

Como fazer a avaliação de aspetos ambientais significativos?

Em primeiro lugar, não precisa de avaliar todos os aspetos ambientais, se se focar nos mais importantes e usar as técnicas que tem disponíveis para avaliar, tendo em conta que não há nenhuma normalização para esta avaliação, consegue resultados bem satisfatórios, para a sua empresa e para o ambiente. De qualquer modo, e para o ajudar nesta fase de avaliação de aspetos ambientais, aconselhamos a análise de todos os aspetos mais significativos de acordo com os seguintes itens:

  • Tipo ou natureza da operação/atividade.
  • Situação do aspeto (normal, anormal ou de risco).
  • Incidência do aspeto (direta ou indireta).
  • Classe do aspeto (benéfica ou adversa).
  • Temporalidade do aspeto (passado, atual ou futuro).
  • Frequência do aspeto.
  • Tamanho do aspeto.
  • Importância do aspeto para a sua empresa.
  • Potencial para causar um dano ambiental.
  • Requisitos legais sobre meio ambiente relevantes.

De seguida, para cada aspeto ambiental significativo deve estabelecer:

  • Uma pessoa responsável pelo controlo e monitorização de resultados ou subcontratar uma empresa de consultoria que faça este controlo de forma permanente e, de preferência, associando os aspetos aos procedimentos que foram usados para os identificar e avaliar.
  • Plano de formação.
  • Lista de verificação e/ou cronograma de manutenção.

Não se esqueça que estes aspetos devem fazer parte da rotina de trabalho diária da sua empresa e todas as informações que deles extrair devem ser documentadas e, sempre que necessário, atualizadas.

Não se esqueça que estes aspetos devem fazer parte da rotina de trabalho diária da sua empresa e todas as informações que deles extrair devem ser documentadas e, sempre que necessário, atualizadas.