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Muitas empresas entendem que basta investir esforços na seleção dos fornecedores e que uma vez escolhidos serão felizes para sempre, mas a verdade é que se deve fazer uma avaliação de fornecedores contínua para um resultado efetivo, pois um mau fornecedor pode prejudicar os processos internos, afetar a reputação da empresa e causar prejuízos financeiros e a insatisfação dos seus clientes.

Bons fornecedores, pelo contrário, garantem o funcionamento salutar do seu negócio, melhoram a qualidade, gestão logística, processos de compras e trazem mais rentabilidade à sua empresa!

Como fazer uma avaliação de fornecedores de acordo com a ISO 9001?

Se quer ver a sua empresa reconhecida pelo seu nível de excelência, deve vender produtos ou serviços de qualidade. E para ostentar o selo de qualidade, precisa de ter fornecedores alinhados com a sua estratégia. Quando isso não acontece, a sua empresa não é reconhecida pelos consumidores e, além disso, vê-se a braços com prejuízos que podiam ter sido evitados.

Porém, uma avaliação dos fornecedores de acordo com critérios bem delineados e indicados nas boas práticas da norma ISO 9001, pode antecipar e travar estes e outros tipos de problemas. Efetivamente, a forma mais simples e eficaz de proceder à avaliação de fornecedores é seguir a norma internacional ISO 9001 que indica que todas as empresas devem determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitorização de desempenho e reavaliação de fornecedores. E isso porque os fornecedores, apesar de serem parceiros externos, podem ter impacto nos processos da sua empresa e na satisfação dos seus clientes, verdade?

Assim, de acordo com a ISO 9001, para avaliar fornecedores, dever fazer um acompanhamento desde o processo de seleção ao desempenho. Um acompanhamento que se deve desenrolar em três etapas: avaliação inicial, monitorização de desempenho e reavaliação.

Avaliação Inicial dos Fornecedores

Principais critérios para uma avaliação de fornecedores:

Certificação ISO 9001

Na fase de avaliação inicial deve começar por solicitar toda a documentação necessária aos seus fornecedores, incluindo certificação ISO 9001, pois trabalhar com fornecedores certificados garante uma maior confiança na medida em que sabe que os mesmos passam por auditorias regulares. Por isso, este é um dos critérios mais utilizados para a qualificação de fornecedores, até porque substitui a necessidade de responder a entrevistas e questionários de autoavaliação e até de realizar visitas. Sim, porque em muitos casos, precisa de fazer uma visita ou outra aos fornecedores para identificar potenciais problemas que não seriam identificados numa análise documental.

Qualificação de Fornecedores

Mesmo que tenha pedido certificação ISO aos seus fornecedores, deve qualificá-los nesta fase de avaliação através de uma entrevista ou questionário que deve incluir, pelos menos, perguntas como…

  • O fornecedor tem certificação ISO 9001?
  • Oferece garantia de produtos/serviços?
  • Tem serviço pós-venda?
  • Quantos anos de experiência na sua área de atuação?
  • Possui frota própria?
  • Cumpre sempre os prazos de entrega?

Uma ideia neste questionário é usar a pontuação maior que 80% o fornecedor está qualificado e menor que 80%  o fornecedor está desqualificado. E se houver desqualificação, deverá possibilitar ao fornecedor visado um prazo para adequação aos seus padrões.

Monitorização do Desempenho

Principais critérios para uma monitorização de desempenho dos fornecedores:

Qualidade do produto/serviço

Verifique se os fornecedores estão a oferecer um produto ou serviço com as especificações técnicas exigidas por lei e se em caso de anomalia pode acionar uma garantia. Capacidade de produção Certifique-se de que a capacidade de produção dos seus fornecedores atende às suas reais necessidades e expectativas. Lembre-se que é fundamental que um fornecedor produza a maior quantidade no menor tempo possível, sem prejudicar a qualidade do produto/serviço com defeitos e/ou não conformidades.

Cumprimento dos prazos de entrega

Bem sabe que é muito importante que os seus fornecedores cumpram os prazos acordados e façam as entregas em conformidade com o pedido da sua empresa, por isso é importante verificar se há, houve ou poderá haver falhas a este nível e também avaliar a flexibilidade dos parceiros.

Preço

Tendo em conta que o melhor fornecedor não é aquele que tem o preço mais baixo, mas sim o que oferece a melhor relação custo-benefício, avalie e compare os preços praticados pelos seus fornecedores, tendo em conta a média de mercado.

Confiança

Confia nos seus fornecedores? A pergunta é tão simples como isso! Se não tem a certeza se pode confiar nos seus fornecedores, pesquise pelo histórico, reputação e estabilidade financeira dessas empresas.

Pós-Venda

No caso dos seus fornecedores precisarem de oferecer suporte pós-venda, por exemplo para repor peças ou fazer ajustes técnicos, é importante que avalie esse serviço e verifique se está adequado às necessidades da sua empresa.

Reavaliação dos Fornecedores

Interroga-se sobre o porquê de reavaliar quando já avaliou tudo conforme a norma ISO nas etapas anteriores? Pois bem, a reavaliação semestral ou anual é importante para confirmar se os documentos e certificações dos fornecedores continuam em conformidade. Esta reavaliação é particularmente útil para detetar quais são os principais erros dos fornecedores, quantos erros são cometidos em determinado período ou em determinado produto/serviço e quais as causas do retrabalho e desperdício, entre outros fatores. Se os fornecedores obtiverem uma pontuação elevada na reavaliação, ótimo! Se isso não acontecer, há que exigir alterações e melhorias.

Aproveite a norma ISO 9001 para qualificar e avaliar fornecedores. Não prejudique a imagem da sua empresa com fornecedores não qualificados que podem causar problemas de difícil resolução que levem a prejuízos financeiros e insatisfação dos clientes.